The Devil Judge é um k-drama lançado pela TvN que foi ao ar entre 3 de julho de 2021 e 22 de agosto do mesmo ano, misturando drama e mistério em um contexto jurídico, onde a Coreia do Sul é bem diferente de como conhecemos hoje, construída sobre uma sociedade distópica onde a grande diferença social é gritante: os pobres vivem na mais completa miséria enquanto a pequena parcela de ricos da nação acumula todo o poder e dinheiro (algo não muito distante da realidade de várias realidades, inclusive a nossa).
A série de 16 episódios é dirigida por Choi Jungkyu e roteirizada por Moon Yooseok e está disponível tanto no Rakuten Viki, quanto no Drama Fansubs e Kingdom Fansubs.
Para trazer a falsa impressão de justiça para o povo, é que surge a ideia de criar um tribunal ao vivo, como um programa de TV em que as pessoas são julgadas e o povo decide, através de votação se são inocentes ou culpadas, tudo transmitido em tempo real.
Esse tribunal é liderado por Kang Yohan (Ji Sung), o juiz do diabo que dá título à série, um homem rico e misterioso de passado trágico que hora parece ser um manipulador, hora parece ser uma espécie de justiceiro da nação (ou talvez seja as duas coisas). Trabalham com ele na bancada de julgamento os juízes Oh Jinjoo (Kim Jaekyung) e Kim Gaon (JinYoung, GOT7). A juíza Oh, a princípio parece uma personagem um tanto quanto alienada, cuja única função é preencher uma vaga que estava sobrando, mas aos poucos ela começa a demonstrar sua verdadeira personalidade em busca de seu espaço e sucesso próprios.
Já o juiz Kim Gaon é o que se destaca ao longo da série juntamente com o juiz-chefe. Com um passado difícil desde a morte de seus pais, Gaon, com muito esforço e a ajuda de um antigo professor, Min Jungho (Ahn Naesang), que também é juiz no mesmo tribunal, conseguiu chegar a atual função.
Kang Yohan e Kim Gaon, inclusive, desenvolvem uma relação de muita proximidade – especialmente por que Gaon lembra ao juiz-chefe alguém muito importante de seu passado – apesar de acreditarem em formas completamente opostas de se fazer justiça: o juiz mais velho está disposto a usar qualquer método frente as câmeras para condenar seus culpados; enquanto o juiz mais jovem acredita que de forma transparente, fazendo uso da lei, é possível sim alcançar os criminosos, seja qual for a posição que ocupam ou o poder que detêm.
Exatamente por esses ideais opostos é que Gaon passa a investigar seu superior com a ajuda de sua amiga policial Yoon Soohyun (Park Gyuyoung), que compartilha dos mesmos ideais de busca de justiça pela transparência.
A forma como os dois juízes lutam para alcançar o mesmo objetivo é um ponto interessante no desenvolvimento da história para nós, que acompanhamos: Gaon quer fazer uso dos métodos legais numa briga justa, mas será que é possível mesmo alcançar os poderosos protegidos pelos seus muros de dinheiro? E Yohan? O juiz faz questão de jogar o mesmo jogo sujo de seus acusados poderosos. O fato de querer condenar quem faz coisas erradas até então protegidas pelo poder, justificaria então a forma como as provas são conseguidas para a condenação? Isso significaria então que os fins justificam os meios?
E os fins? Eles seriam justificados também? É correto condenar um jovem a chibatadas, pelo fato dele ser mimado e inconsequente, tendo suas ações sempre encobertas pelos seus pais poderosos? Ou votar para aumentar a frequência do choque de um homem que está sendo frito na cadeira elétrica ao vivo?
Mas as ideias contrárias de Gaon não são o único problema enfrentado pelo juiz Yohan em busca de seu objetivo principal, que é alcançar um seleto grupo de pessoas que comandam o país, alguns deles, velhos conhecidos seu de quem ele alimenta um antigo sentimento de vingança.
Dentre eles, a Ministra da Justiça Cha Kyunghee (Jang Youngnam), uma mulher que está disposta a sacrificar qualquer coisa para conquistar a vitória nas próximas eleições presidenciais; e o atual presidente Heo Joongse (Baek Hyunjin), um homem desequilibrado que faz uso até de grupos radicais que causam o terror pelas ruas da cidade para “colocar em ordem” a população e que tenta parecer a todo tempo uma figura carismática para manter o apoio da opinião pública.
Mas de todos os inimigos que o juiz Kang ganhou ao longo de sua arriscada trajetória, o destaque vai mesmo para Jung Suna (Kim Minjung) a secretária do Presidente Seo Junghak (Jung Ingyeom), da Fundação de Responsabilidade Social, uma grande organização social nacional voltada para ajudar a população carente. A, aparentemente, simples empregada não só se iguala ao juiz Yohan em termo dos métodos para alcançar seus objetivos, como o conhece muito bem, afinal a relação dos dois é muito mais antiga do que seus aliados podem imaginar, sendo a verdadeira mente pensante que o juiz Yohan precisa alcançar.
The Devil Judge, em resumo, é um drama para quem gosta de histórias inseridas em contextos distópicos, com personagens que muitas vezes parecem absurdos, mas são boas representações de figuras públicas e influentes que conhecemos. Por conta disso, é uma excelente crítica social para questões como distribuição desigual de renda; falsas políticas públicas; alienação social, onde muitas vezes parte da população realmente não tem consciência dos problemas econômicos-sociais que a cercam e corrupção.
Assista o trailer dessa produção cheia de críticas sociais e um protagonista pra lá de controverso:
Comentarios