top of page
  • Foto do escritorRami

Idols podem namorar ou são propriedade dos fãs?


Na Coreia do Sul, a indústria do entretenimento, incluindo a indústria do K-pop, muitas vezes coloca uma ênfase significativa em manter uma imagem "inocente" e "disponível" para os ídolos. Essa gestão de imagem visa atender a um público amplo, incluindo fãs que podem idealizar ídolos e investir emocionalmente neles. Como resultado, há uma relutância histórica e cautela em reconhecer e confirmar relacionamentos com ídolos, pois isso poderia afetar a popularidade de um idol.


A cultura de fãs dos idols está profundamente enraizada com o relacionamento parassocial e a fantasia de namorado-namorada entre os fãs e seus idols. É essencialmente por isso que os fãs coreanos também são mais sensíveis ao assunto, especialmente com os ídolos que fornecem muito fanservice. A ideia de que você está perto e é necessário para o seu ídolo também pode levar você a gastar mais produtos e álbuns, então é uma situação lucrativa para a empresa também. Então, quando um ídolo namora é como se fosse quebrada a imersão de que os ídolos são seus parceiros e é como um sinal de que eles não respeitam mais seus fãs, conforme os mesmos.


O fato de alguns fãs verem favs como potenciais interesses amorosos para si mesmos foi há muito tempo é escolhido como o motivo por trás de sua sensibilidade, mas às vezes esse não é necessariamente o caso. Alguns, sim, desenvolvem sentimentos românticos, mas com mais frequência, eles reagem com sensibilidade a questões de namoro porque temem que suas estrelas possam perder popularidade e ficar para trás no cenário caótico da indústria.

Acredita-se que cada geração reaja diferente a notícia de um casal novo no mundo dos famosos coreanos. Fãs mais jovens, especialmente aqueles na adolescência e no início dos 20 anos, podem ter visões mais idealistas e romantizadas dos ídolos. Eles podem ser mais propensos a reagir negativamente às notícias de namoro de ídolos, sentindo-se desapontados ou até mesmo traídos, já que muitas vezes investem emocionalmente na persona do ídolo.A opinião de um público mais geral pode variar muito, porém muitos tem uma visão mais pragmática entre os adultos. Eles podem ver o namoro de ídolos como uma parte natural da vida e dos relacionamentos, e não colocam muita ênfase em manter uma imagem fabricada. Esse é um dos motivos dos atores, quando pegos em escândalos de namoro, não serem tão julgados quanto os idols. Além uma base de fãs de idade variada, eles não são projetados para serem uma mercadoria, tendo mais liberdade quanto ao assunto, mas muitos ainda assim preferem manter seus amantes em anonimato.


Todo esse receio em ser pego em um date, é gerado pela própria mídia. Plataformas de notícia como a famosa Dispatch revela algum relacionamento que claramente queria ser mantido em segredo. Ao mesmo tempo que desaprovam esse tipo de invasão de privacidade, as visualizações e comentários aumentam porque nós mesmos, somos aqueles que alimentamos esse tipo de indústria.


Nos últimos anos, houve muitos casos de idols, muitas vezes após anos, que acabaram se abrindo sobre seus relacionamentos amorosos, o que poderia indicar uma mudança na atitude da sociedade em relação a esse tópico. No entanto, existem os que demoram anos para revelarem seus amores devido à privacidade ou por serem impedidos por suas empresas de gestão, enquanto algumas já aboliram a regra contra o namoro, para muitas ainda pode ser um assunto delicado devido à possível reação dos fãs e o impacto no lucro.


Ser idol é uma profissão que depende totalmente da opinião dos outros, o fã. Se torna fácil idealizar uma pessoa produzida para ser de um modo, julgamos a roupa, a voz, os looks e a coreografia. Realmente é necessário se sentir disposto a julgar a vida amorosa de uma pessoa adulta que vive sua vida em outra realidade que a nossa? De shippar ao ponto de não aceitar um parceiro diferente daquele projetado?. Felizmente as últimas revelações de namoro que envolvam idols tem tido boa repercussão, talvez será um dia possível que idols namorem entre si abertamente como qualquer outro jovem.


Conteúdo exclusivo.

Não retirar sem dos devidos créditos!

718 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page