top of page
  • Foto do escritorJéssica Caroline

Through the Darkness: conheça o primeiro caçador de serial killers sul coreano



Through the Darkness, que no Brasil recebeu o nome de Através da Escuridão, é uma série sul coreana que foi ao ar entre 14 de janeiro e 22 de março de 2022. Produzida pela SBS TV, e dirigida por Park Boram (estreante na direção), a série é composta de 12 episódios.


A história é baseada no livro de não-ficção Those Who Read Hearts of Evil, que traz as memórias do primeiro profiler criminal sul coreano, Kwon Ilyong e escrito por Go Namoo.


A HISTÓRIA

Os atores Kim Namgil, Jin Sunkyu e Ryeo Un, como Song Hayoung, Kook Youngsoo e Jung Woojoo, respectivamente

Through the Darkness se passa entre o final dos anos 1990 e início dos anos 2000 e tem como personagem central o policial Song Hayoung (Kim Namgil de The Fiery Priest, que está maravilhoso em seu papel). Hayoung é um policial que não concorda com os métodos utilizados pelos seus colegas para investigar casos ou interrogar suspeitos, o que lhe causa alguns problemas no trabalho.


Do outro lado está Kook Youngsoo (Jin Sunkyu de Kingdom), um policial veterano que insiste em tentar convencer seus colegas de trabalho que os métodos de investigação da polícia precisam ser mudados. E só depois de muita insistência ele consegue formar a primeira equipe de Análise Comportamental de Criminoso da Coreia.


Além de Youngsoo, fazem parte da equipe, Hayoung e o jovem Jung Woojoo. Sem credibilidade, perante os colegas quanto ao trabalho que realizam, os três são colocados no subsolo em uma sala úmida e mal iluminada, são pouco conhecidos e os poucos policiais que sabem de sua existência, encaram a equipe com desconfiança. Uma dessas pessoas é a policial Yoon Taegoo, que lidera o Esquadrão de Crimes Especiais.


Taegoo também é uma personagem importante, pois além de ser uma das primeiras pessoas a levar a sério a equipe de Análise Comportamental, mesmo que a duras penas, é uma mulher que luta contra o preconceito em um ambiente dominado por homens.


A atriz Kim Sojin como a policial Yoon Taegoo. E cena dos policiais entrevistando um dos assassinos da série

Ao longo dos anos então, a série vai acompanhando a nova equipe, fazendo seu trabalho, entrevistando criminosos e montando perfis comportamentais para ajudar a solucionar os casos que vão sendo apresentados.


Utilizando uma média de dois episódios por caso, a série não foca necessariamente nos crimes, mas nos policiais que estão com a árdua missão de abrir o caminho para um novo método de investigação criminal baseando em psicologia, e ainda visto com muita desconfiança à época. Além disso, a série utiliza especialmente do personagem Hayoung para humanizar a figura do policial, que é justamente escolhido para a equipe pelo seu senso natural de investigação através da análise comportamental, antes mesmo de ouvir falar a respeito.


O trio em sua sala improvisada. E o personagem Song Hayoung

O ator Kim Namgil consegue passar com muita realidade e transparência a forma como seu personagem é diretamente afetado pelos casos que enfrenta. Apesar de aparentemente frio e distante, o policial Song, guarda em sua memória um acidente que sofreu no passado, que é fundamental para manter a determinação do seu personagem em prender criminosos.


Ele sente a dor pelas vítimas e pelas famílias que ficaram, além disso conforme entrevista criminosos, mais sente repugnância pelas histórias que é obrigado a ouvir, o que o faz desistir em certo ponto. Mas pelo senso de dever de tentar minimizar ao máximo que mais pessoas sintam a dor de perder tão cruelmente um ente querido, ele se mantém firmemente na função.


HISTÓRIAS REAIS POR TRÁS DA FICÇÃO


Para quem é fã de séries de investigação policial como Mindhunter e Criminal Minds, com certeza vai gostar de Through the Darkness, a série sul coreana, inclusive, é intitulada por muitos como o Mindhunter sul coreano, e não está errado.


À esquerda, o primeiro profiler sul coreano, Kwon Ilyong. À direita John Douglas e Mark Olshaker, autores de Mindhunter

O policial Kook demonstra claramente que suas ideias são tiradas justamente do método de investigação norte-americano que podemos ver na série Mindhunter e no próprio livro que inspira a série, Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers Americano, escrito por John Douglas e Mark Olshaker (a autora desse texto, inclusive, não pode deixar de dizer que é fã tanto do livro, quanto da série). Destaque que o livro, inclusive aparece na série, quando o policial Kook o entrega ao seu mais novo parceiro de trabalho, para entender como funciona o novo método de investigação que irão aplicar.


Como já foi dito no início do texto, a série é inspirada no livro Those Who Read Hearts of Evil de Kwon Ilyong e escrito por Go Namoo. E obviamente o policial Hayoung, é inspirado em Kwon Ilyong, que foi realmente o primeiro caçador de assassinos em série na Coreia do Sul. Uma figura importante para mudar os rumos da polícia de seu país, inclusive foi o responsável pela prisão do Assassino da Capa de Chuva, cuja série documental está disponível na Netflix e nós já resenhamos em nosso site (basta clicar AQUI para ler).


Poster oficial do documentário da Netflix (à esquerda). O ator Han Joonwoo como, Yoo Youngchun (à direita)

O Assassino da Capa de Chuva, Yoo Youngchun, inclusive, aparece na produção, interpretado pelo ator Han Joonwoo (que está em Pachinko atualmente). Na trama, ele começa como um assassino de cães e conforme os anos avançam, seu alvo se torna idosos ricos e posteriormente, prostitutas.



O ator Kim Joonghee como Nam Kitae (à esquerda). O verdadeiro assassino Jeong Namgyu (à direita).

Outro caso real, é o que se desenvolve paralelamente ao anterior, trazendo o ator Kim Joonghee na figura do assassino Nam Kitae, inspirado no assassino Jeong Namgyu, que também assombrou a Coreia do Sul entre os anos de 2004 e 2006, cometendo um total de 14 assassinatos, até ser preso após invadir uma casa, onde acabou entrando em luta corporal com seus moradores, um homem e seu pai, e finalmente sendo detido.


E assim como na série, na vida real tanto Assassino da Capa de Chuva, Yoo Youngchun quanto Jeong Namgyu estavam em atividade ao mesmo tempo na Coreia do Sul. E o primeiro chegou a falsamente, assumir os crimes do segundo, como é retratado também. Sendo também o analista de análise comportamental, Kwon Ilyong, responsável por sua prisão.


CONFIRA O TRAILER LEGENDADO DA SÉRIE:



718 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page