top of page

Meu Diário para a Liberdade: Notas sobre a monotonia da vida adulta

  • Foto do escritor: Roberta Damiani
    Roberta Damiani
  • há 2 dias
  • 4 min de leitura


Resumo

Com uma reflexão profunda sobre a realidade de muitos, Meu Diário para a Liberdade nos apresenta a vida de três irmãos que, cansados pela longa jornada de trabalho e a distância dele até onde moram, buscam escapar dessa realidade tão dura e desafiadora.


No vilarejo de Sanpo, Yeom Mi-Jeong, Yeom Gi-Jeong e Yeom Chang-Hee precisam viajar horas para chegar até seus trabalhos, em Seul. Todo dia, percorrendo o mesmo caminho, a monotonia do cotidiano os atinge com força e eles se questionam quando poderão descansar e fazer outras coisas além de trabalhar. Insatisfeitos com a vida que tem, eles precisam encontrar uma forma de se libertar.


A vida dessa família muda quando um homem enigmático chega para trabalhar junto com o pai desses três irmãos. Sr Gu é uma pessoa calada e reservada, que toda noite toma diversas garrafas de soju em busca de esquecer seu passado. Com a convivência com essa pessoa misteriosa, os três irmãos refletem sobre felicidade, liberdade e sobre a vida.


Com uma trama lenta e muita reflexão sobre a vida adulta, Meu Diário para a Liberdade é um k-drama diferente do que costumamos assistir, os personagens muito humanos facilitam a identificação com eles e suas angústias. Apesar de não ter muito clímax, é uma história necessária para pensarmos sobre a nossa vida e do que precisamos nos libertar.



Personagens


Yeom Mi-Jeong (Kim Ji-Won)

Uma personagem inicialmente apática e sem motivação para viver, Yeom Mi-Jeong segue sua vida como se não houvesse um propósito que a emocionasse, desde lidar com sua família ou com colegas de trabalho até conhecer novas pessoas. Tudo isso muda quando ela se depara com seu novo vizinho, Sr. Gu. Algo nele mexe com seus sentimentos e agora ela percebe que existe algo mais do que a rotina casa-trabalho-casa. Diante dessa nova descoberta, Mi-Jeong resolve abrir-se para o mundo e se libertar das amarras em que te prendiam.


Sr. Gu (Son Suk-Ku)


Sr. Gu é uma pessoa enigmática, o suficiente para ninguém saber seu nome completo (ou verdadeiro), um alcoólatra que ninguém sabe de onde veio ou para aonde vai - nem ele mesmo. Ao chegar no vilarejo de Sanpo, ele evita se misturar com as pessoas e ter conexões profundas. Mas sua vizinha, Yeom Mi-Jeong, consegue derrubar essa barreira e fazê-lo voltar a sentir coisas que a bebida o impediam de sentir. Assim, ele precisa aprender a lidar com seu passado difícil e seu futuro incerto. 



Opinião Sincera


Meu Diário para a Liberdade é o reflexo diário de quem precisa lutar para sobreviver. Eu, particularmente, me identifiquei muito com a história dos irmãos Yeom, que trabalham muito longe de casa e precisam fazer quase uma viagem diária para trabalhar (quem mora em São Paulo sabe bem como é o sentimento). Ver todo dia a mesma coisa, passar horas no transporte, não ter tempo para se divertir, para se cuidar, é o estresse de quem vive em cidades grandes precisa passar. Ver esse reflexo do meu próprio dia a dia representado em um enredo lá do outro lado do mundo, me fez ver que eu não estou sozinha nisso, e foi um sentimento libertador.


Para quem gosta de uma série mais lenta e profunda, com certeza vai se apaixonar pela história e, se você não é fã de um enredo assim, vale a pena dar uma chance. Cada personagem tem uma coisa com a qual você pode se identificar, a apatia da Yeom Mi-Jeong, a vontade de possuir do Yeom Chang-Hee e o querer ser amada da Yeom Gi-Jeong.

Cada personagem com seus próprios medos, anseios e desejos precisam descobrir o que querem e como se libertar dessas dores diárias. Cada fala cheia de emoção, choro e até mesmo o silêncio é o crescimento do personagem e sua luta consigo mesmo.


Acompanhamos essas rotinas com o desejo que tudo que eles sonham, aconteça.

O relacionamento da Mi-Jeong e Sr Gu é um dos pontos mais sensíveis do k-drama, com pequenos olhares, toques leves e conversas profundas, eles mostram o que querem do outro. Não ache que você verá trocas de carinhos e fofuras com eles, pois não terá. Ambos personagens nunca foram assim, mas as pequenas interações entre eles são cheias de amor. Os olhares do Sr Gu para Mi-Jeong revela tudo que ela mais queria: alguém que a venerasse.


A personagem Yeom Mi-Jeong tem uma frase que me fez refletir: ela diz que não consegue ser feliz o dia inteiro ou para sempre, mas tem sempre 5 minutos no dia que é o que a motiva a continuar. Seja uma criança que sorri para ela, alguém que segura a porta de um estabelecimento para ela entrar ou o pôr do sol. E a vida é sobre esses 5 minutos, com a pressão que a sociedade nos impõe chega ser utópico se imaginar feliz para o resto da vida, mas de 5 em 5 minutos, é possível ver beleza numa realidade tão dura.


Meu Diário para a Liberdade, em suma, é sobre a beleza da vida que, mesmo quando nada acontece, os pequenos momentos é o que nos motiva a continuar. Nem sempre vamos estar no nosso auge ou no pico de felicidade, mas ter algo para escaparmos ou nos libertarmos é o combustível que vai nos motivar a ir em frente. E você, já sabe como se libertar?


Conteúdo exclusivo, não retirar sem os devidos créditos!

Comments


  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Spotify
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram

©  KPOP NEWS 2021

bottom of page