top of page
  • Foto do escritorRami

Velhos e jovens demais para o K-Pop?


Na semana passada, um frisson foi causado quando a SMROOKIES divulgou três novos trainees da grande empresa do kpop, SM Enterteinment. Como esperado, as fotos dos meninos viraram o assunto mais comentado entre os kpopers, além da beleza inegável, a curiosidade de quando e em quais grupos iriam debutar, foram os motivos para a alta repercussão da imagem de Shohei, Eunseok, e Seunghan. Entretanto um deles, mesmo antes de debutar, já provou o gosto ruim que a fama pode ter. Shohei, foi alvo de de críticas por um motivo um tanto controverso, nascido em 1996, sua idade é considerada velha em relação a atual idade" padrão" de estreia no kpop. Toda essa história trouxe uma questão a tona, existe (ou deve existir) limites de idade no kpop?.




As reponsabilidades que a idade trás:

Pros homens em específico, ficar mais velho trás uma responsabilidade obrigatória na Coreia do Sul, o alistamento no serviço militar, antes dos trinta anos. Isso implica que a maioria dos grupos masculinos tem membros saindo temporariamente antes do final de seus contratos, portanto, membros que debutam mais velhos, evidentemente, tem menos tempo de atuação antes do exílio do exército, e por isso muitos fãs acreditam que isso pode prejudicar o grupo no qual são membros, de alguma forma. Já as mulheres não têm essa limitação e podem promover pelo tempo que quiserem, mas erra quem acha isso uma vantagem. É colocada uma pressão extra sobre os girl groups na casa dos trinta, para um melhor desempenho. Trinta anos é considerado velho no mundo do K-pop e, portanto, dificilmente existem grupos femininos que estendem seus contratos além do período de sete anos, a média da duração dos mesmos.

"Tenho 29 anos na Coréia. Então, quando completamos 30, é uma coisa diferente. Ainda sou jovem, apenas um jovem. No mundo das boybands, fazer 30 anos é algo diferente no K-Pop."

RM(BTS) no podcast Intersections


Kahi foi a 1ª idol feminina a debutar em um grupo com 30 anos de idade. A idol fez sua estreia no After School em 2009.

Maknaes no debut

A geração atual do kpop está debutando idols cada vez mais jovens. Por esse motivo, a preocupação sobre uma idade mínima para debut vem aumentando, entretanto, o debut de idols muito jovens não vem de hoje. A estreia da cantora BoA em 2000 aos 13 anos e a estreia de Taemin (SHINee) em 2008 aos 14 são alguns exemplos que chocaram o público da época, no entanto, a ideia de um maknae tornou-se muito comum para os fãs de kpop, um membro mais novo, com um papel de inocência e que tem grande importância no grupo. Mas, essa tendência de idols que estão iniciando suas adolescência acelerou recentemente e parte foi devido aos programas de audição. A ideia de competidores extremamente jovens se normalizou, levando o público a aceitar cada vez mais jovens estrelas do kpop. O problema é que, as audições e a carreira de idol em si exigem que mesmo aqueles que estão passando por suas puberdades, se comportem como artistas profissionais e fazendo com que crianças ajam de maneira madura demais para sua idade. Debutar em uma idade tão jovem geralmente significa que eles perdem experiências. Na pior das hipóteses, se eles não tiverem sucesso como idols ou como em muitas ocasiões nem chegarem a debutar, ficarão com opções de carreira limitadas, já que provavelmente perderam uma parte significativa de sua educação devido às atividades de trainee.

“O isolamento e a falta de interação com os pares afetam o desenvolvimento psicológico de uma criança e os mecanismos de enfrentamento mais tarde, quando adulto. Mesmo que cheguem ao estrelato, há uma grande possibilidade de que achem difícil lidar com suas emoções ou ser resilientes quando confrontados com o estresse. Eles também podem ser muito afetados por comentários de ódio, então se tornam incapazes de lidar e entram em um comportamento autodestrutivo, o que vimos muitas celebridades fazerem. A privação de socialização é um problema maior do que faltar à escola.”

Lim Myung-ho, professor de psicologia da Universidade Dankook especializado em psiquiatria infantil e adolescente.


A maioria das integrantes do CLASS:y possuem entre 15 e 13 anos

Lei de Proteção aos Menores

Um projeto de lei aprovado pela Assembleia Nacional coreana entrou em vigor em 29 de julho de 2014 e proíbe cantores e atores menores de idade de participarem de apresentações e produções noturnas e de serem coagidos a representações sexualizadas. De acordo com a lei, as estrelas menores de idade terão garantidos os direitos básicos de aprender, descansar e dormir, embora possam ser feitas exceções para projetos que exijam viagens de longa distância. O horário de trabalho semanal para crianças menores de 15 anos não deve exceder 35 horas, enquanto os menores de 15 a 18 anos estão limitados a 40 horas. Menores de idade não podem trabalhar entre 22h e 6h, a menos que seus responsáveis ​​dêem o consentimento. Também é ilegal coagir menores a usar trajes de palco reveladores ou dançar coreografias sexualmente sugestivas. A violação da lei resultará em uma recomendação de correção do Ministério da Cultura, e o descumprimento resultará em uma multa de aproximadamente US$ 10.000.



Maknea line dos grupos ITZY e TXT convidados a se retirar da premiação devido ao limite de horário.

Idade para ser kpoper

Podemos dizer que o público alvo do kpop, com certeza, são os jovens adultos e adolescentes. No entanto isso não impede de que o gênero musical não chame atenção de todas as faixas etárias. Está cada vez menos incomum, ver pessoas "mais velhas" (muitas ainda nos seus vinte e tantos anos) se tornarem fãs de kpop e serem abertos sobre isso. Quem não entende nada de kpop ou da cultura coreana já, facilmente julga seus fãs pelo o estranhamento ao diferente, porém, pior ainda é ser julgado por sua própria gente. Essa discriminação gratuita, em sua maioria, vem de pessoas muito jovens que ainda não possuem a maturidade para serem fãs, portanto, não é uma determinada faixa etária que deve ser abolida do fandom do kpop e sim pessoas que não respeitam uns aos outros e classificam a vida de uma pessoa pelo seu tempo de vida na terra.


Sem dúvida, idols são jovens com um sonho e muita força de vontade, porém, mesmo aparentando maturidade eles continuam sendo apenas jovens. O que será do futuro de uma indústria que desvaloriza seu próprio futuro e que está cada vez mais, descuidadamente interferindo na vida dos desses indivíduos ainda ingênuos que buscam realizar seus sonhos? Artistas muitos jovens tem até mesmo os mais simples momentos da vivência de um adolescente, privados, enquanto isso, muitos outros que já possuem preparação e psicológico para lidar com a fama são deixados de lado e quando escolhidos para debutar, são julgados por sua idade e não pelo talento. Vamos lembrar que não se tem idade pra se realizar um sonho, ter motivação e ser incrível no que faz, inclusive, não é a panela velha que faz comida boa?




Fontes: 1|2|3|4|5



3.272 visualizações2 comentários

2件のコメント


Luã Felipe
Luã Felipe
2022年8月01日

Seria interessante se o poder legislativo da Coreia conversando com a comunidade científica da Coreia elaborasse uma série de leis que visacem a proteção das pessoas que trabalham nessa industria. Como por exemplo, instituir que Idols só poderiam debutar a partir do seus 20 anos. Talvez ,desse forma, com o passar dos anos fosse mudando aos poucos a ideia de idade na cabeça das pessoas da Coreia.

いいね!
Rami
Rami
2022年8月02日
返信先

Acredito que muitas coisas ainda irão mudar no que diz respeito a legislação relacionada ao kpop, mas a sociedade coreana é muito tradicional, realmente alguns muitos anos serão precisos para que o conceito de idade mude. Espero que nada grave tenha que acontecer para eles decidirem fazer alguma mudança.

いいね!
bottom of page