top of page
  • Foto do escritorRami

Maquiagem masculina: sucesso entre os coreanos ainda sofre estranheza do ocidente


Maquiagem não é coisa só feminina. Comprovando essa afirmação, existem países como a Coreia do Sul, onde ver um homem passando batom não gera uma comoção social como em países similares ao nosso. Umas das principais características apontadas por ocidentais ao se depararem com algum conteúdo coreano exportado é justamente o fato dos homens, principalmente aqueles que trabalham na indústria de entretenimento, fazerem o uso livre de itens de beleza. Culturalmente existem algumas razões para que três quartos dos homens coreanos realizem algum um tratamento de beleza, razões essas que são intrínsecas da sociedade coreana, porém, isso não significa que algumas delas não possam ser futuramente serem adotadas pela nossa sociedade também.


Que a sociedade coreana é competitiva todos nós estamos cansados de saber. Usar maquiagem pode estar relacionado a algo bom como você simplesmente ser a melhor versão de você mesmo. Na Coreia do Sul, as pessoas são sensíveis à maneira como são percebidas pelos outros, isso é um dos motivos da beleza e a higiene masculinas serem enfatizadas pelo homem coreano que ganha confiança na própria aparência. Entretanto, uma das motivações para alcançar um melhor visual e de destacar é o alto padrão de beleza. Homens e mulheres coreanos acabam vivendo sob a pressão constante que é intensificada no ambiente de trabalho. A Coreia tem uma força de trabalho altamente qualificada ,portanto, como a fluência em algum idioma pode ser vista como vantagem, ser bonito também pode ser usado como um motivo para ser contratado com mais facilidade.


Com o domínio do K-pop nas paradas, noções preconcebidas do que os homens podem e não podem ser estão sendo destruídas. Hoje, o K-pop inspira pessoas de todo o mundo mas principalmente os jovens coreanos, os idols estão presentes em todos os lugares por fazerem parte do alto padrão de beleza coreano. Eles se tornaram verdadeiros ícones de beleza que a maioria dos jovens coreanos querem se parecer, então, acabam buscando e seguindo suas rotina de maquiagem e cuidados com a pele. Se aproveitando disso, muitos idols se tornam embaixadores de marcas conhecidas para incentivar cada vez mais o consumo.



As novas gerações fazem parte de um movimento de neutralidade de gênero. Os jovens querem usar o que quiserem e se maquiar como quiserem sem serem afiliados a nenhuma orientação sexual. A ideia da popularização da maquiagem masculina no ocidente virou uma realidade, mas a ignorância e preconceitos enraizados na nossa sociedade também são. Nem tudo na Coreia são sonhos, mesmo com uma cultura que se desenvolveu para não restringir a maquiagem a um gênero, ainda existem pessoas que propagam discursos de ódio gratuitamente, mas, saber que não são a maioria de certa forma é reconfortante. Existe um termo na língua coreana que é uma combinação das palavras "flor" e "homem bonito", "khonminam" não tem conotação feminina e é designado á homens que se importam mais com sua aparência, o ocidente está cheio de flores, a esperança é na a hora que elas possam desabrochar livremente, esteja chegando.


Fonte: 1|2|3|4

Conteúdo exclusivo

Não retirar sem os devidos créditos


1.467 visualizações1 comentário

1 comentário


Flavia Tavares
Flavia Tavares
20 de out. de 2023

Poderia citar dezenas de doramas sem o excesso de batom que se vê desde uns 2 anos pra cá. Deve ser algum financiamento de produtos de maquiagem.

Assistam Gu Family Book;

Detetive Zumbi

Flor do Mal

Train

O Homem que Vive em Nossa Casa

Eu Lembro de Você

Mad Dog - Cachorro Louco

Parceiros pela justiça 2

Arang e o Magistrado

O Sacerdote Impetuoso

O detetive fantasma

W

Time Bulldog: investigação não oficial

Máquina de Escrever Chicago

O Item

O Leitor de Memórias

Forest

Diga-me O Que Viu

Hotel Del Luna

Ele É Psicométrico

Sorte Travessa

Por agora, limpe com paixão

Torre de Babel

Destinado a te amar ( com o maravilhoso Jang Hyuk e o Choi Jin Hyuk)

Misty

Curtir
bottom of page