Atenção, o drama fala de temas sensíveis como suicídio, depressão, bullying e violência. Se você não se sente confortável, não leia essa resenha.
RESUMO
Solomon's Perjury é um drama sul-coreano lançado em 2016/2017 de 12 episódios e acompanha os alunos da escola Jong Guk, uma instituição prestigiada. Sua história se desenvolve em torno do aluno Lee Sowoo, que era estudante da escola e foi encontrado morto na manhã seguinte após o Natal, dentro da instituição.
A polícia investiga o caso e em poucos dias encerra a investigação como mais um caso de suicídio. Enquanto isso, a escola trabalha para abafar o caso, afinal se chegar ao conhecimento da mídia que um aluno morreu dentro de uma escola de prestígio, a imagem da instituição estaria bastante prejudicada.
Alguns alunos, porém, parecem bastante incomodados com a situação, afinal tudo foi resolvido rapidamente e eles nem tiveram a chance de processar o ocorrido. Dias antes do acontecido, o aluno Lee Sowoo tinha se envolvido e demonstrado comportamentos estranhos para sua natureza quieta, o que fortalecia a desconfiança dos alunos sobre ser realmente um caso de suicídio ou a escola estava fazendo de tudo para abafar um assassinato.
É frente essa inquietude de um grupo de alunos resolve fazer um júri simulado. Liderados pela Ko Seoyeon, a melhor aluna da escola, eles decidem investigar por conta própria tudo que aconteceu para sanar essa dúvida que os tem atormentado.
Obviamente a escola vai ficar contra essa ideia e vai fazer de tudo para impedir o júri. Até porque, desvendar o mistério por trás da morte do aluno, irá revelar muitos outros segredos poderes da escola, como favoritismo. Mas mesmos diante dos empecilhos que surgem a todo momento, os alunos permanecem firmes até o último instante.
A trama traz muitos personagens que apesar de jovens, são muito complexos, até porque a trama, apesar de se passar em um ambiente predominantemente adolescente traz temas muito pesados e sérios como suicídio, bullying, violência escolar e doméstica, dentro outros.
PERSONAGENS
Lee Sowoo (Seo Youngjoo)
É esse personagem que desencadeia toda a história. Tudo que conhecemos de Sowoo é através de flashback de sua relação com as pessoas a sua volta, mas dá para conhecer ele muito bem. Sowoo era um aluno calado e quieto, ele sofria de depressão e só tinha um amigo. Sowoo acreditava que não era compreendido pelo mundo e isso o frustrava constantemente, mas ele era uma pessoa de bom coração que gostava de fazer o bem. Além disso, secretamente fazia ações que ajudavam os outros alunos.
Sowoo é um personagem com muitas camadas. Logo fica claro que suas atitudes o levaram ao seu fim, mas o tempo todo ficamos nos questionando sobre quais foram os meios, se por vontade própria ou alguém tirou sua vida. Mas conforme conhecemos mais do personagem começamos a entender quem ele realmente é.
Ko Seoyeon (Kim Hyunsoo)
A Seoyeon é a melhor aluna da escola, ela mal conhecia o Sowoo, mas se sente extremamente incomodada na forma como a escola lida com as coisas e no fato dos alunos serem obrigados a continuar vivendo normalmente sem nem poder falar sobre o assunto.
Ela poderia perfeitamente continuar vivendo a vida dela normal, afinal ela tem pais maravilhosos. Abro parentes para falar deles: os atores Kim Yeojin e Ahn Naesang. A Yeojin foi a advogada Choi Myunghee de Vincenzo e o Naesang está em 9 de cada 10 dramas que assistimos. Eles fazem os pais da Seoyeon e dão total apoio a filha em tudo que ela faz.
A Seoyeon ainda tem uma dupla de amigas que todo mundo gostaria de ter: a Lee Yoojin e a Kim Soohee, elas estão apoiando a amiga sempre e também entram no júri sem pensar duas vezes quando a Seoyeon sugere a ideia. Como a Seoyeon atua como promotora, as duas são a assistente da acusação.
Han Jihoon (Jang Dongyoon)
O Jihoon é o aluno bonito, talentoso, porém muito misterioso. Ele é de outra escola, mas pede a Seoyeon para fazer parte do júri como advogado de defesa. O Jihoon é um personagem cheio de segredos, isso fica claro desde o início, afinal ele parece não ter nada a ver com o que aconteceu, mas está disposto a dar a vida para inocentar o aluno que está sendo visto como o principal suspeito do suposto assassinado do Sowoo, na visão dos alunos.
Mas conforme vamos conhecendo a história do Jihoon, percebemos que há muito mais profundidade em seu passado. Jihoon tem uma história muito triste, um passado cheio de cicatrizes ainda abertas que ele está lutando para tentar não as fazes sangrar. Em alguns momentos, conforme vamos entendendo o que ele está fazendo ali, ficamos com um pouco de raiva dele, por guardar tantos segredos, mas no fim, é impossível não se emocionar com esse personagem.
Bae Joonyeong (Seo Jihoon)
Joonyeong é o garoto fofo (e que ficou muito alto). Ele é apaixonado pela Seoyeon (porém não espere o desenvolvimento desse romance, porque esse não é o foco aqui), mas obviamente tem medo de revelar seus sentimentos. Quando ela sugere o júri, ele rapidamente topa fazer parte e acaba atuando como assistente do advogado de defesa.
Joonyeong é meigo, porém também enfrenta problemas dentro de casa. A relação dele com a mãe é muito difícil e seu pai parece completamente inerte diante da situação toda, fazendo o filho sofrer a todo tempo. O drama demora um pouco para explicar a história da família do Joonyeong, apesar de apresenta-la logo no início, então passamos simplesmente boa parte do drama odiando os pais dele. Mas mesmo assim, no fim, quando descobrimos o que aconteceu com eles, não há justificativa para o tanto que os pais do Joonyeong, especialmente sua mãe, fazem ele sofrer, para nossa felicidade, vemos que os pais dele começam a buscar ajuda.
Choi Woohyeok (Baek Chulmin)
Woohyeok é o principal suspeito do assassinato de Sowoo e após ser convencido a participar do júri, ele assume a cadeira de “réu”. Woohyeok é um personagem extremamente agressivo e explosivo. A todo momento ele quer agredir as pessoas a sua volta, por conta disso e especialmente por se envolver em uma briga com Sowoo dias antes do crime, ele se torna o suspeito.
Ao longo da trama também vamos conhecendo a vida de Woohyeok, sua família é poderosa e por isso ele faz o que bem entende dentro da escola sem ser questionado, mas vamos entendendo que por trás da fachada, seu pai é extremamente agressivo e constantemente espanca ele e a mãe.
Essa foi a única linguagem comportamental que Woohyeok aprendeu, por isso ele age da mesma forma com as pessoas no seu círculo social. Claro que nada justifica a agressão gratuita que ele pratica contra os colegas de escola, mas você deixa de odiá-lo e passa a ter pena dele em certo momento, pois percebe o quanto ele está perdido.
No júri, apesar de criar problemas em várias situações, ele vai até o fim e aos poucos essa atividade escolar vai fazer com que ele compreenda o quanto suas atitudes eram erradas e se arrependa de verdade, mudando completamente o rumo da sua vida dali para frente.
Lee Joori (Shin Sehwi)
Joori é sem dúvida a personagem mais odiada dessa história toda, nem o Woohyeok recebe tanto ódio assim. A Joori é quem manda a carta anônima para Seoyeon no início da história o que se torna um dos maiores incentivos para a jovem a iniciar o júri simulado (e não, isso não é um spoiler).
Joori, porém, é uma personagem extremamente complicada, mimada, antipática e vive dando gritinhos histéricos em seus surtos de impaciência quando ninguém lhe atende. Isso faz com que ela seja uma personagem desacreditada boa parte da história e quanto mais ela insiste em manter sua palavra sobre o que viu na noite de Natal, mais você percebe que ela tem uma história por trás. Pelo menos, no fim, a criatura fez o que era certo, o que demonstra que ela ainda tem salvação, após uma boa ajuda psicológica.
OPINIÃO SINCERA
Solomon's Perjury se tornou um dos meus dramas preferidos. Eu não imaginava que me surpreenderia tanto com essa história. A ideia do júri simulado, eu pensei que iria ficar limitada a descobrir quem foi o culpado pelo crime, mas há muitos outros pontos importantes que vão surgindo a cassa sessão de julgamento.
Como eu falei anteriormente, os personagens, apesar de em sua grande maioria serem adolescentes, são cheios de profundidade e carregam passados dolorosos que precisam enfrentar todos os dias para continuar vivendo.
Outra coisa que eu gostei bastante foi como os alunos, em momento algum se intimidaram com as ameaças da escola. A instituição chegou a mudar o estatuto dos alunos para suspende-los e assim fazer com que eles fossem expulsos por conta do júri.
Foi bom ver também que no final, a equipe que trabalhou no júri, terminou mais próxima e eles se tornaram amigos de verdade. Eles encontraram apoio um nos outros enquanto enfrentavam seus problemas pessoais, mesmo que não os revelasse completamente.
Obvio que o drama por ter uma temática séria, não termina com todo mundo “felizes para sempre”, os personagens encontram novos caminhos, mas precisam lidar com as consequências dos atos do passado, eles apenas passaram a enxergar a vida por um novo ângulo.
Conteúdo exclusivo.
Não retirar sem os devidos créditos.
Comments