top of page
  • Foto do escritorBarbara Barbosa

Sasaengs: a linha tênue entre ser fã e a invasão de privacidade


Na última terça-feira, dia 22 de agosto, a SM Entertainment anunciou que tomaria medidas legais contra uma sasaeng americana que invadiu o quarto do integrante do NCT, Jaehyun durante a sua viagem para Nova York com o grupo em novembro do ano passado. Diversos vídeos curtos foram gravados no local e postados por ela na semana passada, mostrando o quarto que o cantor estava hospedado, incluindo seus pertences pessoais. Mas o que são sasaengs? Como elas cruzam a linha tênue entre ser fã e o desrespeito?

É normal gostar de um artista, mas dependendo do caso, existem pessoas que passam de alguns limites, há diversos casos de stalkers ou fãs obcecados no Ocidente e no K-pop não poderia ser diferente. Esses “fãs” não veem os idols como seres humanos e sim como sua propriedade. Sasaengs não respeitam a privacidade de seus idols ou atores favoritos e fazem de tudo para estar perto e/ou tirar fotos deles. Desde os seguir em compromissos privados que não são abertos ao público (como por exemplo gravação de conteúdo exclusivo), a descobrindo número de telefone, voo que irão pegar para ir até certo destino e entrar nele para estar perto do idol, e nesse caso recente, invadir o quarto de hotel.

Muitas vezes, Sasaengs se passam por fansites como desculpa para invadir a privacidade dos idols e outras figuras públicas. Na Coreia, cabem aos fãs irem a eventos para tirarem fotos e gravar vídeos de seus cantores favoritos, isso também auxilia muito na popularidade daquele idol. Porém, como mencionado anteriormente, esses eventos são divulgados e o público pode ter acesso a eles. Na disputa e dar as melhores fotos em maior quantidade, sasaengs usam dessa estratégia para poder desrespeitar os artistas.

Essas Sasaengs também vazam fotos dos idols fumando ou tendo um comportamento não tão "ideal" para um idol caso se irritem com eles (quando um idol ao se defende das invasões de privacidade por exemplo) a fim de destruir a imagem de perfeição que devem manter.

Existem diversos casos envolvendo sasaengs, desde ligações em momentos indesejáveis durante lives dos idols, como uma forma de chamar atenção. Um dos casos mais graves aconteceu com o Heechul do Super Junior que quebrou a perna após um acidente de carro causado por sasaengs que estavam o perseguindo.

É importante ressaltar que o termo Sasaeng não deveria se restringir apenas aos fãs coreanos, já que estrangeiros podem ser Sasaengs. Não só esse caso recente com o artista Jaehyun, mas também um que aconteceu com a Nayeon (Twice) em que um fã alemão a perseguiu ao ponto de pegar o mesmo avião que a cantora e indo para a Coreia do Sul em seu aniversário para tentar se encontrar com ela. O ocorrido fez com que os fãs do Twice levantassem a tag “Protect Nayeon” nas redes sociais para a JYP fazer algo a respeito.

No fim de 2022, houve outro episódio entre uma sasaeng e o NCT quando a casa da família de Haechan foi invadida por uma delas.

No caso do cantor Jaehyun, essa mesma sasaeng americana vêm perseguindo o NCT 127 desde 2019, mas seu tempo de stalking só acontecia quando o grupo ia para os Estados Unidos. Antes desses vídeos, os fãs ficaram revoltados com vídeos dela perseguindo a van que quatro integrantes do NCT 127 usaram para ir filmar um conteúdo pessoal com um taxi. Isso mais tarde viraria material para um vídeo no Youtube no quadro Johnny’s Communication Center. É possível vê-la diversas vezes durante o vlog atrás dos membros.

A SM Entertainment disse em sua nota sobre o incidente que iriam juntar medidas legais locais e internacionais contra a Sasaeng. É importante que essas punições sejam realmente feitas para não só puni-la, como também evitar que casos semelhantes ou piores aconteçam no futuro. Também, é importante uma consciência por parte dos fãs de não consumir e/ou gastar dinheiro em goodies (calendário, posters fanmade, chaveiros...) vendido por sasaengs com as fotos que vem sido tiradas invadindo a privacidade dos artistas.


Conteúdo exclusivo.

Não retirar sem dos devidos créditos!

307 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page