top of page
  • Foto do escritorRami

O Impacto do K-Pop na indústria musical mundial


Há não muito tempo o Kpop costumava ser relevante somente para os amantes da cultura coreana, para nós os kpoppers e dorameiros. Com a explosão do entretenimento gerado pelo talento e claro, investimento dos sul coreanos, como na atuação e na música. Com o sucesso dos kdramas que aos poucos vieram sendo exportados para ocidente e também os fenômenos PSY e BTS, que ganharam atenção mundial, as barreiras culturais e linguísticas foram aos poucos sendo quebradas. Como tudo que traz sucesso, é claro que o estilo de música mencionada iria atrair atenção de produtores e artistas internacionais, que tentam introduzir os aspectos únicos que o mais famoso estilo coreano de música proporciona, parcerias, coreografias e inclusive grupos criados com a mesma vertente de grupos idols que foram criados nas grandes empresas de Kpop. Essa adaptação possui alguns êxitos, porém talvez uma grande maioria caia no desgosto por serem considerados cópias baratas desse estilo único, muitos alegam que idols só são consideras idols quando possuem nacionalidade coreana ou pelo menos asiática.

Antes esquecidos pela mídia ocidental, com o estrondoso sucesso que a música coreana conquistou pelas redes e a fama de uma grande e fiel legião de fãs, se tornou comum parecerias de astros americanos com artistas coreanos ou uma adaptação de conceitos comuns de serem vistos no Kpop, como a introdução de coreografias mais elaboradas, conceitos elaborados e a inclusão de artistas asiáticos, que se pararmos para pensar em 10 anos atrás, nada disso era considerado.



Com o aumento contínuo da popularidade de grupos de idols coreanos em todo o mundo, alguns agentes e promotores estão ansiosos para recriar o sucesso desses artistas por si mesmos com membros nem mesmo de descendência asiática. Uma abordagem que começou com o Exp Edition, um boy group totalmente americano formado por Bora Kim, em 2014. Foi um experimento da mesma que queria saber se o K-pop só era chamado assim se os artistas eram todos coreanos. O grupo foi promovido nos EUA até 2016, quando se mudou para a Coreia do Sul, onde aprenderam coreano como a maioria dos ídolos estrangeiros de K-pop.

Exp Edition


Três outros grupos, não coreanos, têm sido o centro das atenções nas mídias sociais. Kaachi, um grupo feminino de quatro integrantes com sede em Londres com apenas um membro coreano, enfrentou acusações de apropriação cultural, bem como críticas mais objetivas por sua falta de treinamento e sincronização. 5High, um girl group totalmente indiano, lançou um cover do girl group sul-coreano, enquanto Rosegold, um girl group totalmente americano, recentemente realizou audições para membros em potencial. Apesar de ainda não terem debutado formalmente, eles receberam mensagens de ódio nas redes sociais. Então, o K-pop deve ser filtrado em quem pode e não pode ser considerado um verdadeiro artista K-pop com base na nacionalidade?


Rosegold


Kaachi


5High


Além da influência musical, existe o interesse econômico na indústria do Kpop, o modo de produção, divulgação e outros mais estão na mira de produtores de todo o mundo, desejando a fórmula do sucesso. Isso pode ser um pouco complicado pois, especialmente, fãs sul-coreanos são bem conhecidos por sua disposição de gastar dinheiro com música, algo que a indústria do K-pop capitaliza vendendo álbuns em várias edições para atrair o colecionador e o instinto colecionador dos fãs. Mas os fãs também ajudam a promover seus artistas favoritos de K-pop. Outra estratégia de marketing exclusiva do K-pop é o fandom. Além do marketing básico, artistas de K-pop constantemente interagem e se comunicam com seus fãs através de vários canais e atividades de fãs para reter e expandir seu fandom.


Outro impacto que o K-Pop causou, foi a dança nas apresentações. A indústria é conhecida por seus videoclipes visuais intrigantes, complexos e atraentes com danças elaboradas. Esta é uma diferença notável do estilo de muitos artistas americanos, onde há menos ênfase na performance de dança.

“Acho que a complexidade dos videoclipes de K-Pop encorajou muitos artistas americanos a adicionar mais à sua performance em termos de dança, por isso é mais envolvente assisti-los”

Iris Zhen


No geral, a indústria pop coreana teve uma influência muito importante na cultura de muitos países apreciadores do estilo, afetando não apenas a variedade de idiomas e comida, comportamento , mas principalmente, a música. O Kpop se tornou o futuro.


Fontes: 1|2|3







223 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page