top of page
  • Foto do escritorK-Pop News

O que rolou na maior premiação do K-Pop?



O MAMA (Mnet Asian Music Awards) é uma das premiações mais reconhecidas e esperadas no mundo do Kpop. Organizada e planejada anualmente pela emissora Mnet e pela CJ E&M, o MAMA já foi palco de vários dos maiores artistas de kpop e da música coreana por completo. Eles premiam os maiores atos no mundo da kmusic durante o ano e por votação pública oferecem aos artistas um dos maiores prêmios conceituados da música no país, os daesangs, que são classificados nas categorias de artista do ano, álbum do ano, música do ano e o mais recente, ícone mundial do ano. Parece um evento e tanto não é mesmo? E é, mas a premiação já se envolveu em tantas polêmicas e controvérsias, como tratamentos injustos com artistas e manipulações e por isso vem perdendo seu prestígio. E em 2021 não foi nada diferente. A começar pelo fato da falta da presença de artistas que tiveram desempenho grandiosos no ano de 2021, de maioria os grupos da 3º geração. Isso não é difícil de entender porque, ao longo dos anos, a Mnet e o MAMA foram especulados por reunirem desavenças com vários artistas e empresas do entretenimento coreano. Como por exemplo sua rinha com a YG, que por muito tempo foram boicotados da premiação, o que levou a inesquecível diss track de G-Dragon dirigida ao MAMA em 2014.

"Já faz um ano, MAMA. Porque você colocou uma mesa tão grande, você a distribui generosamente para que seus filhos não briguem. Estou crescido agora, então fico satisfeito só de assistir. Apenas alimente os mais jovens." G-Dragon, MAMA, 2014.

Apesar do sucesso indiscutível que os grupos da 4º geração vem tendo, muitos internautas e fãs criticaram o MAMA 2021 pela line-up escolhida. O primeiro fato notado, foi a falta da presença de grupos já consagrados no K-pop, os da terceira geração como BTS, Seventeen, GOT7, BLACKPINK, Monsta X, TWICE, entre outros. No entanto, o que alegrou fãs entre os escolhidos para se apresentar, foi a reunião sempre prometida que finalmente saiu do papel do grupo Wanna One, sendo sua primeira vez em 3 anos que os membros se encontraram juntos em um palco, se tornando a apresentação que teve a maior audiência ao vivo, entre todos os artistas que se apresentaram no MAMA 2021.

Outra reclamação seria a falta da presença de grandes artistas, agora entre os indicados aos prêmios. A premiação foi acusada de sempre indicar e premiar os mesmos atos. Foi notável a ausência de certos artistas entre os indicados como Taemin, Key e Chungha entre os indicados a melhores solistas com hits como "Advice", "BAD LOVE" e "Bicycle" respectivamente. O grupo ATEEZ com sua era "Fever" também foi um dos que os internautas acreditavam que mereciam indicações e acabaram por morrer na praia entre vários outros que mereciam serem indicados pelo sucesso alcançado. É claro que é difícil exigir que todos os grupos sejam indicados, entretanto não é a primeira nem a segunda que a premiação deixa escolhas claras de indicações para trás. Por fim, o MAMA 2021 ficou nas mãos da 4º geração, que todos sabemos que tem visual, vocal, dança e talentos suficientes para realizar apresentações honrosas, porém, infelizmente, as apresentações acabaram se tornando aquelas que talvez não fiquem para a história. A apresentação de abertura do MAMA 2021 foi um dos palcos que os fãs mais esperavam: Bloom The Sound. Esta era uma apresentação conjunta com 6 membros de grupos da 4ª geração, incluindo Hyunjin (Stray Kids), Wooyoung (ATEEZ), Yeji (ITZY), Karina (aespa), Yeonjun (TXT) e Heeseung (ENHYPEN), conhecidos por serem grandes dançarinos, mas quem esperava pela interação dessa line-up icônica se decepcionou ao ver a dança de cada um separadamente sem nenhum momento de uma coreografia colaborativa, sendo assim um apresentação conjunta, porém de solos. Alguns stages foram criticados pela falta de investimento como o do grupo aespa, o palco não tinha adereços e era simples e vazio, somente fornecendo um cenário de vídeo para as "monster rookies" que foram responsáveis por grandes hits do ano como "Next Level" e "Savage".

Um dos momentos mais emocionantes da noite, foi o discurso aos prantos das membros do grupo Brave Girls, que teve um ano e tanto. Foi de um grupo que estava à beira do disband para um grupo que subiu novamente nas paradas musicais principais, varrendo todas as paradas com sua música 'Rollin', que foi lançada em 2017. "Meu coração está batendo muito agora. Na verdade, Brave Girls foi definido para ser dissolvido este ano ...MAMA é uma cerimônia de premiação que eu sempre quis participar, mesmo antes de me tornar cantora. Estamos aqui hoje, não apenas pelo nosso esforço, mas mais graças às muitas pessoas que nos apoiaram. Vamos mostrar um lado ainda melhor de nós no futuro." Minyoung (Brave Girls), MAMA, 2021.

A perfomance do ITZY no MAMA 2021 é atualmente a mais vista dessa edição, ultrapassando 4,1 milhões de views no YouTube. ITZY entregou um desempenho notável com um conceito cativante. Depois de terminar a introdução e a apresentação de LOCO, Ryujin surpreendeu ao apontar uma arma diretamente para a cabeça de Yeji. Ryujin então continuou a impressionar os fãs fazendo cenas de ação no palco, sua interação no palco com Heo Sung Tae (Squid Game) se tornou viral nas redes sociais, mas ao fim seus fãs ficaram descontentes com a perda do prêmio de melhor performance de dança pro grupo aespa.

Justo ou não o MAMA sempre vai trazer a atenção dos kpopers. É impossível agradar todos os fandons, indicar todos que mereciam pelo menos uma pequena gratificação pelo trabalho árduo durante o ano, a premiação levaria horas e talvez continuaria deixando seu público insatisfeito por indicarem pessoas que talvez não merecessem tais prêmios. A Mnet sempre foi conhecida pelas suas controvérsias, mas temo o dia em que não haverão mais grupos que concordem ou que sejam aceitos pela mesma para participar de uma premiação que deveria celebrar, unir e consagrar nossos astros do kpop. Que venha o MAMA 2022.

604 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page