top of page
Foto do escritorRoberta Damiani

Os Lucros do Amor: A Pressão Social e os Desafios do Matrimonio no Contexto Cultural Sul-Coreano


Resumo

Son Hae-Yeong é uma funcionária determinada da Kkulbe Educação, boa parte de sua carreira foi dedicada ao seu trabalho e, depois de muito tempo, ela vê uma oportunidade de promoção. Mas, ao contrário do que ela imaginava, não bastava ser boa no que ela faz para conseguir crescer na empresa, ela também precisa ser uma mulher casada. Para não perder essa oportunidade única, ela resolve arrumar um casamento falso, mas surge a questão: com quem ela vai se casar?


Hae-Yeong vai até Kim Ji-Uk, um funcionário de uma loja de conveniência que ela odeia, mas amado por todos da vizinhança. Depois de muito tentar, ela consegue convencê-lo de participar dessa farsa e ambos se casam na presença de seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Mas, com muitos riscos assumidos, ela precisa equilibrar essa vida de mentiras com o futuro de sua carreira profissional. 


Personagens

Son Hae-Yeong (Shin Min-A)



Son Hae-Yeong é uma mulher muito determinada e firme em suas convicções. Seus pais acolhiam crianças e jovens que estavam passando por alguma dificuldade familiar e, por isso, ela estava sempre rodeada de irmãos adotivos. Ela cresceu acreditando que sua mãe se importava mais com essas crianças do que com a própria filha e então surgiu um grande ressentimento com a mãe. Apesar disso, ela sempre lutou para buscar seu espaço e focou muito em sua carreira e, quando a oportunidade de crescer na empresa em que trabalha chegou, ela fez de tudo para não perder essa promoção.


Kim Ji-Uk (Kim Young-Dae)



Kim Ji-Uk é um jovem muito misterioso, ninguém sabe ao certo sobre sua vida e sua família, mas, apesar disso, ele se mostra uma pessoa de coração puro que está sempre pronto a ajudar o próximo, isso o faz ser muito querido por todos que o conhecem. Mesmo já tendo idade o suficiente para ter um emprego estável, ele ainda trabalha meio período em uma loja de conveniência e, apesar de estar sempre participando de entrevistas de emprego, ele não se mostra tão interessado em mudar de vida


Nam Ja-Yeon (Han Ji-Hyeon)



Nam Ja-Yeon é uma jovem e talentosa escritora de web novels românticos, ela é uma das irmãs adotivas de Son Hae-Yeong e ambas moram na mesma casa. Sua web novel atual é cheia de romance e cenas intensas e apimentadas e está sempre no topo das histórias mais lidas. Por causa de todo o seu sucesso, ela sempre recebe comentários críticos, mas alguns em específico se tornaram um risco para sua saúde física. Buscando sua segurança, ela decide reunir esses comentários e levar até a polícia para que encontrem o responsável por despejar tanto ódio em Ja-Yeon.


Bok Gyu-Hyun (Lee Sang-Yi)



Bok Gyu-Hyun é um típico chaebol que precisa lidar com o comando da empresa de sua família, a KKulbe Educação e toda a cobrança que seu pai impõe a ele. Por causa da relação com seu pai, ele acaba criando uma casca que não deixa outras pessoas se aproximarem e tem medo de se apaixonar. Quando ele percebe que está desenvolvendo sentimentos pela escritora que tanto odeia, ele fica em pânico ao mesmo tempo que vive correndo para ela. 


Opinião Sincera


Os lucros do amor chegou entregando tudo, mesmo sem prometer absolutamente nada. A química entre Shin Min-A e Kim Young- Dae é maravilhosa de se assistir e eles arrasaram nas cenas engraçadas, que, para quem já assistiu qualquer k-drama com eles, sabe que é o ponto alto das atuações. Mas, infelizmente, nem tudo foram flores para essa produção.


Uma das irmãs adotivas de Son Hae-Yeong está em um relacionamento não monogâmico mas não é bem desenvolvido, como era de se esperar de uma sociedade tão conservadora como a sul coreana. Esse enredo foi feito com muitos pré conceitos (e preconceitos) desses relacionamentos que não são tão comuns. Algo que foi muito preconceituoso (e alerta de spoiler a seguir!) é o caso da gravidez dela de todos apontarem para ela de não saber quem é o pai da criança, deixando entender que relacionamentos abertos são uma bagunça e as pessoas são promíscuas.


Outro ponto negativo é o tanto de ponta solta que teve no final e a falta de desenvolvimento de alguns núcleos. Poderíamos ter muito mais sobre a relação dos dois irmãos, dos pais de Bok Gyu-Hyun, do pai de Kim Ji-Uk e tantas outras relações que foram interessantes mas superficiais. 


Como a história teve um rumo muito bom e interessante, imaginava-se que o final também seria assim, mas não foi. Nos últimos episódios foi focado muito mais no casal secundário do que no casal principal, deixando o enredo principal de lado. Também não houve nenhum ápice que deixasse o espectador emocionado, por fim, o que era para ser o k-drama do ano, virou mais uma história de assistir fazendo a unha.


Extra: Amor Apimentado



Se existe algo que não precisava ter sido criado, era o spin-off Amor Apimentado, foram dois episódios desnecessários que não acrescentaram nada na vida dos personagens e, principalmente, de quem assistiu. A escritora Nam Ja-Yeon é transportada para viver como a personagem da sua web-novel, a nutricionista da empresa GB Eletric Seo Yeon-seo, que acaba vivendo um romance com o CEO desta empresa, vivido por Bok Gyu-Hyun. Ja-Yeon faz de tudo para voltar a sua realidade enquanto percebe que está apaixonada por Gyu-Hyun.

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page