top of page
  • Foto do escritorRami

Programas de Variedade: o entretenimento da família coreana



Atualmente, as redes de tv brasileiras tem deixado muito a desejar. Mesmo um remake de uma novela muito querida pelo telespectador nacional, não faz tanto alvoroço quanto as novelas "das 8" do passado e isso se dá por um simples motivo, a televisão brasileira está estagnada. Eu poderia gastar mais um milhão de linhas falando da reinvenção que o entretenimento brasileiro precisa, porém, vamos direto ao assunto principal, sobre um país que faz muito diferente. Um lugar onde a televisão é uns dos principais meios de comunicação e divulgação e que com sua criatividade se tornou inspiração pra muitos países, incluindo os de primeiro mundo que tentam copiar de alguma forma a receita pra tanto sucesso, nossa querida Coreia do Sul com seus famosos programas de variedade.


A origem dos populares programas de variedade coreanos teria ocorrido durante crise do Fundo Monetário Internacional (FMI) em 1998. Um evento que marcou a história do país de forma negativa, já que provocou a desestruturação de famílias e trabalhadores. A mídia coreana então, respondeu a isso retratando e de alguma forma tentando melhor a vida cotidiana por meio de um formato de show que gradualmente começou a explorar questões sociais e pessoais, além de promover a diversão com programas destinados a toda a família. Game shows, concursos de talentos e reality shows se enquadram em “variedade”, mas objetivo principal de todos era unir e trazer risadas aos rostos que se preocupavam com a situação econômica do país.


Descrever os variety shows se torna um pouco complicado já que não existe um padrão. O formato inclui tantos subgêneros, mas os elementos principais que um programa como esse deve ter mostrar interações reais e divertidas em diversas situações como viagens e competições. Os programas de variedades coreanos são divertidos, geralmente são intencionalmente caóticos e eles permitem que seus convidados não se levem muito a sério, o que tende a fazer com que os espectadores gostem deles, e do programa, ainda mais.


A fama dos divertidos programas coreanos alcançaram diversas parte do globo. Em alguns casos o spin-off mesmo sendo incomum, pois os direitos dos programas coreanos são vendidos e o conteúdo é normalmente adaptado para um público local, ainda ocorre e audiência não decepciona, um dos exemplos mais bem sucedidos é o programa "The King of Masked Singer". Mais de 30 países produziram suas próprias versões do show que teve origem em 2015 e apresenta celebridades anônimas competindo com performances vocais. As versões tailandesa, chinesa e americana do programa são especialmente populares, recentemente a rede globo se tornou mais uma a produzir o remake que teve grande repercussão nas tardes de domingo.



Aqui vão alguns programas de variedade que você precisa conferir:

Running Man

Atualmente Running Man é o programa de mais reconhecimento na Coreia do Sul e que está a mais tempo no ar, seu elenco fixo possui uma química cômica e é liderado pelo MC Yoo Jae-suk uma das maiores celebridades entre os sul coreanos. Os desafios em cada episódio são inteligentemente projetados para interações dramáticas do elenco e também seus convidados, uma combinação perfeita para assistir e dar risadas com toda a família.



Knowing Bros

O elenco principal é formado por 7 “alunos” da “Brother School” e celebridades convidadas a cada episódio são introduzidas como novos alunos que para serem admitidos devem mostrar seus talentos, ideal para famosos que querem divulgar seu trabalho e talentos para a comunidade coreana.


2 Days 1

O show leva seus membros ao redor do país por dois dias e uma noite para explorar belas cidades, vilarejos e pontos turísticos sob um tema diferente a cada semana. Mas é claro que os desafios não poderiam ficar de fora, cada jogo distruibui vantagens e desvantagens aos viajantes.



Então, depois de tudo que foi dito podemos perceber que programas como esse não possuem fórmula secreta porque de forma divertida, cada um possui sua autenticidade. O ambiente descontraído criado nesses programas permitem que tanto elenco quanto convidados possam se expressar mais livremente, uma vulnerabilidade que não costumamos ver em programas ocidentais. Agora com o entretenimento coreano servindo de espelho, muitos paises produzem remakes de tais programas e outros vão além copiam descaradamente as temática, como a China que não permite sua sociedade assistir conteúdos coreanos, entretanto, já foi pega em diversas controvérsias envolvendo a prática de plágio. Isso evidencia o porque que o resto do mundo não consegue criar seus programas de variedade, a cópia nunca será equivalente a originalidade.


Não retirar sem os devidos créditos.


Fontes: 1|2|3


















389 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page