Os programas de sobrevivência nada mais são do que Reality Show que tem o objetivo de mostrar os vencedores ou seja os sobreviventes da competição, tem o objetivo de formar grupos, sejam eles temporários ou permanentes e possui o objetivo de promover os trainees e principalmente as agências. O objetivo inicial do programa de sobrevivência tem um viés positivo, pois aproxima o público no processo decisório de montagem dos grupos, ou seja, o publico vota em quem fica e quem sai dessas competições. Contudo, na prática não é bem assim que acontece, pois o processo de manipulação é brutal, no que se refere por exemplo a compra de vagas e edições maldosas para fazer com que os episódios tenham mais audiência, sendo que os participantes que ali estão competindo não sabem o real objetivo por trás. Existem vários tipos de programas de sobrevivência na Coreia, os que são determinados para montar grupos fixos como por exemplo o No Mercy que formou o Monsta X, os que tem o objetivo de explorar os artistas que já estão em atividade, através de competições entre grupos, como o Kingdom e Queendom e os que tem o objetivo de montar um grupo de fato do zero, como o Produce, Girls Planet 999, I-LAND E Boys Planet e etc.
Falando um pouco sobre os primeiros programas de sobrevivência que surgiram na Coreia e que formaram grupos que estão em atividade, voltaremos a falar do No Mercy, ele foi exibido no período de 10 dezembro de 2014 a 11 De fevereiro De 2015 e contava inicialmente com 12 Trainees. Esse programa foi criado pela emissora Mnet e logo após uma disputa exaustiva entre eles os sete sobreviventes desse programa formaram o grupo Monsta X. O nome desse programa significa sem misericórdia.
Outro programa muito conhecido foi SIXTEEN criado pela empresa JYP e Mnet. Foi exibido em 5 de maio de 2015 e contava com 16 Trainees e teve 10 episódios no total. As sobreviventes desse programa formaram o grupo Twice. O nome desse programa se deu por que contava com 16 participantes.
Mais um exemplo de programa de sobrevivência foi o Finding Momoland, criado também pela gigante Mnet no ano de 2016, contava com 10 trainees da Dubble Kick Entertainment, teve duração de 10 Epsisodios e as integrantes Jane, Nayun, Ahin, Hyebin, Nancy, JooE e YeonWoo formaram o grupo Momoland.
Já o Pentagon Maker foi criado pela própria agencia do grupo, a Cube Entertainment, no ano de 2016 e contrariando o formato comum dos programas, durou mais de uma temporada, os integrantes Jinho, Hui, Hongseok, Shinwon, Yeo One, Yan An, Yuto, Kino e Wooseok, não esquecendo também do ex integrante que possuía o nome artístico de E-Dwan formando assim o Pentagon.
E por fim falaremos da serie Produce também produzido pela Mnet. A primeira temporada, Produce 101, possui esse nome, pois designa ao público o nome de produtores nacionais, escolher 11 membros de um total de 101 trainees vindas de 54 empresas diferentes. Desse programa saíram muitos rostos famosos que conhecemos hoje e os mais conhecidos rostos do entretenimento feminino vieram do grupo I.O.I. (que caso você perceba o nome faz referência ao número 101 que faz parte da nomenclatura do programa) mas tem o seu significa de Ideal Of Idol (Ídolos Ideais) que tinham como integrantes Kim Sejeong (atriz de do drama Pretende Surpresa e ex-vocalista do grupo Gugudam), Jeon Somi (hoje solista da The Balck Label), Jung Chaeyeon (ex-DIA), Chungha (solista), Kim Sohye (atriz), Kang Mina (ex-Gugudan e atriz), Pinky (ex-Pristin), Lim Nayoung (ex-Pristin), Kim Doeyeon (Weki Meki), Choi Yoojung (Weki Meki) e Yoo Yeounjun (Cosmic Girls).
Continuando a falar desses grupos provisórios criados em programas de sobrevivências sul coreanos. Esses programas tem o objetivo reunir os melhores trainees de todas as empresas com a finalidade de montar um grupo seja ele masculino ou feminino, só que o tempo de existência desses grupos é muito curto e após aquele determinado prazo terminar os trainees retornam para as suas empresas e o processo para que aquele artista estreie novamente é reiniciado. Porém o que muitas pessoas não veem é que existem dois lados da mesma moeda, ou seja, um lado positivo e outro negativo.
Falando das vantagens é a oportunidade deles ficarem conhecidos, assinarem com alguma empresa caso seja independentes e se tornarem mais próximos do publico, por verem as suas rotinas e conhecerem um pouco mais deles além dos palcos.
Já as desvantagens são o fato de muitos grupos que mereciam permanecer mais tempo em atividade como Wanna One, IZ*ONE, X1 e UNB se separarem muito cedo, muitas vezes por falta de investimento, rendimento ou controvérsias e polêmicas muitas vezes geradas pela própria produção dos programas. Além do psicológico desses jovens depois de passarem por toda a pressão e o cansaço de ficarem dias e dias treinando para se tornarem "perfeitos" e acabam ficando pouco tempo em um grupo e muitas vezes perdem suas chances ou tem que recomeçar todo o processo.
É um fato que esses tipos de programas são importantes, pois como todos sabem, nem sempre um idol consegue fazer sua tão sonhada estreia, muitos que seguem o caminho das audições das empresas ficam anos esperando seu tão sonhado momento e esses reality podem ser um atalho e um vaga garantida para tão sonhado estrelato e esses programas abrem a oportunidade para que se possa explorar todas as capacidades tantos dos artistas que já debutatam e que vão para grupos temporários, ou para programa de sobrevivência de competição que demostram a capacidade gigantesca de muitos grupos como por exemplo a edição do Kingdom Legendary War que contou com uma das apresentações mais emblemáticas do Ateez fazendo uma versão completamente diferente de tudo que se viu de sua própria música Wonderland, demostrando que um artista pode se reinventar dentro de sua própria música do SF9 que fez uma apresentação incrível da música Stealer do THE BOYZ demonstrando que é possível ir além de suas próprias zonas de conforto.
Porém o que não deve jamais acontece é a manipulação e a exploração psicológica desses artistas, que depositam nesses programas e em seus produtores e empresas de entretenimento o sonho de se tornarem conhecidos, por sua música, dança e canto.
Os programas são importantes disso não há dúvida, mas alguns pontos negativos precisam ser revistos, como por exemplo permitir a maior participação de fãs fora da Coreia para votarem ou terem o mesmo peso de votação dos fãs locais. Afinal de contas esses programas se estivem alinhados corretamente, podem cumprir seu principal papel que é servir de vitrine para que as pessoas venham a conhecer aqueles artistas de maneira mais detalhadamente. Porque o principal ponto a ser pensado é: Qual o objetivo de formar um grupo se ele terá um tempo tão curto de duração?
A proposta do conteúdo em si é boa, independente do formato, seja ele para formarem grupos fixos, para fazer com grupos ou solistas compitam entre si, ou para reunir os melhores trainees e formar um novo grupo, em todas essas perspectivas será possível o publico conhecer a fundo os artistas e muitos deles fazem um sucesso estrondoso como Chungha e Somi, que vieram de um grupo temporário, mas ainda assim é preciso rever o processo de produção, para que as competições de fato sejam justas, sem manipulações ou truques e que de fato vença o melhor e mais qualificado, que o público participe de maneira global e sinta que seu voto foi valorizado.
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Amei a matéria, muito bem escrita e cheia de informações!!