top of page
  • Foto do escritorJéssica Caroline

Tell Me That You Love Me: o amor pintado em gestos

Atualizado: 4 de mar.


Tell Me That You Love Me é um drama sul coreano lançado em 2023 e ao longo de seus 16 episódios vamos conhecer a história de amor de Moeun e Jinwoo.


Moeun é uma mulher de 33 anos que largou o emprego de comissária de bordo e decidiu se tornar atriz. Ela não tem nada além de um sonho é a necessidade de se comunicar com as pessoas. Moeun é muito comunicativa que gosta de conversar e expressar ao máximo suas emoções através de palavras, por isso, ela decide ingressar na atuação.


Infelizmente, as oportunidades que Moeun recebe, são muito pequenas, tanto no teatro quanto na TV. Um dia, ela vai para a Ilha de Jeju para fazer uma pequena cena, e é lá que ela conhece Cha Jinwoo.


Os dois cruzam o caminho um do outro algumas vezes enquanto estão na ilha, mas como qualquer estranho, seguem com suas vidas sem se abalar. Até que um incêndio ocorre no restaurante em que os dois estão, e Moeun ajuda Jinwoo, já que ele tem deficiência auditiva e não percebeu que o local estava sendo evacuado.


Moeun se interessa e fica curiosa sobre Jinwoo desde esse primeiro momento, mas novamente, a vida dos dois tomam caminhos diferentes. Até que pouco tempo depois eles se encontram e dessa vez vão se aproximar pouco a pouco.



Jinwoo inicialmente mantém uma distância segura de Moeun, já que todas as suas feridas e traumas do passado o ensinaram a não se apegar a outra pessoa tão rapidamente, mas a insistência da atriz, conquista o pintor e eles iniciam um relacionamento.


Esse namoro que começa bem, passará por algumas provações tanto externas quanto decorrente das fendas que se abrem entre Moeun e Jinwoo, especialmente quando o passado dele retorna deixando ela cada vez mais distante já que a atriz começa a achar que a comunicação que há em seu relacionamento não é suficiente.

PERSONAGENS


JUNG MOEUN (SHIN HYUNBIN)



Ela é a nossa protagonista. Ela é uma mulher decidida e que gosta de se comunicar com as pessoas. Moeun tem um jeito tranquilo, mas ao mesmo tempo é decidida. Apesar do medo, ela não hesita em se arriscar para realizar seu sonho.


Moeun também é uma pessoa curiosa, que gosta de descobrir novas coisas, e é essa curiosidade que a leva até Jinwoo, já que mesmo ele fugindo dela, ela continua sempre buscando estar com ele. E mesmo quando a família de Moeun fica brevemente com um pé atrás sobre seu relacionamento, ela não pensa em desistir.


A personagem, porém, começa a enfrentar um momento de crise no meio do seu relacionamento, pois sente que suas conversas escritas ou por língua de sinais com Jinwoo não são suficientes para ela, o que vai fazer com que a personagem comece a questionar seu relacionamento.

CHA JINWOO (JUNG WOOSUNG)



Jinwoo é um pintor de meia idade. Jinwoo cresceu em um orfanato, onde conheceu seu único amigo Kihyun, que leva consigo até os dias de hoje. Desde pequeno enfrentou muitas dificuldades e por isso se tornou alguém resiliente e que dificilmente se frustra com as pessoas, ao mesmo tempo em que criou uma casca em volta de si na tentativa de não se machucar.


Na adolescência, ele estudou artes, onde conheceu seu primeiro amor. Infelizmente, o relacionamento terminou de forma traumática para Jinwoo, o que o levou a se fechar ainda mais. Por isso, sua única preocupação são as suas pinturas.


Mas quando Moeun se esforça para romper essa parede que há entre Jinwoo e o mundo, ele a deixa entrar pouco a pouco e vai revelando seus sentimentos, medos e frustrações lentamente, enquanto compartilham momentos juntos.


Mas ao mesmo tempo Jinwoo começa a entender a frustração de Moeun e ele está disposto a lhe dar espaço para se encontrar e fazer suas próprias escolhas, ainda que isso o machuque profundamente.

MODAM (SHIN JAEHWI) E JIYU (PARK JINJOO)

Modam é o irmão mais novo de Moeun, quando os conhecemos, ele acabou se ser liberado do exército e está voltando para casa. Modam e Moeun são filhos de Aesook E Jipyung, um casal bem divertido e que acima de tudo ama os seus filhos e quer o melhor para eles.



Modam é o tipo de pessoa animada e que consegue se dar bem em qualquer situação, por isso, assim que sai do exército ele logo consegue um lugar para ficar e arranja um bom emprego. Mas ele tem um segredo, ele é apaixonado por Jiyu, a amiga de Moeun.


Moeun e Jiyu moram juntas, e apesar de personalidades diferentes, as duas são muito próximas. Jiyu é divertida e meio doidinha, seus relacionamentos nunca duram muito, mas ela está sempre disposta a conhecer alguém novo.


Jiyu também nutre sentimentos por Modam, mas uma série de motivos a leva a rejeitar esses sentimentos, afinal ele é o irmão mais novo de sua amiga, além disso, ela não saberia como lidar com a situação, caso os dois iniciassem um relacionamento e terminassem. Mas definitivamente os dois são um alívio cômico bem vindo para a história.


HONG KIHYUN (HEO JOONSEOK)



Kihyun talvez seja meu personagem preferido nessa história. Ele e Jinwoo cresceram juntos no orfanato e desde pequeno ele sempre protegeu Jinwoo, respeitando seu espaço e suas escolhas.


Kihyun é sempre um bom ouvinte e está disposto a ajudar quem precisa. Ele constantemente recebe o amigo Jinwoo e outras pessoas que fazem parte do passado de ambos, para ouvir suas histórias e lamentações.


Ele é casado com Sohee, que assim como Jinwoo, é surda. Não sabemos muita sobre a história de ambos, apenas o fato de que eles só se conheceram por causa de Jinwoo, que é amigo em comum de ambos. E a filha deles, também tem deficiência auditiva.

OPINIÃO SINCERA

Tell Me That You Love me é uma daquelas tramas cheias de reflexões ao longo de sua história. Em seus momentos de introspecção os personagens compartilham conosco seus anseios, medos e inseguranças, o que faz com que muitas vezes nos identifiquemos com eles.



O fato de boa parte da comunicação ser por meio de língua de sinais, enaltece esse ponto da história, já que os personagens ficam muito tempo em silêncio ou precisam se olhar para criar uma comunicação, intensificando o diálogo.


A fotografia também é linda, os ambientes externos e as paletas de cores usadas transmitem a personalidade dos personagens e o momento pelo qual eles estão passando, transmitindo a sensação para quem assiste.


Infelizmente, parte dessa profundidade da trama fica um pouco perdida depois do episódio 11 quando a protagonista começa a questionar o seu relacionamento e desperta dentro de si a falta da comunicação oral a qual ela está tão acostumada.



A protagonista Moeun, então vai de uma mulher forte e corajosa, para uma criatura chorosa e cheia de questionamentos, sofrendo de uma crise existencial que se arrasta por alguns episódios da trama, quebrando as reflexões interessantes que os personagens fazem sobre suas próprias histórias.


Mas, apesar disso, há muitos outros pontos positivos. A trama dá espaço para mostrar que existem várias formas de comunicação e mesmo no silencia ainda há essa troca. Além disso, a arte é algo presente a todo o momento ao longo dos episódios: Jinwoo é pintor e fotografo, Moeun é atriz e Johan é produtor musical.



Todos esses atributos dos personagens dão espaço para mostrar que a arte também é uma forma incrível de expressar seus sentimentos, especialmente no caso do Jinwoo que é surdo e escolheu a pintura para colocar para fora aquilo que ele quer dizer.


No fim das contas, é um drama que eu considero que vale a pena. Alguns personagens ganham uma profundidade e vários tons interessantes que ficamos curiosos para acompanhar. Muitos sentimentos mexem conosco, especialmente quando relacionados a história de Jinwoo e é impossível não derrubar algumas lágrimas em mais da metade dos episódios.


Conteúdo exclusivo.

Não retirar sem os devidos créditos.


126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page