Apesar dos avanços significativos na promoção da igualdade de gênero na Coreia do Sul ao longo das últimas décadas, a diretora da ONU Mulheres Excelência para a Igualdade de Gênero em Seul, Lee Jeong-shim, destaca que ainda há desafios persistentes a serem enfrentados. Lee enfatizou a importância de esforços específicos e contínuos para alcançar a igualdade de gênero, especialmente em termos de representação política e participação das mulheres na tomada de decisões.
Segundo um relatório da ONU de 2023 sobre o índice de igualdade de gênero, embora a Coreia do Sul esteja acima da média global em garantir necessidades básicas como saúde e educação para as mulheres, ainda há uma lacuna significativa em termos de representação feminina na política e no mundo corporativo. Apenas 19,1% dos assentos na Assembleia Nacional são ocupados por mulheres, abaixo da média mundial de 26,3%, e as mulheres coreanas ocupam apenas 14,6% dos cargos de gestão nas empresas, comparado com a média global de 31,2%.
Lee ressaltou que a falta de representação feminina em posições de liderança tem um impacto direto na sociedade, afirmando que “menos mulheres em posições de liderança significa a falta de oportunidades para que as vozes das mulheres sejam ouvidas na sociedade”. Ela também expressou esperança de que a Coreia do Sul veja progresso na representação das mulheres durante as próximas eleições gerais.
Além disso, Lee abordou a importância do investimento nas mulheres, especialmente em setores que historicamente têm sido negligenciados. Ela destacou que o investimento financeiro nas mulheres continua baixo em todo o mundo e que é necessário aumentar os esforços para integrar a perspectiva de gênero em todos os aspectos da sociedade sul-coreana.
O centro da ONU Mulheres em Seul tem desempenhado um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero na região Ásia-Pacífico, organizando diversas atividades e eventos para conscientização e capacitação das mulheres. Em um evento comemorativo no Dia Internacional da Mulher deste ano, intitulado “Investir nas Mulheres: Acelerar o Progresso”, o centro reunirá participantes dos setores público e privado para discutir formas de aumentar os investimentos nas mulheres e promover a igualdade de gênero.
Lee também destacou a importância de envolver homens na luta pela igualdade de gênero, afirmando que alcançar a igualdade de gênero beneficia ambos os gêneros. O centro da ONU Mulheres em Seul está trabalhando ativamente para envolver oradores masculinos em suas iniciativas, visando combater o equívoco de que a igualdade de gênero é um jogo de soma zero entre homens e mulheres.
Conteúdo exclusivo.
Não retirar sem dos devidos créditos!
Fontes: 1
Comments