Quem nunca desejou que um casal ficasse junto, que atire a primeira pedra. Nos kdramas, onde é claro, tudo é fictício, shippar um casal é mais do que inofensivo pois, tratam-se de personagens em que sua atuação tem exatamente esse objetivo, comover e entreter o público. Entretanto, o shipp também existe entre pessoas reais que normalmente possuem muitas interações e geralmente a química é muito presente, também, existem aqueles shipps sem pé nem cabeça, oriundo de uma única interação tendenciosa. Bom, até então os motivos e consequencias dessa cultura de incentivar e torcer para que duas pessoas fiquem juntas não parece danoso. Mas, tudo tem seu lado extremo e ruim e aqui vamos citar alguns problemas nessa cultura do shipp muito presente na industria do kpop e kdrama.
Afinal, o que é o shipping?
Basicamente shipping significa o ato de um fã desejar que alguns personagens fictícios ou celebridades terminem juntos romanticamente. Mas, uma vez que você entra no K-pop, você pode ver que tem uma justificativa muito diversa da definição geral. Shipping é uma parte significativa da cultura de fãs do K-pop, e seus apoiadores variam de shippers casuais até fãs obstinados de que existe somente um único par verdadeiro e fará de tudo para provar isto. Em resumo, é quando fãs ou admiradores, imaginam que duas ou mais pessoas estão romanticamente ou platonicamente engajadas.
No K-pop, a cena é bem comum. Os fãs de K-pop são amantes obstinados de seus ídolos e muitas vezes eles relacionam um ídolo com outro ídolo e criam inúmeras teorias sobre seu relacionamento. Essas teorias são não intencionalmente gerada pelos próprios idols em questão, interagindo uns com os outros no palco ou em funções de premiação ou reality shows. Nada sobre suas preferências pessoais é conhecido na maioria dos casos e nada sobre suas vidas é mostrado abertamente na televisão. Nós só vemos a imagem que nos é vendida sobre o idol e como na tela e eles são gentis e sempre interagem com muita educação os shippers pensam em um combinação instantânea, seja românticamente ou apenas como uma amizade profunda.
Alguns fãs são artisticamente inspirados e, portanto, criam obras de arte realistas ou fanarts dos ídolos que eles shippam e alguns fãs que são escritores muito talentosos, escrevem fan-fics magníficas sobre seus artistas favoritos. Desde que as musas dessas fanarts ou fan-fics não sejam prejudiciais a ato de shippar continua sendo apenas uma atividade de fãs. Ma existem os casos que passam do limite.
Alguns fãs podem exagerar em suas criações, e é aí que as coisas saem da diversão e se tornam ofensivas, e com razão. Alguns fãs começam a ficar tão obcecados que eles escrevem ou criam cenários indesejados e desconfortáveis entre os ídolos em questão. Que podem prejudicar a vida do idol devido a politica do kpop de não namorar, e também gerar guerra de fandons que muitas vezes não concordam com um relacionamento qe sinceramente, talvez nem exista.
Cultura de shipping com tendência queer?
Os fãs nem sempre torcem para que seu bias envolva romanticamente, pode ser um tipo de bromance ou apenas um par incrível no palco enquanto eles se apresentam. Existem opiniões de que o sucesso do estilo BL fornecido pro público coreano e que possui muitas fãs do sexo feminino, ofereceu um olhar "queer" para shippar idols. Foi levado em consideração que a tendência desse tipo de ship é considerada uma maneira "segura" para as fãs do sexo feminino envolver-se com ídolos. Porém, a maioria entende que o shipp é apenas uma fantasia, uma “válvula de liberação” para tensão sexual em um ramo que falar sobre sexualidade, além dos conceitos, é quase um crime.
O shipp pode ser muito divertido e saudável de feito moderadamente.Temos que olhar para os ídolos como seres humanos com seus gostos e desgostos, suas próprias mentes e corações. Não se pode forçar sua vontade sobre os outros. As pessoas que se dizem “fãs” de tais ídolos, devem aprender a respeitar as decisões e a privacidade de seus ídolos. Criar fanarts e fan-fictions não é errado, pois também é um método de mostrar seu amor e apreço por seu artista favorito, mas essas criações devem ser mantidas para os próprios criadores ou compartilhadas com o público de forma que eles respeitem os ídolos e sua privacidade.
Não retirar sem os devidos créditos
Comments