top of page
  • Foto do escritorJéssica Caroline

BULGASAL: ALMAS IMORTAIS


Bulgasal é uma série de 16 episódios sul coreana que mistura fantasia e drama. Seus episódios estão sendo disponibilizado aos pares todo sábado na Netflix, mas já pode ser encontrado completo nos Fansubs. Foi dirigida por Jang Youngwoo (de Entourage) e escrita por Kwon Sora e Seo Jaewon e produzida pela tvN entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022.


A história é protagonizada por Lee Jinwook (de Sweet Home) como Dam Hwal; Kwon Nara (de Itaweon Class) como Min Sangun; e Lee Joon (ex-MBLAQ) como o vilão Ok Eultae.



Dam Hwal é um homem que nasce já amaldiçoado, por isso desde criança ele é rejeitado por todos que o cercam até ser adotado por um general responsável por caçar os últimos monstros que ainda existem nas florestas coreanas.


Mesmo após ser adotado, crescer e construir sua própria família, Hwal segue assombrado por essa maldição que se concretiza com a morte de sua família e sua transformação no monstro que dá título a obra. Ao se transformar em bulgasal, Hwal se torna uma criatura imortal. Mas inconformado com esse destino, ele aproveita sua imortalidade para buscar, ao longo de 600 anos, a mulher que roubou sua alma.


Essa mulher, já no ano de 2021, é Sangun, uma jovem que já sofreu muito na vida por carregar a alma do protagonista, mesmo desconhecendo esse fato. E quando Hwal a encontra, ele fará de tudo para que ela lembre do sofrimento que lhe causou no passado antes de recuperar sua alma, para enfim ter sua vingança completa. Só que a convivência de Hwal e Sangun faz com que eles desenvolvam um sentimento mais forte que o desejo de vingança.


E nesse percurso, não só os laços do passado desses dois personagens vão sendo revelados pouco a pouco, como cada pessoa ligada ao passado do protagonista vai aparecendo, tornando sua vida ate então sem sentindo, preenchida pelo amor da família que ele sempre sentiu falta, mas também mais perigosa diante das ameaças que rondam sua felicidade, como um velho inimigo conhecido como Dark Hole, que há muito tem atrapalhado seus planos.



A história que começa 600 anos atrás, entre o fim da Dinastia Goryeo e o início da Dinastia Joseon, no final do século XIX se estende até os dias atuais. Os primeiros episódios servem para nos apresentar a origem do protagonista e explicar como cada personagem está relacionado diretamente a ele, dessa forma, entendemos que ninguém que aparece nessa história está ali por acaso. Além disso a paisagem e a qualidade das imagens é maravilhosa em meio a uma Coreia sobre o domínio japonês, selvagem e habitada por monstros assustadores.


Quando a história viaja no tempo e chega até o ano de 2021, sua qualidade não se perde, nem seu tom sombrio ou a ameaça dos monstros lendários que tomaram a forma humana, mas invariavelmente permanecem com a alma propensa a cometer as mesmas maldades do passado.


Sem perder o objetivo principal também, a série acompanha o desenvolvimento da relação de Hwal com sua nova “família” fazendo jus ao subtítulo da série: ALMAS IMORTAIS, afinal cada um dos personagens é uma pessoa comum que cruza a vida do protagonista aparentemente por acaso, mas que na verdade estavam destinadas a se encontrar pelas almas que se “identificam” no decorrer de várias vidas vividas e tendem a se cruzar.


[ALERTA: A partir daqui, o texto contém spoilers]


Conheça os personagens da série:


Dam Hwal: é o protagonista dessa história e o personagem responsável por interligar todos os demais. Apesar de parecer uma pessoa fria e distante, é um homem que quer apenas que as consequências de sua maldição machuquem o mínimo de pessoas possível. É por esse motivo que quando a maldição sobre ele se concretiza transformando-o em bulgasal, ele não descansa até encontrar a culpada que feriu a todos que ele amava. Além disso, tudo que deseja é recuperar sua alma e enfim poder descansar em paz.


Min Sangun: é a pessoa que Hwal tanto procura, que no passado roubou sua alma e passou a viver como humana. Além da irmã caçula, Sangun vivia com a mãe e uma irmã gêmea que se lembrava de seu passado, mas ambas acabaram mortas, por isso ainda criança assumiu a responsabilidade de matar o bulgasal. Nos primeiros episódios aparece como uma espécie de vilã da história, sendo, aparentemente a responsável pelo destino do protagonista, mas sua relação com o bulgasal é mais antiga do que podemos imaginar e está envolta em um amor que se transforma em puro desprezo.



Min Siho (Gong Seungyeon, de Are You Human?): no presente é a irmã mais nova de Sangun, mas no passado é Dan Sol, a esposa de Dam Hwal que dá a luz ao seu único filho que nasce cego. É uma personagem que tem o dom de ler a alma das pessoas. A princípio ela desconfia de Hwal, mas essa desconfiança é fruto do passado conturbado que os dois tiveram quando eram casados, mas ela não se recorda.


Nam Doyun (Kim Wooseok, do Up10tion): é um jovem órfão que acaba se encontrando com Dam Hwal, com quem passa a morar. Doyun é um personagem que conquista a todos com que convive. Pouco a pouco descobrimos que seu encontrou com Hwal não foi puramente coincidência como pensávamos. Mas, mais do que os planos que levaram a esse encontro, o destino dos dois homens já determinava que ambos iam se encontrar, afinal, Doyun é Achan, o filho de Hwal em vidas passadas.


Kwon Hoyeol (Jung Jin-Young de My Unfamiliar Family): é um ex-policial que trabalha como detetive e que secretamente busca o bulgasal que matou sua irmã quando os dois ainda eram crianças. Já adulto, ele foi o policial responsável pelo caso de assassinato da mãe e da irmã gêmea de Sangun, mas por contestar o resultado da investigação, ele acabou fora da polícia. Sua história com o Bulgasal, porém, vem de muitos antes: Hoyeol é o general Dan Keuk que adotou Hwal 600 anos antes e lhe deu esse nome.


Lee Hyeseok (Park Myung-Shin de Bossam: Steal the Fate): é uma profetiza que cresce sobre os cuidados de Hwal após perder toda a família em um incêndio quando ainda era criança. 600 anos atrás é ela que profetiza a maldição sobre o protagonista. No presente, ela ainda possui o mesmo dom e durante muito tempo representa a única referência de família para Hwal mesmo ele a mantendo distante.



Ok Eultae: também conhecido como Dark Hole, é o outro bulgasal que secretamente tem atrapalhado os planos de Hwal. É um Bulgasal de 1000 anos, que se alimenta de sangue humano e não tem qualquer empatia pelas pessoas. No passado, foi transformado em Bulgasal com o intuito de conquistar a atenção do pai que o desprezava. E apesar de, aparentemente querer ser aliado de Hwal, seu objetivo é unicamente garantir sua sobrevivência.


Conheça a verdadeira lenda do Bulgasal



Na trama da tvN o bulgasal é uma criatura imortal, que se alimenta de sangue, com força sobre-humana, como uma espécie de vampiro conforme a cultura coreana. No mundo real, o bulgasal é uma lenda típica do folclore coreano e chinês. O nome original também é outro: “bulgasari”, que significa literalmente “não pode ser morto" ou “só pode ser morto pelo fogo". Uma variante do nome é "Hwagasari" que significa “morto pelo fogo".


O “bulgasari" do folclore é uma criatura híbrida com corpo de urso com pelo em forma de agulha, nariz de elefante, olhos de rinoceronte, garras de tigre e cauda de touro – bem diferente dos belos personagens retratados na serie.


Segundo a lenda tradicional na literatura folclórica coreana, um dia, na Dinastia Goryeo, o governo ordenou que todos os monges budistas fossem presos. Um monge se escondeu na casa da irmã, que lhe escondeu no armário da parede, mas sugeriu ao marido que denunciasse o irmão às autoridades em troca de riquezas. O marido, enfurecido com a esposa, a matou e libertou o monge que, enquanto estava dentro do armário, fez um objeto grotesco em forma de animal com grãos de arroz cozidos no vapor e alimentado com agulhas.


Surpreendentemente, o monstro continuou comendo mais agulhas e crescendo e apesar das tentativas de mata-lo com flechas e espadas, todos falharam. Quando tentaram derreter o monstro com fogo, ele saiu ao redor da aldeia incendiando tudo com seu corpo em chamas.


Alguns pontos da história podem variar, mas em regra o método de erradicação do monstro é semelhante: depois de atraí-lo com um pedaço de metal, sua cauda é incendiada usando pederneira, que transforma o monstro em arroz carbonizado. E seu objetivo é advertir contra a ganância material através do personagem da irmã que tenta vender seu irmão. Também pode ser lida como um prenúncio da queda de uma dinastia e do nascimento de uma nova.


Fonte: (1)



11.827 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentario


Francielly Vieira
Francielly Vieira
17 mar 2022

É uma serie ótima recomendo muito, tem uma historia incrível pra quem gosta de terro com drama e romance é uma ótima escolha de serie.

Me gusta
bottom of page