top of page
  • Foto do escritorRami

O país do Kimchi



O Brasil tem a feijoada, os EUA o fastfood e o Japão o sushi. Essas são as comidas típicas de alguns países, mas é extremamente complicado limitar países com culturas tão grandes quantos suas culinárias a somente um prato. Isso não quer dizer que somente esses pratos valem a pena se provar quando se visita o lugar, são somente pratos que contém uma ligação história com o país, assim como a coreia do sul tem com o Kimchi.





O Kimchi é um alimento de origem coreana e foi criado como forma de preservar vegetais. Com um inverno extremamente rigoroso e adeptos de uma alimentação em que os vegetais eram parte central, os coreanos precisaram desenvolver um método de preservá-los durante todo o ano. Logo o povo da região aprendeu também a usar a técnica de fermentação em vegetais. Folhas, legumes e até frutas eram salgados e enterrados em jarras de barro para serem mantidos em baixas temperaturas.





Ele é um prato muito enraizado na cultura coreana. Em 2013, seu preparo entrou para a lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, considerado a base da alimentação dos coreanos, ele pode integrar todas as refeições principais do dia. A palavra kimchi significa “vegetais em conserva”, cujo processo de conservação passou por várias mudanças até se estabelecer no kimtchi de hoje. O kimchi pode ser considerado como a “base da alimentação” dos coreanos, podendo ser consumido nas três refeições diárias.



Para povo coreano, o kimchi também é um lembrete da importância de vivermos em harmonia com a natureza. Assim, a preparação das conservas acontece de acordo com um ciclo anual e costuma ser um ritual familiar. Na primavera, as famílias estocam camarão, anchovas e peixes, salgando-os e deixando-os fermentar. Já no verão é a vez de estocar o sal para as salmouras e secar e moer os pimentões da receita. Quando o fim do outono chega, é hora de preparar o kimchi.



Você com certeza já ouviu fala na famosa cena do “kimchi slap” e agora saberá a origem. O "kimchi slap" aconteceu pela primeira vez no drama matinal da MBC 'Everybody, Kimchi!' durante uma cena entre o membro do elenco Lee Hyo Choon (o batedor) e Won Ki Joon (a vítima). Quando questionado sobre o estado do kimchi, Won Ki Joon afirmou: "O kimchi tinha 3 meses. Tudo pela arte não é mesmo, depois da icônica cena muitas dramas já a reproduziram.




Além do Kimchi ser um alimento delicioso ele trás muitos benefícios a saúde, Os lactobacilos provenientes da fermentação natural do kimchi ajudam no processo digestivo. Outro produto secundário da fermentação são os probióticos, que ajudam a combater várias infecções, o alho presente no kimchi é rico em alicina e selênio. A alicina ajuda a diminuir os níveis de colesterol, o selênio encontrado no alho presente na iguaria mantém a pele e o cabelo saudáveis. As propriedades anticancerígenas do kimchi também foram validadas cientificamente, ele possui ingredientes que inibem o crescimento de células cancerígenas. Além disso com sua fermentação ele está cheio de antioxidantes, que regulam e atenuam o processo inflamatório, e desaceleram o envelhecimento, a longo prazo, o consumo de kimchi também ajuda na prevenção de rugas, talvez esse seja um dos motivos da pele impecável dos coreanos.


Com todos esses benefícios e também pra provar um gostinho da Coreia, que tal tentar fazer o Kimchi na sua casa?




Ingredientes

· 2 acelgas

· 1 nabo branco grande cortado em fatias finas

· 1 maço de cebolinha verde ou nirá picada

· sal à gosto

· 2 colheres (sopa) de gengibre ralado

· pimenta vermelha em pó (gochu karu) à gosto


Modo de preparo

1. Corte as folhas da acelga ao meio, passe sal dos dois lados das folhas e faça uma pilha com elas, deixe assim por quatro horas.

2. Depois disso, lave bem a acelga, em água corrente, para tirar todo excesso de sal.

3. Em um pote, disponha as folhas de acelga, as fatias de nabo, a pimenta e o gengibre ralado.

4. Tampe o pote e deixe fora da geladeira de um dia para o outro.

5. Pode ser servido como entrada ou acompanhamento de peixes e frutos do mar.


E pronto, agora você pode apreciar o prato típico de um pais diferente para sair da mesmice da culinária do dia a dia, usando o prato como acompanhamento e também cuidando da sua saúde.





Fonte:tudogostoso.com

581 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page