top of page
  • Foto do escritorRami

O limite da criativide na indústria do K-POP



Aviso: A matéria é puramente informativa já que é um assunto que tem sido importante na indústria do k-pop, nos da equipe KPOP NEWS2 não temos a intenção de criar nenhum hate aos grupos mencionados, afinal os culpados são suas empresas, os idols somente reproduzem os que lhe foi passado. Com isso em mente leia a matéria e entenda sobre o assunto.


O gênero musical K-pop é uma dos mais conhecidos por suas originalidades. Figurinos deslumbrantes, coreografias de outro mundo e grandes conceitos onde os grupos se encaixam. Porém, Teria o limite de criatividade chegado? Nós kpoppers, já quase estamos acostumados, com acusações de plagio ( copia sem autorização) entre as empresas que inserem os artigos reutilizados em seus grupos que acabam sofrendo hate sem nem ter culpa alguma. Veja algumas polêmicas de plágio que foram alvo de polêmica:


1. KQ Entertainment – ​​My Teenage Girl

No final de My Teenage Girl, os participantes competiram em uma missão final para determinar quem estrearia no grupo feminino do programa, CLASSy. A equipe “Challenger” tocou “Sun”, uma música original produzida e escrita pela integrante do (G)I-DLE e mentora do My Teenage Girl, Soyeon. Os fãs do ATEEZ, no entanto, notaram imediatamente como o refrão de “Sun” era semelhante ao “Wave” do ATEEZ.

Após os fãs do ATEEZ notarem semelhança nas músicas, Edenary, o compositor da WAVE, foi adicionado às informações de crédito da faixa, “SUN”.


KQ Entertainment, agência do ATEEZ se pronunciou que "Não houve discussão prévia com o produtor original da música, Edenary, é claro. Com relação aos criadores que têm suas próprias atividades de trabalho originais, esperamos que informações falsas sejam corrigidas imediatamente. Também pedimos evitem fazer suposições imprudentes". Uma hora depois que a KQ Entertainment divulgou sua posição, Soyeon explicou seu lado sobre a controvérsia, admitindo que há uma semelhança entre as músicas. No entanto, ela declarou que havia entrado em contato com a KQ sobre os créditos da música, porém eles recusaram e pediram que alteração fossem feitas, mas a equipe responsável pela versão do programa divulgou sem nenhuma alteração e sem os créditos. Soyeon pediu desculpas ao compositor, aos artistas e seus fãs.



2. SM – aespa

O grupo feminino novato da SM Entertainment teve mais de uma acusação de plágio em torno delas. Para começar, muitos fãs e internautas levantaram preocupação afirmando que o MV de 'Black Mamba' era semelhante ao 'POP/STARS' do K/DA, ambos utilizando cenas dentro de um metrô e também o rosto assustador do monstro. A agência SM Entertainment, criadora do grupo aespa, finalmente se ponunciou sobre algumas das acusações de plágio. A empresa emitiu um comunicado, por meio da Sports Kyunghyang, sobre a controvérsia em torno do clipe de estreia do grupo, “Black Mamba”. “Nós contatamos o artista [após a polêmica] e a agência que foram mencionados como parte do clipe de ‘Black Mamba’ e falamos sobre nosso processo de planejamento, assim como o mundo por trás do grupo. O artista e a agência entenderam nosso plano e o processo de produção, e eles confirmaram que não tinham objeções contra as cenas em questão."



3. JYP - TWICE

No lançamento da title "More & More" houveram controvérsias sobre o MV filmado. A JYP Entertainment chegou a emitir uma declaração relacionada à alegação de um artista de que a agência replicou uma de suas obras de arte no videoclipe do TWICE sem crédito ou consentimento. O artista Davis McCarty compartilhou uma foto de sua instalação de arte em arco de refração de luz Pulse Portal, comparando-a com o Mv, em um post do Facebook agora excluído. Sua obra de arte foi criada em 2018, enquanto o videoclipe foi lançado em 1º de junho de 2020. Ele considerou a instalação do videoclipe uma violação de direitos autorais.

A JYP Entertainment disse que eles foram informados de que o set do mv mostrava semelhança com uma obra de arte existente e que entraram em contato com a produtora do videoclipe, solicitando que falassem com McCarty para resolver o problema.



4. JYP - NMIXX

O novo grupo da JYP, vem chamado atenção por suas música inovadora. Mas não é só por isso que elas estão no centro das atenções. Por sua definição, a letra N, que significa novo, próximo e desconhecido; e a palavra MIX, que simboliza combinação e diversidade. Podemos perceber que o objetivo do grupo é mesclar diversos sons e conceitos, porém fãs de outros grupos ficaram descontentes com a mescla de conceitos consagrados e que deram tanto trabalho para dar certo. Grupos como LOONA, aespa, ATEEZ são citados como inspiração. A JYP até o momento não divulgou uma nota oficial sobre o assunto.


Esquerda ATEEZ; Direita NMIXX

5. Zenith Media Contents - LIPBUBLE

LIPBUBBLE estreou como um grupo de sete membros em 22 de março de 2017 com o single digital “Popcorn”, que assume um conceito fofo de líder de torcida. No entanto, os internautas perceberam rapidamente que o conceito era estranhamente semelhante ao conceito do TWICE para “Cheer Up”, observando que as roupas, cores, cenas do mv e até poses eram muito similareas as do TWICE. Diferentes fandoms as acusaram de plagiar conceitos do TWICE e Red Velvet, o que fez com que seu MV recebesse muitos dislikes. No entanto, as alegações de plágio foram rejeitadas como infundadas pela sua empresa. Após 2 anos de atividade o grupo sofreu o disband.




Esquema Lipbubble; Direita TWICE

Em cima Lipbubble; Em baixo TWICE



Fonte: 1|2


245 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page