top of page
Foto do escritorRami

"Hallyu" : A onda coreana que veio para conquistar o mundo



Essa semana mais uma novela coreana se tornou a líder do ranking mundial na Netflix, o drama Hellbound alcançou o primeiro lugar em visualizações na famosa plataforma de streaming. Não faz muito tempo que outro kdrama liderava esse ranking, fazendo um sucesso estrondoso, Squid Game se tornou a série sul coreana mais bem sucedida no mundo, concretizando a excelência das produções coreanas. Entretanto, se engana quem pensa que toda essa glória foi por acaso e inusitada, em 2020 o filme Parasita se tornou o primeiro filme de língua estrangeira a ganhar Oscar de Melhor Filme e em 2021 a atriz Yuh-Jung Youn, foi vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por seu papel em Minari – Em Busca da Felicidade, esses são só alguns exemplos que provam o investimento e trabalho árduo em fazer teledramaturgia coreana ser reconhecida por todo globo. O cenário musical não fica pra traz, o K-Pop vem consolidando seu espaço nos charts mundiais. De cosméticos até a culinária, tudo que se pode colocar o "k" na frente se torna estimado nos dias de hoje.


No final da década de 90 a Coreia do Sul se encontrava em uma grave crise financeira. O governo na época precisou pedir um empréstimo substancial do Fundo Monetário Internacional para reestruturar sua dívida, o que deixou o país, na época, com uma economia manchada. Foi então, criado um Ministério da Cultura, com um departamento específico responsável pelo desenvolvimento da música pop de fabricação local, juntamente com cinema, moda, dança e arte, foram feitas também, políticas de apoio ao desenvolvimento cultural e investimentos de apoio produção e comercialização desses "produtos". Isso não era financiamento e sim um grande investimento.


Seo Taiji And Boys, primeiror grupo de K-Pop

Hallyu, é um termo em chinês que traduzido significa “Onda Coreana” e descreve a influência da cultura pop coreana e do seu entretenimento no mundo. O crescente poder cultural coreano que veio com a "onda", como já foi dito, não aconteceu do dia para a noite, foi o resultado do investimento e esforço governamental de longo prazo para expandir indústrias criativas específicas, uma estratégia que rendeu crescimento econômico e uma maior influência global, tornando assim o país, um dos únicos do mundo que tomou como objetivo exportar mundialmente sua cultura popular.


a globalização das produções coreanas o interesse pela língua falada pelos mesmos também cresceu. Para se ter uma ideia, o aplicativo de idiomas Duolingo afirmou que nas duas semanas após a estreia de Squid Game, eles registraram um aumento de 40% no número de novos usuários que se inscreveram para aprender coreano no Reino Unido e 40% nos EUA. Esse fenômeno não ocorreu somente nesses países, devido a demanda pelo aprendizado o governo sul-coreano chegou a estabelecer 130 institutos de idiomas em 50 países.


Squid Game, série mais assistida da Netflix

"Idioma e cultura estão intrinsicamente ligados, e o que acontece na cultura pop e na mídia muitas vezes influencia as tendências de aprendizado de idiomas ”

Sam Dulcimer, porta-voz do Duolingo.



A Coreia criou a Hallyu e o que começou como uma forma de conter uma crise financeira, hoje se tornou um grande contribuinte do produto interno bruto da República. Podendo mostrar sua cultura diversificada, seu povo, seus produtos e paisagens para o resto do mundo o país vem deixando seus rastros pelas mais diversas culturas no mundo, fazendo a população mundial criar novas percepções e imagens não só da Coreia do Sul, mas de todo o Leste asiático. Essa tendência acaba tendo grandes influências na cultura ocidental onde os asiáticos são comumente estereotipados, conhecendo mais sobre o povo e sua cultura atitudes xenofóbicas vem caindo pelo chão, porém, infelizmente ainda se é capaz de observar o preconceito com produções asiáticas no cenário cultural ocidental onde o investimento deveria ser feito no fim de tal ignorância.


Fontes: 1, 2, 3, 4



119 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page