top of page
Foto do escritorJéssica Caroline

K-DRAMAS SOBRE A INDÚSTRIA DO K-POP


Ser idol de k-pop é o sonho de muitas crianças e jovens ao redor do mundo. Mas estar perante os holofotes, mostrando seu talento, influenciando a vida de outras pessoas e tornando seu nome famoso, não é algo tão simples assim. Na lista de hoje, trouxemos k-dramas que mostram a dura realidade dos grupos idols, além das incertezas, inseguranças e problemas que enfrentam antes e após o debut.


É, se você acha que vida de idol é fácil, está enganado! Conheça nossa lista e descubra.


PART-TIME IDOL


É um minidrama de 5 episódios com pouco mais de 30 minutos por episódio também conhecido como Temporary Idols. Nessa história bem curtinha e divertida conhecemos um produtor musical chamado Jung Taekyung (Kim Minkyo) que é uma lenda no mundo do k-pop por ter produzido grandes nomes da indústria como 2NE1, BIGBANG e WINNER (tudo de mentirinha para dar base a série, claro). Só que apesar do sucesso, ele resolveu abandonar tudo e sumiu por 8 anos, até reaparecer determinado a lançar um novo grupo de k-pop.


Esse novo grupo misto, porém, é formado por figuras consideradas pouco talentosas ou problemáticas dentro da empresa: Kwon Hyunbin (Kwon Hyunbin, ganhou fama após participar do Produce 101 Season 2, e atualmente faz parte do projeto JBJ) gosta de chamar a atenção e passa mais tempo nas redes sociais do que fazendo qualquer outra coisa, além disso não canta nem dança bem; Sooah (Hwang Seungeon) é extremamente talentosa, mas muito envergonhada, por isso não consegue cantar em público; Kim Heejung (Kim Heejung, do Crew Purplow), é talentosa e bonita, mas não consegue controlar a raiva; Soohyun (Lee Soohyun da dupla AKMU) já estreou numa dupla com o irmão, mas ela não tem autoconfiança e desde que o irmão foi para o exército, ela sofre com o estresse excessivo; e por fim, o último membro a chegar é Kwon Youngdeuk (Kwon Youngdeuk, que juntamente com o irmão gêmeo é um dos maiores dançarinos da Coreia), um dançarino de sucesso que sempre sonhou em ser idol, mas nunca conseguiu debutar.


Na tentativa de tornar o grupo unido e com a mesma sintonia, apesar das diferenças, o produtor Jung decide que todos devem morar juntos, inclusive ele, que utilizará de métodos duvidosos, mas extremamente divertidos para fazer seus traines superarem suas dificuldades pessoais. Por ser curto, nada é muito complexo ou difícil de se resolver, por isso é um drama fácil de acompanhar, com personagens divertidos e uma trilha sonora bem bacana.


Disponível: Netflix



IDOL: THE COUP


Em Idol: The Coup conhecemos o Cotton Candy, um girl group considerado falido que está completamente despedaçado. A única coisa que ainda mantém o grupo unido é sua líder Jena (Ahn Heeyeon, EXID), a força central que aceita passar por qualquer humilhação e faz um esforço além do possível para manter vivo seu sonho e o das outras meninas do grupo e prestes a vê-lo dissolvido, Jena encontra o que pode ser a última chance de fazer o grupo estourar e assim anular o seu fim.


Além de Jena, compõem o quinteto Hyunji (Ahn Solbin, Laboum); Chaea (Green, Redsquare), Stella (Han Soeun) e El (EXY, WJSN). Diante do fracasso do grupo, cada uma das membros lida com essa situação a sua própria maneira. Hyunji tornou-se agressiva, com atitudes que muitas vezes magoam especialmente Jena, e por conta disso vive imersa em arrependimento e culpa. Chaea vem de uma família famosa, mas pelo fato de seu grupo não ter feito sucesso, ela se sente deslocada ao mesmo tempo que não consegue abandonar o time. Stella é a figura no grupo que mais apoia Jena em sua determinação de não desistir, além disso, como aspirante a atriz ela precisa que o grupo se mantenha. Por fim, El, já carrega o fracasso de um primeiro grupo falido, e parece uma personagem que luta apenas pelos seus próprios interesses.


Apesar de ser um tema sempre presente em produções que envolvem o mundo do k-pop, Idol: The Coupe, consegue trazer com fidelidade as tristezas, desilusões e conflitos da indústria do entretenimento. Acompanhamos – e sofremos juntos, ouso dizer – a dura realidade do cruel e injusto mundo dos holofotes contaminado com mentiras, humilhações e enganações que fazem muitos sonhos morrerem, mostrando que é preciso muito mais do que talento para chegar ao topo.


Disponível: Drama Fansub, Taled Fansub



K-POP - EXTREME SURVIVAL


O drama de 2012 (sim, 10 anos, então espere aqueles cortes de cabelo emo e toda aquele dramalhão com emoções exageradas), com 14 episódios, produzido pelo Channel A, acompanha Ji Seungyeon (Go Eunah), uma garota que sonha em ser cantora de hip hop, mas para agradar seus pais está tentando entrar para uma escola de música clássica em Londres.


Quando é reprovada na audição, Seungyeon decide voltar para a Coreia escondido, onde irá participar de uma audição em uma grande empresa para realizar seu sonho. O problema é que o próximo grupo que a empresa lançará será um grupo masculino e para não perder a oportunidade Seungyeon se veste de homem e encara as audições, passando nos testes ao lado de seu melhor amigo Kwon Jiwoo (Kwak Yonghwan), que também tem o sonho de ser idol e a ajuda a manter seu segredo enquanto convivem com os demais traines que compõem o M2 Junior.


Apesar de ser um drama musical que acompanha a rotina dos traines em ensaios, aulas e treinamentos, o romance fica por conta da própria Seungyeon com o vocalista principal, Woo Hyun, do grupo M2 (para o qual os traines do M2 Junior estão lutando para entrar). Definitivamente, se você está atrás de um clichê, esse é o drama certo. Além disso ele se utiliza do gênero gender-bender (gênero em que personagens do sexo feminino se vestem e se comportam como garotos, e vice-versa) para garantir muitas confusões e risadas.


Disponível: Netflix



LET ME BE YOUR KNIGHT


Taein (Lee Junyoung) é o cantor e membro mais popular da banda Luna. O quinteto é mundialmente conhecido e conquista a todos por onde passa, mas a realidade da banda não é tão brilhante quanto aparece nos holofotes. Para manter o grupo na posição onde está, Taein se vê sob extrema pressão e depois do lançamento do último álbum, com músicas autorais, que foi um fracasso, Taein começa a sofrer de sonambulismo e quem vai tratá-lo é In Yoonjoo (Jung Insun) uma guia turística que se passa por sua irmã gêmea, uma médica renomada, e vai viver com o grupo.


Além de Taein, compõem o Luna, Wooyeon (Jang Dongjoo), o guitarrista que é a mãe do grupo, Lee Shin (JR, NU'EST) o baixista galã, Yoochan (Yoon Jisung, Wanna One), o baterista que nasceu para ser idol e Gaon (Kim Donghyun, AB6IX), o maknae tímido e fofo. Logo no primeiro episódio temos a oportunidade de conhecer um pouco da personalidade de cada membro do grupo.


Apesar de ser um drama de romance e com muitas cenas de comédia, a trama mostra com clareza como a pressão sobre os artistas podem afetar sua saúde física e mental. Nosso protagonista masculino sofre de sonambulismo causado pelo estresse e fazia uso excessivo de remédios para dormir, questões sérias que podem causar consequências extremas e difíceis de reversão.


Disponível: Drama Fansub, Drama Club, Taled Fansub



IMITATION


Imitation é um drama de 2021 com 12 episódio lançado pela KBS, baseado em um famoso webtoon de mesmo nome. A história gira em torno de vários idols da indústria de k-pop em várias fases de suas vidas profissionais, precisando lidar com as pressões da indústria e ainda por cima a produção é recheada de idols que amamos.


Maha (Jung Jiso) é uma jovem que treinou durante anos e que após muito sofrimento finalmente conseguiu debutar no grupo Tea Party, juntamente com Hyunji (Lim Nayoung) e Ria (Minseo). Seu grupo, porém, não faz muito sucesso e o destaque que Maha recebe é fruto de sua aparência que lembra a solista de sucesso, La Rima (Park Jiyeon, T-ARA). E como se não fosse suficiente, a vida de Maha se torna ainda mais complicada quando ela acidentalmente machuca Kwon Ryeok (Lee Junyoung, U-KISS), o membro mais popular do boy group SHAX.


O grupo SHAX, por sua vez, faz muito sucesso no cenário do k-pop, e além de Ryeok, ele é composto por Jongho (Ateez), Hwiyoung e Chani, ambos do SF9. Os três interpretam respectivamente Hyeok, Yihyun e Eunjo (um ex-membro, melhor amigo de Ryeok, que desapareceu misteriosamente). Do outro lado, temos o grupo SPARKLING, composto pelo Yunho, Seonghwa e San do Ateez, que interpretam Yujin, Seyoung e Minsoo, respectivamente e Hyuno (Lee Suwoong, Boys Republic).


Tea Party, SHAX e SPARKLING são três grupos fictícios que estão no mundo do k-pop. Enquanto o Tea Party e o SPARKLING ainda estão tentando seu espaço no cenário musical, o SHAX já garantiu seu sucesso e se mantém nos holofotes. Mas todos passam igualmente pelos mesmos problemas de aceitação do público, conflitos pessoais, hates nas redes sociais e pressão das empresas e produtores para estarem sempre no auge e ganhando dinheiro para as empresas. Um destaque muito legal de Imitation foi que a produção inovou ao promover os artistas em programas de TV como se fossem grupos reais.


Disponível: Drama Fansub, Kingdom Fansub.



4.025 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page