O Jogo da Pirâmide é um drama sul coreano lançado em 2024 que acompanha a vida das alunas do colégio, Baekyeon Girls' High School, exclusivo para garotas.
O colégio, aparentemente comum, possui uma hierarquia invisível que define a posição de cada membro em uma das turmas do segundo ano. Cujo objetivo é um perverso acordo entre as alunas que "legaliza" o bullying e a violência escolar.
Mensalmente as garotas da turma são obrigadas a votar em suas colegas de classe criando um ranking de reputação que vai da Casse A ate a F. Quem tem mais votos recebe privilégios, quem não recebe votos se torna a próxima vítima.
Sung Sooji (Bona) é nossa protagonista. Acostumada a mudar constantemente, ela entende que o ensino médio é um lugar perigoso e tudo que ela quer é passar por ele tranquilamente e até já sabe como fazer isso, mas infelizmente, tudo que ela sabe precisará ser aperfeiçoado na nova escola.
Logo nos primeiros minutos ela nota o estranho clima que ronda sua nova classe apesar de todos parecerem simpáticos. Mas é quando participa do primeiro jogo que começa a entender como o esquema funciona naquele lugar.
Acostumada a se virar sozinha, já que não tem mãe e o pai é pouco presente, para dizer o mínimo, Sooji sabe que precisa se defender de algum jeito e seu primeiro plano é sair da Classe F onde foi logo colocada. Mas para isso ela precisa entender como as coisas funcionam e derrubar quem está a frente desse esquema que é Baek Harin (Jang Daa).
Harin parece sempre simpática e prestativa, mas logo se revela uma verdadeira psicopata. Considerada uma garota perfeita, Harin parece inabalável em sua casca de serenidade, mas não demora para que seus problemas fiquem visíveis.
Vinda de uma família rica e herdeira de um grande patrimônio, ela usa justamente do poder e da influência de sua família para ditar as regras do mundo que a cerca, nada novo ate aqui. Escondendo-se atrás das outras alunas que move como peões de uma partida de xadrez, usando e descartando conforme bem lhe interessa.
Mas o que parece mover mesmo as ações de Harin, é a estudante Myung Jaeun (Ryu Dain). Inicialmente Jaeun parece ser a pessoa que Sooji deve manter distância, mas conforme as máscaras vão caindo, acaba se tornando a primeira pessoa de quem a novata se aproxima. Jaeun e Harin parecem ter um passado de amizade que de repente foi rompido e esse talvez seja um dos pontos que leva a turma ao total caos.
Jaeun não participa do jogo, tenta defender as estudantes que sofrem bullying, ao mesmo tempo se mantém passiva, apenas tentando passar despercebida.
As relações aqui, porém, são muito mais complexas do que se imagina e envolve outras alunas da turma que merecem seu destaque.
Temos Im Yelim (Kang Naeon). Linda, rica e popular., ela também está no topo. Yelim não compactua com os métodos de Harin, mas também não faz nada para muda-los, mantendo apenas sua posição confortável. Ela tem uma relação muito próxima com Sim Eunjeong (Lee Juyeon) e mais do que amigas de classe, elas estão apaixonadas, mas as "convenções" a impedem de assumir esse sentimento.
Seo Doa (Shin Seulki) e Kim Dayeon (Hwang Hyunjung) são outras personagens da Classe A. Doa também não concorda com o jogo da pirâmide, mas, mais do que uma relação colegial, ela e Harin estão destinadas a serem "amigas" para sempre, já que suas famílias estão conectadas. Assim como a família de Dayeon, mas a diferença é que está se aproveita do jogo para agredir outras estudantes como forma de extravasar as agressões que sofre dentro de casa.
É nessa frágil e falsa sensação de tranquilidade que todas as estudantes convivem. Movidas pela vilanesca Harin, todas as alunas sabem que podem se tornar um alvo então fazem de tudo para sobreviver. Mas a chegada de Sooji mostra que esse esquema está fadado ao fracasso.
Diferente das personagens que costumamos conhecer, Sooji foge ao tradicional. Quando decide acabar com o Jogo, ela usa todos os métodos que estão ao seu alcance para conseguir sucesso, até chantagear outras alunas e manipula-las colocando umas contra as outras minando a confiança aparente que possuem entre si, sem um pingo de remorso.
Como uma pessoa prática, Sooji faz o que precisa ser feito sem olhar para trás. Claro que o quesito amizade se revela necessário ao longo da história, afinal é importante mostrar que no fim a amizade e a sinceridade vencem, mas a frieza com que nossa protagonista encara seus problemas é um plus na história com temática já tão repetida.
Conteúdo exclusivo.
Não retirar sem os devidos créditos.
Comments