top of page
Foto do escritorK-Pop News

K-BANDS: HISTÓRIA, CONCEITO E RECONHECIMENTO


Quando se pensa em música sul-coreana, o primeiro conceito que vem à mente da maioria das pessoas é K-Pop, ou seja, a visão de grupos e solistas masculinos e femininos, cantando e dançando, sob a junção de ritmos como pop, eletrônico, dance ou R&B. Contudo se engana que pensa que o país só se resume a um único ritmo musical. Para quem não sabe existem também as K-Bands (bandas sul coreanas), que geralmente na sua grande maioria fazem o estilo de rock e Indie (que vem a ser um estilo mais independente). Mas primeiro vamos diferenciar dois conceitos. Grupos de Kpop são um conjunto de pessoas geralmente com mais de três, em que os integrantes não tocam nenhuma espécie de instrumento, apenas cantam, dançam e fazem rap. Já banda é a junção de mais de três pessoas, em que todos os integrantes tocam algum instrumento musical. Diferenciando esses dois conceitos seguimos adiante.


Todos sabem que o Kpop um dos gêneros mais populares do país, mas tiveram grupos que ao debutarem vieram com um conceito inicial de banda, como é o exemplo do grupo AOA, as meninas que fizeram sua estreia com a música Elvis, tiveram a ideia inicial de todas as integrantes estarem tocando instrumentos musicais, com a perspectiva de que poderia ser uma banda. Isso se dá porque a agência delas, FNC Entertainment, tinha em seu foco inicial a montagem de bandas, um grande exemplo disso é o CNBLUE uma das bandas em atividade mais antiga do país que tem um conceito musicalmente diversificado, mas que por algum motivo a empresa foi deixando esse foco de lado e debutando grupos de Kpop. Isso pode se da pela alta rentabilidade e popularidade que o gênero tem no país.



A história das bandas musicais da Coreia do Sul é muito antiga e passa pela década de 50 onde possui raízes no rock americano. Isso se deu por conta de que haviam soldados americanos que lutavam na Guerra da Coreia e assim os músicos locais aprendiam esse estilo de fazer musica e se apresentavam em palcos improvisados justamente para esses soldados americanos. No ano de 1962 Shin Jung-hyeong formou a primeira banda de rock coreano, a ADD4, dando assim a oportunidade de muitas bandas surgirem depois, formando o movimento GROUP SOUND (Sons de Grupo ) que tinha o objetivo de formas grupos de artistas que tocavam algum instrumento musical e assim formarem bandas como: HE6, K’okkiri Brothers e Key Boys que são as mais antigas e conhecidas no país, tais grupos montaram seus estilos musicais inspirados no rock americano e britânico que fazia sucesso mundo afora. Naquela época o rock era considerado uma depravação e consumir esse produzir esse tipo de cultura era considerado um crime. Na década de 70 a Coreia estava sob administração militar e Shin Jung Hyeon foi preso por porte de entorpecentes, Han Dae Soo se mudou para Nova York em uma espécie de auto exilio, logo após seus álbuns serem proibidos e censurados pelo governo sul coreano. Uma década depois o rock sul coreano volta vivenciar seus tempos de ouro, com jovens e adultos ouvindo hard rock e heavy metal e aí que surge a banda Magma durante um festival de música, dando sucessão a outras banda como Baekdusan, Boohwal, Sinawe. Foi um período de ascensão desse estilo musical lá na Coreia.



Já em 1990 com a chegada do regime democrático no país o rock se fixa como gênero musical, pois como a informação corria de maneira mais livre, a juventude coreana poderia se expor de maneira mais livre ao consumo de música estrangeira e dessa forma montar seus próprios suas bandas. Assim bandas como Crying Nut e No Brain surgem com mais estilos associados ao rock. Já no período final dessa década a diversidade das bandas musicais coreanas só aumentavam. Bandas como Rux e The Geeks introduziram não só o rock, mas diversos outros estilos musicais em suas músicas. O Cherry Filter por exemplo iniciava um estilo de baladas emocionais, punk rock e trance (uma vertente que pertence a música eletrônica).


Os anos 2000 marca a permanecia das bandas, como uma opção de entretenimento além dos grupos de Kpop. A banda NELL surge em 2001 com seu mais pesado e psicodélico, formada pela Wollim Entertainment o quarteto se tornou mundialmente famoso. Em 2003 o BUZZ surge com um estilo de baladas melancólicas, inclusive os artistas fizeram tanto sucesso que uma de suas músicas a Gilding, foi usada como tema de abertura do anime Naruto. Grandes empresas como a SM também investem em lançar bandas. Em 2004 o TRAxX surge com um estilo mais puxado para o metal rock. A FNC também desejou embarcar no segmento de bandas e em 2007 resolveu debutar o F.T Island e após dois anos trouxe o CNBLUE tornando uma das bandas mais conceituadas em atividade do país. Se tornando inclusive trilha sonora de diversos KDramas. O que deu espaço para que cinco anos depois o Day6 pela JYP debutasse e se tornasse uma das bandas mais populares de lá, atingindo o um sucesso não só local, mas mundial também.



O que muitos não sabem é que não existiram programas de sobrevivência voltados apenas para kpop, mas também para formação de bandas. E um dos mais completos foi o SuperBand que tinha como objetivo formar bandas compostas por vocalistas, músicos clássicos, instrumentistas e até DJs. O programa foi criado em abril de 2019 pela emissora JTBC e foi na contramão da tendencia dos programas de formação de grupos de Kpop. O motivo da criação desse tipo de conteúdo foi justamente a falta de variedades e a desvalorização de bandas no cenário sul coreano. O programa tinha como jurados Yoon Jong Shin e Yoong Sang respectivamente produtor e cantor da banda Link Park. Joe Hahn vocalista da banda Nell. O cantor solo Kim Jong Wan e a vocalista da dupla AKMU Suhyun. Todas as apresentações estão disponíveis do canal da JTBC no YouTube. Vale muito a pena conferir e constatar a qualidade dessas bandas.



O lamentável é que a maioria das pessoas não conhecem muitas bandas que estão em atividade atualmente e por isso muitos bons artistas não tem o reconhecimento merecido. Muitas bandas sul coreanas, fazem um trabalho excelente e possuem músicas marcantes e memoráveis. Pois ao pensar em entretenimento vindo da Coreia do sul automaticamente as pessoas pensam em grupos de kpop, que são facilmente confundidos com bandas, o que gera um certo apagamento desses artistas que são incríveis. Pensando nisso destacamos abaixo o top 6 de bandas que você precisa conhecer, das mais populares as não tão populares assim, mas que dispõe de um trabalho musical fantástico. Vale a pena adicionar a sua playlist musical.


ONEWE: Formada em 2015 pela RBW Entertainment é composta pelos integrantes: Yonghoon (vocalista), Harin (bateria), Kanghyun (guitarra), Dongmyeong (tecladista) e CyA (baixista e rapper). A banda iria debutar com o nome de M.A.S 0094, mas resolveram alterar o nome. O single Butterfly, Find A Flower foi lançado no ano de 2015 pela agencia Moder Music, porém em 2017 os artistas saíram da empresa e foram a RBW, onde lá mudaram o conceito e o nome da banda também. Onde fizerem um re-debut com o nome de ONEWE. Ainda falando um pouco sobre a história dos meninos, enquanto eram um grupo independente, todos os seus lucros com a venda de seu primerio EP, foram destinados a caridade. O ONEWE é ótimo exemplo da diferença entre banda e grupo na indústria musical sul coreana. É muito interessante conhecer a discografia deles, principalmente as mais recentes, onde é possível compreender a maturidade musical deles como artistas.



ROLLINZ QUARTZ: Formada em 2019 com a integrantes Yeongeun (bateria), Iree (guitarra), Jayoung (vocalista), Hyunjung, (guitarra base), Arem (baixo) pela Star Entertainment é uma das poucas bandas femininas de Krock em atividade, fez sua estreia no ano de 2020 com o single Blaze, em que é possível sentir de inicio o estilo da banda, um som com riffs mais pesados e um vocal bem marcante. É impossível não se impressionar com o talento dessas meninas. Que são emblemáticas também em fazer covers, de diversas músicas. Alguns deles que merecem destaque são: Good Night (Dreamcatcher), Dynamite (BTS). Um ponto de destaque é que as artistas são super acessíveis com os fãs, principalmente em interações em redes sociais, respondendo e curtindo comentários, nas paginas oficiais do grupo, no Instagram e no YouTube por exemplo um EP que merece ser destacado é o Fighting, lançado no ano passado e reúne um dos principais trabalhos da banda, sendo possível ver a qualidade delas. As canções são escritas e compostas pelas integrantes, tornando assim o trabalho ainda mais autoral e próximo do objetivo que elas desejam passar como artistas. A qualidade na execução dos acordes, demonstrando um domínio impressionante delas em tocar seus respectivos instrumentos. Ou seja, é possível, ouvir as marcações da bateria, do baixo e da guitarra nas músicas delas. É muito importante valorizar uma banda feminina em atividade, algo que não é comum na Coreia. E esse é um ótimo exemplo da qualidade de girl band.




THE ROSE: O quarteto formado em 2017 conta com os integrantes Woosung (Guitarra), Jaehyeong (baixo), Dojoon (teclado), Hajoon (bateria), fez seu debut pela J&Star Company, com o single Sorry. Atualmente a banda reincidiu o contrato com a companhia e está sendo gerida pelo selo Windfall. Os músicos começaram sua carreira tocando na região de Hongdae em Seoul, um local popular justamente pela apresentação de artistas independentes. Recentemente os artistas fizeram uma apresentação emblemática no festival LOLLAPALOOZA, fazendo todos os presentes cantarem e encantaram, até mesmo quem não os conheciam, pode afirmar que os artistas fizeram uma apresentação, repleta de energia e muita emoção. O repertorio musical delas é muito diversificado e não pode ser restringido a um único estilo musical, pois eles vão desde da balada romântica com o exemplo de Sorry e Sour. Até um pop rock com RED, fazendo um mix com o estilo acústico com Time. Explicando o porque dos caras terem sido ovacionados quando chegaram solo brasileiro. Destacando o vocal do Woosung, que consegue alcançar notas altíssimas e possui um timbre único. A eficiência dos meninos como musico, também faz a banda adquirir uma qualidade impressionante. Sua musicas falam na maioria das vezes de emoções que vivemos e as vezes ficam presas dentro de nós. Em uma recente entrevista à revista QUEM, eles relataram que os seu diferencial é justamente a sua humanidade e o segredo para o sucesso foi acreditarem em si mesmo, por mais que em muitas vezes as circunstancias mostrassem que eles não fossem conseguir. O diferencial de suas letras se dar justamente da união e da irmandade que se estabeleceu entre eles. O The Rose é uma banda humana, que faz musica para tocar o coração das pessoas.



HYUKOH: Formada em 2014 pela DRDRamc tem em sua composição os integrantes: Oh Hyuk (vocalista, violão), Im Dong (baixo), Lim Hyunjae (guitarra), Lee Emwoo (teclado, violino e flauta). A banda possui sua característica musical voltada para indie, mas considera-se que faz um som independe, ou seja, eles passeiam tanto pelo estilo de rock, como de indie, o que possivelmente poderia se caracterizar como um indie rock. O vocalista da banda já fez participações importantes com outros artistas como na música D (Half Moon) do solista Dean. Muitas musicas deles demonstram a versatilidade da banda, mas duas que merecem destaque são WI ING WI ING, que explora justamente seu lado mais indie e Burning Youth que explora um pouco mais de seu lado rock. Geralmente os artistas abordam temas, como juventude, a vida cotidiana em suas músicas. Citizane Kane é um exemplo marcante do estilo de som underground que eles fazem, ou seja, uma espécie de musica fora dos padrões esperados. Se você não conhece a banda, essas três sugestões são um começo para saber a amplitude musical deles.



3rd Line Butterfly: A banda de estilo Indie formada no ano de 1999 com os integrantes Kiwan (guitarra e vocais), Sangah (guitarra e vocais), Kyuhyeong (baixo), Sangwoo (bateria), Whiru (violino e vocais) e Namyun (teclado). Os músicos foram considerados a primeira superbanda em cena no país, por trazer um estilo diversificado. Os membros vieram de outras bandas como a Huckleberry Finn, Pippi Band e 99. O trabalho inicial deles consistia em fazer uma musica mais voltada para o grunge (que seria um espécie de subgênero do rock, ou seja um rock alternativo) e para o New Wave (que seria um estilo de rock que mesclava entre o punk e pop). Porem com o passar do tempo, eles resolveram mesclar seu estilo entre o indie, o pop e o eletrônico o terceiro álbum deles Time Table lançado em 2010 demonstra muito bem essa transição no estilo musical. Dois exemplos bem notáveis desse álbum são as músicas: Snush que possui um bom estilo de percussão e um baixo bem marcado, logo em sua introdução. Where`s the love é uma musica que representa bem o movimento indie e eletrônico do grupo, com arranjos bem ousados é uma musica bem diferente e explorativa no cenário de variedade musical. O mv Ex Life também é uma boa sugestão que merece ser apreciada. Essa banda é um exemplo de variedade não só musical, mas é uma das bandas mais antigas a possuir gênero misto (homens e mulheres) em sua formação. É uma ótima recomendação, para sair do convencional. O lamentável é que não se sabe o que aconteceu com eles, pois seu ultimo lançamento foi no ano de 2017.



SE SO NEON: Uma banda de indie rock formada em 2016 pela empresa Magic Strawberry Sound. Fizeram seu debut no ano de 2017 com o single A Long Dream. A banda possui em sua formação os integrantes: U-su (baterista), Hyunjin (baixista) e Soyoon (vocalista e guitarrista), o seu nome é familiar, pois ela lançou um trabalho solo, a musica Smoke Sprite em parceria com o RM (BTS). O vocal da Soyoon, já é algo que merece total atenção, pois a artista é muito habilidosa e possuía uma extensão vocal incrível, além de ser uma ótima instrumentista. Mas o trabalho da banda em si é muito interessante, com mvs bastante repletos de criatividade, como por exemplo de Joke, onde trás uma abordagem diferente de um relacionamento entre duas pessoas. As construções das batidas em paralelo ao modo de interpretação dos vocais dela, realmente impressionam bastante. O mv Jayu mostra um outro lado dessa versátil e talentosa banda, demonstrando um lado artístico mais intimista e criativo, fugindo e muito dos padrões, estéticos comerciais. São duas sugestões de trabalho da banda, que mostra o paralelo entre o rock e o indie.



É notável que as bandas sul coreanas, sejam elas de pop rock, rock ou indie merecem mais notoriedade. São músicos e interpretes extremamente talentosos, que buscam sempre inovar trazendo referencias de dentro e fora de seu país. Esses são apenas algumas sugestões dos milhares que existem e merecem ser mais exploradas pelo público, que gosta e se interessa em consumir cultura coreana. Artistas como esses geralmente, tendem a desenvolver um trabalho mais autoral então é possível vislumbrar suas personalidades e emoções através de suas canções.


Conteúdo exclusivo!

Não retirar sem os devidos créditos!

291 visualizações6 comentários

6 comentarios


Cristina
Cristina
06 abr 2023

matéria excelente com o conteúdo bem detalhado e uma explicação de excelente qualidade

Me gusta
Michelle Rezende
Michelle Rezende
06 abr 2023
Contestando a

Muito obrigada 😊

Me gusta

Aerton Gabriel
Aerton Gabriel
06 abr 2023

Amei essa matéria! Tantas bandas que não conhecia! Amei cada detalhe!

Me gusta
Michelle Rezende
Michelle Rezende
06 abr 2023
Contestando a

Muito obrigada querido pelo carinho 😍

Me gusta

Hong Joong official
Hong Joong official
05 abr 2023

Saber estas informações sobre kpop, mesmo uma fã de anos ainda não sabe sobre assunto a fundo.

Continue estou amando suas matérias.

Me gusta
Michelle Rezende
Michelle Rezende
06 abr 2023
Contestando a

Gratidão 😊 pode deixar que vamos continuar

Me gusta
bottom of page