top of page
  • Foto do escritorJéssica Caroline

Paper Moon: o desejo de se sentir viva em um mundo vazio


Paper Moon é um drama sul-coreano de 10 episódios lançado em 2023 pela ENA. A história é baseada numa novel japonesa do escritor Kami no Tsuki, e que já havia sido adaptada para o audiovisual com o filme japonês Pale Moon em 2014.


Yoo Yihwa é uma mulher que se sente sufocada na vida, aparentemente, perfeita que leva. Um dia ela recebe uma proposta de emprego e começa a trabalhar meio período em um banco. Rapidamente Yihwa ganha a confiança dos superiores e se torna responsável pelos clientes VIP. Mas por motivos que a própria Yihwa considera justificável, ela começa a roubar seus clientes e ao mesmo tempo, inicia um caso amoroso com um jovem aspirante a diretor, neto de um dos seus clientes.

O drama é protagonizado pela atriz Kim Seohyung, bastante conhecida por dramas como SKY Castle e, mais recentemente É Tudo Meu. Seohyung interpreta Yoo Yihwa, uma mulher que não tem filhos e vive uma vida aparentemente confortável com seu marido Choi Kihyun (Gong Junghwan), apenas fazendo as coisas de uma dona de casa comum, comparecendo a eventos e saindo com as amigas.


Conforme vamos conhecendo Yihwa, ela passa a impressão de uma mulher muito boa, que sempre segue as regras e nunca reclama de nada. Mas na verdade ela está completamente infeliz e com a vida sem sentindo. Primeiro porque ela se sente impotente por não ter conseguido ser mãe, e em segundo por conta de seu marido Kihyun.

Choi Kihyun é um homem que ganha logo de cara o ódio de quem assiste a produção. Ele faz questão de lembrar a esposa a todo momento que ela é incapaz, corrigindo-a em coisas insignificantes e limitando suas atitudes. Tudo isso, fruto do seu complexo de inferioridade, afinal, sua esposa Yihwa vem de uma família de prestígio, além de ser extremamente inteligente e querida pelos que a conhecem; enquanto Kihyun veio de uma família pobre e que agora ocupa o status de novos ricos.


Mesmo com a vida infeliz, Yihwa aceita tudo com o máximo de naturalidade que ela consegue, até receber uma proposta de emprego de meio período em um banco. E mesmo contra a vontade do marido, Yihwa decide aceitar, afinal ela está no limite, em busca de um sentido para sua vida e desesperada para se sentir útil.

Naturalmente a experiência e empatia de Yihwa faz com que ela chame a atenção dos superiores e ganhe a função de cuidar dos clientes VIP do banco. Nessa função, ela deve ir a casa deles, fazer as transações e recolher as autorizações pessoalmente. Mas a sua atitude paciente e generosa para com os clientes, faz com que ela sofra certas humilhações, como ser assediada por um dos clientes ou ser xingada por outra.


É então que a vida de Yihwa caminha para um destino completamente incerto e longe do caminho sem graça, porém seguro em que caminhava. Talvez por uma necessidade de ser compensada de alguma forma pelas constantes humilhações, Yihwa começa a roubar seus clientes e esse dinheiro tem um destino certo e se chama Yoon Minjae (Lee Siwoo).

Minjae é um jovem simpático e inocente que cruza repentinamente o caminho de Yihwa. Conforme a relação se desenvolve e os dois vão se conhecendo, Yihwa começa a perceber que se sente atraída por Minjae, já ele, por outro lado, não disfarça desde o início os sentimentos que começa a ter pela protagonista.


Não só Minjae deixa claro desde o início seus sentimentos, como também enfatiza que nada tem a ver com a condição financeira que Yihwa pode lhe proporcionar, afinal, quando eles se conhecem, ele não faz ideia de quem ela seja. E todo dinheiro que Yihwa lhe dá, de alguma forma, ele faz questão de devolver.

E diante dessa atenção inesperada que recebe e da necessidade desesperada de se sentir amada e desejada, Yihwa, acaba não resistindo a Minjae e inicia um caso de amor com o jovem. Ignorando todos os alertas de que suas escolhas se encaminham para um final trágico, especialmente os alertas de uma de suas amigas, Rye Gaeul (Yoo Sun).


Rye Gaeul (Yoo Sun) e Kang Seonyoung (Seo Younghee), inclusive, são as duas melhores amigas de Yihwa e completam o drama tornando-o ainda mais interessante. Afinal são duas mulheres de personalidades completamente opostas, mas que mantêm uma amizade desde a infância.

Gaeul é uma mulher inteligente e centrada, mas que tem uma relação complicada com a filha, que vive com seu ex-marido e sua nova esposa. As duas mulheres mantém uma boa relação, o que deixa Gaeul extremamente preocupada quando ela descobre que seu ex-marido está traindo a atual esposa com outra mulher.


Seonyoung tem uma personalidade enérgica que divide a preocupação entre a saúde financeira da família e a necessidade de cuidar dos sogros. E não que esses fatores sejam realmente pontos que acarretam a sua rotina, mas ela os vê dessa forma, e isso a coloca em situações vergonhosas as vezes, mas servem de alívio cômico em alguns momentos.

Completa ainda o elenco principal a Yoon Bora, atriz e ex-integrante do grupo SISTAR, que interpreta uma funcionária do banco que desconfia a todo instante da bondade de Yihwa, servindo de alerta para a protagonista de que a qualquer momento pode ser descoberta.


Conteúdo exclusivo.

Não retirar sem os devidos créditos.

109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page