top of page
  • Foto do escritorRami

Pretty privilege: A vantagem em ser bonito na Coreia do Sul existe


Na Coreia do Sul, a aparência física é tudo. Os coreanos buscam a perfeição em tudo o que fazem e sua aparência não foge a essa regra. A cirurgia estética na Coreia não tem o mesmo estigma que tem no Ocidente, a mentalidade sobre o assunto é mais naturalizada pela sua cultura. É normal se deparar com anúncios espalhados pelas ruas de Seoul incentivando o uso de cirurgias estéticas, já que uma sociedade tão competitiva leva em consideração a aparência física da pessoa, quando se pensa em oportunidades.



A Coreia é um lugar para onde sua aparência física determina como você é tratado. A beleza é um símbolo de status tanto quanto riqueza ou sucesso profissional. Mesmo quando você se candidata a um emprego, você deve enviar várias fotos suas para consideração junto com seu currículo. Como o mercado de trabalho coreano é competitivo, enfrentando intensa competição por empregos com benefícios, muitos candidatos se sentem compelidos a melhorar sua aparência para obter vantagem recorrendo à dermatologia ou à cirurgia plástica. Anexar fotos aos currículos instiga e demonstra empenho e dedicação com sua imagem na visão dos coreanos.


Entretanto, nem todos concordam com esse tipo de julgamento. Um membro da Assembleia Nacional da Coreia do Sul apresentou recentemente um projeto de lei que multaria os empregadores que pedissem uma fotografia ou perguntassem sobre a aparência, o local de nascimento, o estado civil ou a escolaridade dos membros da família. O projeto foi aprovado por um comitê legislativo no final do ano passado, mas está paralisado em meio à oposição de um importante grupo comercial, a Federação de Empregadores da Coreia. O grupo argumentou que a aparência é importante no local de trabalho.


A forte ênfase na aparência física na sociedade sul-coreana influenciou a forma como as pessoas são percebidas na vida cotidiana. Geralmente, aqueles que são considerados convencionalmente “bonitos” conseguem a melhores oportunidades. Em muitos casos, a aparência física é mais importante do que a formação educacional ou as qualificações de um potencial candidato. Isso inflência uma grande proporção da população a faz de tudo possível para melhorar as suas características físicas. Algo que está tão empregnado na cultura, que virou um costume de que com a chegada da formatura das jovens, muitos pais oferecem como presente uma cirurgia de pálpebra dupla em seus filhos. SóA forte ênfase na aparência física na sociedade sul-coreana influenciou a forma como as pessoas são percebidas na vida cotidiana. Geralmente, aqueles que são considerados convencionalmente “bonitos” conseguem a melhores oportunidades. Em muitos casos, a aparência física é mais importante do que a formação educacional ou as qualificações de um potencial candidato. Como tal, uma grande proporção da população faz tudo o que pode para melhorar as suas características físicas. Na verdade, com a chegada da formatura, muitos pais fazem uma cirurgia de pálpebra dupla em seus filhos. Só o bairro de Gangnam possui pelo menos 500 salões de estética. A seriedade do lookismo levou as pessoas a tomarem medidas extremas para alcançar os padrões de beleza impossíveis.


A Coreia do Sul é conhecida como a capital mundial da cirurgia plástica. Enquanto em países Ocidentais esses procedimentos têm sua popularidade e clientela de certo modo mais restrita as pessoas de alta renda, na Coreia, que possui o maior número de cirurgias plásticas per capita do mundo, a intervenção estética é praticamente considerado um produto básico. Em uma analogia, sair para fazer Botox não é diferente de sair para fazer compras. Em Gangnam, cidade onde se encontram a maior quantidade de clínicas estéticas da Coreia, estrangeiros comentam como é comum se deparar com mulheres voltando de sua última cirurgia, com os rostos ainda envoltos em bandagens. Esse fato explica o surgimento da expressão Gangnam Beauty, um termo depreciativo usado para descrever pessoas bonitas, mas que evidentemente fizeram uma cirurgia plástica, denotando que parecem artificiais ou como uma beleza plástica.


Sobre o assunto, não é nenhuma surpresa que os idols do K-pop sejam submetidos a cirurgias plásticas devida a grande pressão para manter a imagem perfeita para seguir sendo comercializado ao público. Muitos idols são recrutados nas ruas puramente com base em sua aparência, demonstrando a importância da boa aparência na indústria do K-pop. O papel do “visual” em cada grupo de K-pop destaca ainda mais a importância do visual na indústria. Os membros com a posição de visual recorrentemente são os membros mais populares do grupo, por atraírem a atenção dos fãs desde o início. Por serem bonitos, as empresas de entretenimento esperam usar esse idols para atrair fãs e assim obter lucros.


Apesar da forte ênfase nos rígidos padrões de beleza historicamente estabelecidos na sociedade, existem ídols que estão quebrando os padrões de beleza à sua maneira e demonstrando que todos os tipos de beleza devem ser adotados. Isso influencia positivamente sua saúde e bem-estar, além de inspirar os fãs a se engajarem mais no amor próprio. Porém, até mesmo os fãs acabam por corroborar com essa cultura de beleza imaculada. Um idol é vendido como perfeito para eles, da aparência ao talento. Se não é natural, talento ou beleza, isso é considerado uma falha em um ser que supostamente deveria ser perfeito. A cirurgia plástica, então, se tornou um assunto incitador de discussões entre os fãs de Kpop. Para alguns deles, um idol só é perfeito quando tem beleza natural que é a mais valorizada. Isso acaba criando uma onda de hate sobre idols que tem suas fotos de infância usadas como prova de que para terem alcançado o debut, foram submetidos a procedimentos estéticos.


Então, a mesma sociedade que incentiva a manutenção de um padrão inalcançável também critica aqueles, principalmente mulheres que recorrem a procedimentos estéticos. É evidente em certos artistas a mudança de aparência, principalmente quando comparados a fotos antigas e antes da fama. Mesmo esses tipos de cirurgia serem extremamente comuns principalmente para pessoas do ramo artístico, são poucos aqueles que declaram ter alterado sua aparência por cirurgias plásticas.


Não retirar sem os devidos créditos!


Fonte: 1|2|3







244 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page