G-Dragon: A jornada do ícone do K-pop que revolucionou a música e a moda!
- Trycia Pereira
- 2 de abr.
- 3 min de leitura

Nascido como Kwon Ji-Young, mas conhecido como G-Dragon, sua carreira se estende à, cantor, rapper, compositor, produtor e designer sul-coreano da Galaxy Corporation.
Ele é membro do boygroup BIGBANG e também é cantor solo, fazendo sua estreia em 18 de agosto de 2009 com o álbum "Heartbreaker".
CARREIRA & BIGBANG
Com apenas 7 anos seus talentos para a música já estavam florescendo, o que ocasionou sua estreia no grupo infantil "Little Roora" e após a dissolução do grupo (1 ano depois) ele se juntou a SM Entertainment como trainee.
Após 4 anos na SM Entertainment (aos 12 anos) ele saiu da agência para entrar na YG Entertaiment, empresa essa que o tornaria uma das figuras mais importantes para a populariação do Kpop no mundo inteiro.
Em 19 de agosto de 2006, durante o show de 10º aniversário da YG Family na Olympic Gymnastics Arena de Seul, o BIGBANG (boygroup com originalmente cinco membros) fez sua estreia oficial, tendo G-Dragon como líder.
CARREIRA SOLO, POLÊMICAS & SUB-UNITS
Seu primeiro álbum solo "Heartbreaker" que inicialmente estava programado para abril 2009, foi adiado para agosto, a fim de coincidir com seu aniversário de 21/22 anos. O álbum contou com várias colaborações com outros artistas da YG Entertaiment, sendo assim muito bem recebido pelo público e chegando a vender mais de cinco milhões de cópias, além de ganhar premiações como: Álbum do ano pela Mnet Asian Music Awards de 2009.
Como nem tudo são rosas, após o lançamento do seu álbum de estreia, a Sony Music, acusou o cantor de plágio nas faixas "Heartbreaker" e "Butterfly", sendo a primeira acusada de ser similar a música "Right Round" do rapper Flo Rida, e a segunda sendo acusada de plagiar a música "She's Eletric" da banda Oasis. No entando, mais tarde a EMI (Eletric and Musical Industries) responsável na época pela distribuição da canção do Flo Rida, anunciou que não encontrou semlhanças entre as duas canções.
Em março de 2010 a YG Entertainment anunciou que o Flo Rida iria participar do primeiro álbum ao vivo do G-Dragon, "Shine a Light".
Em novembro do mesmo ano, foi comunicado que T.O.P se juntaria com G-Dragon para o lançamento de um álbum colaborativo, a sub-unit intitulou-se, GD&TOP. O álbum trouxe hit como: "High High", "Oh Yeah" e "Knock Out", músicas essas que conquistaram o coração do público e das paradas musicais, agarrando vários prêmios e alcançando os topos das paradas musicais.
Em 2011, o cantor se afastou de suas atividades, devido a um teste que deu positivo para o uso da maconha, por se tratar de uma primeira inflação do cantor, o caso resultou em um indiciamento sem penalidade.
Uma nova sub-unit surgiu em novembro de 2014, desta fez o parceiro de G-Dragon foi o Taeyang, essa dupla rendeu uma das melhores canções já feitas em uma sub-unit. "Good Boy" alcançou o topo da Billboard World Digital Songs.
SAÍDA DA YG E NOVO CAMINHOS
Em dezembro de 2023, a YG Entertainment anunciou oficialmente a saída de G-Dragon da agência, e no dia seguinte a Galaxy Corporation, informou que o cantor assinou contrato exclusivo com eles e que faria seu retorno em 2024.
Após sua saída da YG, a empresa transferiu para o cantor os diretos da marca registrada como "G-Dragon" e "GD".
O tão esperado retorno do cantor aconteceu em outubro de 2024, com o sigle digital, "Power".
DIAS ATUAIS
O último comeback do cantor aconteceu em 25 de fevereiro de 2025, com a música "DRAMA" que já acumula mais de 21 milhões de visualizações no YouTube.
Conteúdo exclusivo! Não retirar sem os devidos créditos.
Comments