top of page
  • Foto do escritorRami

Jogos Infantis coreanos que deram origem a Squid Game



A Coreia do Sul é conhecida pelos seus diversos jogos dinâmicos para se divertir com os amigos e esse fato foi finalmente notado por todo o mundo pelo sucesso do k-drama Squid Game/Round 6. Um dos fatores prevalentes do sucesso da série foi com certeza o fato de adultos estarem lutando por suas vidas através de brincadeiras que nos divertíamos quando éramos crianças, jogos infantis com regras fáceis sendo levados tão a sério trouxe o interesse do público em mais um seriado de sobrevivência, porém, de certo modo inovador.

Alguns desses jogos são conhecidos mundialmente, como as regras e até mesmo o nome, como é o caso do cabo de guerra, entretanto alguns possuem algumas variações ou até mesmo não são conhecidos por quem não teve sua infância na Coreia do Sul, então vamos saber um pouco mais sobre esses jogos.


Ttakji (딱지)

É o jogo que gera o convite ao Squid Game, onde o vendedor (Gong Yoo), nosso inesquecível Goblin, aposta com Seong Gi-hun (Lee Jungjae) uma partida em que o ganhador levaria 100 mil wons e o perdedor um tapa na cara. O ttakji é um brinquedo tradicional coreano, feito de papel e batalhas de Ttakji são uma brincadeira onde se coloca o Ttakji do oponente no chão e se arremessa o próprio Ttakji sobre ele. Caso o ttakji do oponente seja virado, quem arremessou vence.


No vídeo abaixo aprenda a fazer um ttakji para jogar com os amigos, mas cuidado com o que aposta...



Mugunghwa kkoci pieot seumnida (무궁화 꽃 이 피었 습니다 )

Com certeza esse jogo foi um dos mais populares no drama, marcando o início dos jogos de sobrevivência, esse jogo aqui no Brasil funciona basicamente como "Batatinha frita 1,2,3". Porém existem algumas diferenças quando jogado no pelos sul coreanos. No lugar de "batatinha frita 1,2,3" ao iniciar o jogo deve ser falado:


"Mugunghwa kkoci pieot seumnida"

무궁화 꽃 이 피었 습니다

"As flores de hibisco desabrocharam"


Algumas regras também foram mudadas na séria para melhorem se adequarem ao conceito do jogo mas ele é normalmente jogado de modo que enquanto um jogador está de costas para o grupo, as pessoas correm em direção à linha de chegada. Assim que aquele de costas termina de dizer, "as flores de hibisco desabrocharam" ele rapidamente deve virar para encarar o grupo. O grupo deve congelar. Qualquer um que é visto movendo-se tem que dar as mãos àquele que está no controle do jogo. Após a 1ª pessoa dar as mãos, as outras pessoas pegas se movendo dão as mãos às outras pessoas que foram vistas se movendo, formando uma corrente. O jogo continua assim até que alguém alcance a linha de chegada e toque na pessoa no controle, então, todos fogem enquanto o mesmo tenta pega-los.



Dalgona (달고나)

Dalgona não é o nome de um jogo e sim do doce que é utilizado no mesmo. A dalgona é uma popular comida de rua na Coreia, principalmente entre crianças, como é retratado na série. O jogo foi criado pela facilidade em que o biscoito de açúcar se quebra e seus desenhos característicos, o objetivo é destacar o desenho do doce sem quebra-lo. Além se ser prática de comer também são para fazer consistem em somente dois ingredientes, açúcar caramelizado e bicarbonato de sódio, agora é só escolher uma forma e um alfinete, mas nada de lamber ou de isqueiros.



Jogo da Lula (오징어 게임)

O jogo mais importante do seriado que até mesmo leva o seu nome. O diretor do kdrama relatou que esse jogo era o mais competitivo dos jogos que ele jogou quando criança.


É o (jogo) mais simbólico da "sociedade competitiva moderna" em que vivemos.

Hwang Dong-hyuk, diretor de Squid Game.


O jogo envolve duas pessoas (ou equipes) tendo que lutar uma contra a outra dentro de uma grade desenhada no chão que mais ou menos se parece com o contorno de uma lula.

Os jogadores são divididas em dois grupos: o ataque e a defesa. Uma vez que o jogo começa, a defesa pode correr em dois pés dentro dos limites, enquanto o ataque fora da linha só pode pular com um pé. Mas se um atacante cortar a cintura da lula ultrapassando a defesa, ele terá a liberdade de andar livremente sobre os dois pés. Para vencer, os atacantes devem tocar no pequeno espaço fechado na cabeça da lula com seus pés depois de dar o toque da vitória, você grita: "Viva".



2º temporada?


Squid Game fez um enorme sucesso por todo o mundo e depois de seu fim todos nós esperamos por uma segunda temporada. Se houver o que não falta são novas opções de brincadeiras infantis coreanas que podem ser usadas para destruir ou salvar a vida de alguém.


Gong-gi (공기)

É um jogo tradicional coreano, que pode ser jogado por 1 ou mais pessoas. Para se jogar Gongi-gi, são necessárias de 5 a 7 ou mais “pedras” chamadas de Gonggitdol (공깃돌) e uma superfície lisa. Hoje em dia não se usam mais “pedras”, mas, pedrinhas coloridas que são feitas de plástico. O jogo tem 5 níveis no qual cada nível tem um objetivo diferente. Quando se joga com mais de uma pessoa, a primeira coisa a se fazer é decidir quem irá jogar primeiro. Para isto todos os jogadores, um de cada vez, pegarão as pedras e as jogaram para cima, a pessoa que conseguir pegar mais pedras com o dorso da mão será o primeiro jogador.



Go-Stop (고스톱)

O jogo se joga com um baralho de 48 cartas, esse tipo de baralho é conhecido como Hanafuda (花札) e significa “cartões de flores” em japonês., dividido em 12 casas, cada uma com quatro cartas. Cada casa representa um mês do ano e tipos de cartas são: Junk, Ribbons, Animals e Bright. Pode ser jogado sozinho ou com até três jogadores, o jogo em si possui bastante regras e suas cartas as vezes podem ser muito similares dificultando a aprendizagem do jogo, mas nada como algumas partidas para aprender na prática, você pode encontrar o baralho a venda pela internet aqui no Brasil.



Gomujul Nori (고누 놀이)

Durante todo o Squid Game as mulheres são desprezadas por serem consideradas fracas para jogos de força, porém existem momentos em que os próprios jogadores assumem que as mulheres podem ter vantagens em jogos usualmente jogados for meninas na infância e esse jogo é um dos mencionados.


O jogo pode ser jogado por duas pessoas, mas normalmente chega a quatro ou mais pessoas divididas em duas equipes. Depois de se unirem, os líderes de ambas as equipes deve-se determinar quem vai primeiro. A equipe vencedora inicia o jogo, enquanto a outra equipe segura o(s) elástico(s) para eles. A equipe que inicia o jogo então precisa se mover em sincronia com uma música predeterminada, onde, caso não o faça, as equipes trocam de papéis. Uma vez que uma equipe é capaz de ter sucesso na sucessão de movimentos, ela prossegue para a próxima fase do jogo. O jogo aumenta em dificuldade aumentando a altura do elástico. A altura começa no nível do tornozelo, antes de subir gradualmente até a panturrilha, joelhos, coxa, cintura, barriga, ombro, pescoço, cabeça e uma largura de mão maior que a cabeça. Ocasionalmente, o nível fica tão alto quanto os braços totalmente estendidos para cima, tornando difícil pegar o elástico com os pés, e assim a equipe de jogo fica em pé para pegá-la.

459 visualizações0 comentário

Kommentit


bottom of page