Todos nós kpoper, sabemos que a idade de debut está caindo cada vez mais e gerando suas próprias consequências. Porém, ao mesmo tempo que existe grupos com médias de idade de 14 a 15 anos, existem aqueles que estão no ramo exatamente nesse número de tempo na indústria tentando se manter em um ambiente onde ser jovem é um tremenda qualidade.
Podemos não perceber, mas isto está no nosso dia a dia, a cada vez mais aexistem os que acham que 30 estão virando "conservados" ou " estão inteiro pra idade". Vamos lá amigos, vocês realmente consideram o auge da vida de uma pessoa é na adolescência, onde muita das vezes o indivíduo ainda nem se reconhece. Para aqueles que já comentaram algo do tipo, eu recomendo o filme "de repente 30" onde justamente uma menina deseja ter 30 anos para poder ter o controle de sua vida e acredito que muitos dos idols também desejam ter o controle das suas só que se esbarram no medo da obsolescência do idol "velho"
As idols femininas são as mais afetadas por essa realidade. Isso porque, costuma-se ser vendida uma imagem de garota inocente e ao passar do tempo é notável que esse conceito não combina mais com o novo estágio do grupo. Tome como exemplo o Twice, um dos grupos da nação e donas do conceito cute, a medida que vemos nossas queridas meninas crecerem podemos perceber também a alteração sútil dos conceitos que já não levam mais roupas de boneca e aegyo. Para ídolos femininos, 30 é considerado uma idade crucial e bastante avançada. Até atingir essa idade, espera-se que os ídolos femininos tenham definido suas perspectivas de carreira. Muitos optam por desistir de sua carreira de ídolo e passar a atuar.
Isso revela uma característica importante do preconceito de idade no K-pop - claramente atinge menos os grupos masculinos. O fenômeno acima mencionado é difícil de observar quando se trata de grupos masculinos, que geralmente conseguem manter sua popularidade central por muitos anos, apesar dos hiatos do alistamento militar. Isso permite que os ídolos masculinos promovam até os trinta anos, com muitos grupos participando de atividades em grupo de vez em quando e a idade mais velha é considerada sexy no homem
Em quais formas o preconceito de idade se mostra no K-pop? Primeiro, deve-se ressaltar que, geralmente, muita atenção é dada à idade na Coreia do Sul. A idade é considerada crucial na sociedade coreana, pois a hierarquia influencia as interações sociais e as expectativas de comportamento. As pessoas mais velhas ou de posição superior devem ser tratadas de acordo com a designação correta e o nível de formalidade no discurso, e alguém pode ser facilmente considerado desrespeitoso de outra forma. Nos grupos de K-pop, além de papéis como líder, vocalista, dançarino e rapper, há também uma posição atribuída ao membro mais jovem - o maknae. Às vezes, eles são tratados como filhos do grupo e espera-se que ajam de maneira adorável e cativante e, em outras ocasiões, pode-se esperar que concluam tarefas das quais os membros mais velhos são dispensados.
A opinião sobre a idade de ídolos femininos é um produto do pensamento que é dominante na cultura e sociedade coreana. A Coreia do Sul notoriamente tem graves problemas de gênero e levará anos, senão décadas, para que essas visões e estigmatização mudem e se traduzam no entretenimento coreano. No entanto, inverter a direção da influência começando com o K-pop, que está exposto a mais atenção internacional, pode ser um ótimo começo.
Adorava ver mais grupos antigos, principalmente GG, a fazerem pelo menos um comeback por ano. Vemos o exemplo das Brown Eyed Girls que ainda estão ativas fazem um grande