top of page
  • Foto do escritorRami

O país das Cirurgias Plásticas



A Coreia do Sul é conhecida mundialmente pelo seu mercado de cirurgia plástica, e cada vez mais vem conquistando estrangeiros a se arriscarem em uma cirurgia plástica no país. No ano de 2014, estudos chegaram ao número de que duas a cada 100 pessoas tinham sofrido algum procedimento estético se tornando assim, no mesmo ano, o país com maior quantidade de cirurgias plásticas no planeta Terra.




O padrão de beleza coreano levantou uma indústria de bilhões de dólares. Pele clara, olhos grandes e v-line, são algumas das características que os coreanos almejam ao se submeterem a uma cirurgia, a de pálpebra dupla é a mais popular, ao contrário de muitos ocidentais a maioria dos coreanos não tem prega palpebral e a pálpebra dupla é vista como um sinal de beleza, já que a pálpebra única dá um ar de cansaço as pessoas que os tem. A prática se tornou tão comum que se tornou rotineiro os pais presentearem suas filhas adolescentes como uma cirurgia de pálpebra dupla, após de formarem no ensino médio.



Visitantes do país estranham quando se deparam com as inúmeras propagandas que incentivam a realização das cirurgias plásticas, principalmente no distrito de Gangnam, que sozinho contabiliza mais de 500 centros de estética. Mesmo incentivando a prática de cirurgias para mudar a aparência o termo “Gangnam Beauty” foi originado, é um termo depreciativo e se refere a mulheres que ficaram bonitas por meio da cirurgia plástica, muitos coreanos consideram que a prática se tornou uma espécie de "vício".



A Coreia é um país tão supersticioso que a fisiognomia, arte de ler o rosto, que é usada para prever o futuro das pessoas há centenas de anos no país, se tornou motivo para a realização de cirurgias cosméticas, partindo da premissa que além de mudarem de aparência, a pessoa estaria mudando também, a sua sorte. Existem cirurgiões plásticos que trabalham unido a medicina com a arte de ler o rosto, eles realizam cirurgias de forma a realçarem a fisiognomia e declaram que além de ficar bonito você mudará a sua vida.


Algumas pessoas justificam essa dependência dos coreanos por cirurgias plásticas como o resultado de uma sociedade extremamente competitiva. Metade da população da Coreia vive em Seul, uma cidade que tem a 6ª maior densidade populacional do mundo, então o coreano é confrontado com as imagens de outras pessoas o tempo todo. É amplamente aceito no país, que as pessoas com melhor aparência tenham uma vantagem no mercado de trabalho, então a busca pelo visual perfeito vai além de somente um sonho e acaba se tornando um modo de viver coreano.






Fonte:

» Why South Korea is the plastic surgery capital of the world. Disponível: https://www.businessinsider.com/south-korea-is-the-plastic-surgery-capital-of-the-world-2015-9







664 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page