top of page
Foto do escritorJéssica Caroline

Filmes Coreanos de Terror para um Halloween de Arrepiar!



Tá a fim de curtir o Dia das Bruxas levando uns sustos no sofá? Pois prepare a pipoca, apague as luzes e confira a lista dos filmes que separamos para você.


GONJIAM: HOSPITAL MALDITO

Onde assistir: Globoplay, YouTube e Google Play



O filme acompanha sete jovens que mantêm o canal “Horror Time” no Youtube. Eles topam a aventura de realizar uma transmissão ao vivo no hospital que dá nome a história, no dia que marca o aniversário de fechamento da instituição, à meia noite, com o objetivo de alcançar um milhão de views.


A filmagem é construída predominantemente no estilo estética do found footage (a partir de imagens pré-existentes) e possui o mesmo formato de filmes como Bruxa de Blair, [REC], Luzes de Phoenix. E como toda trama do gênero, causa medo, possui suspense, mas também uma pitada de diversão.


A produção foi gravada na National Maritime High School, na cidade de Busan. Curiosamente o filme foi objeto de controvérsia e quase foi barrado na época de seu lançamento, a questão foi parar na justiça, mas a vitória foi dos realizadores do filme que conseguiram seu lançamento.


O local escolhido para as filmagens foi construído em 1992 e tendo suas atividades encerradas em 1996, o antigo hospital, que foi demolido em 2018, desenvolveu sua fama nos anos seguintes ao seu fechamento, a partir de relatos de curiosos que visitavam suas ruínas em busca de uma aventura sinistra.


AS FACES DO DEMÔNIO

Onde assistir: Telecine, Prime Video, YouTube e Google Play.



O filme começa com o padre Joongsoo realizando um exorcismo, porém ele falha na tentativa de expulsar o demônio do corpo de uma jovem, levando-a ao suicídio. Abalado pelo fracasso, ele desiste da batina, atuando apenas como professor, enquanto sente o distanciamento de sua família. Seu irmão, Ganggoo, muda-se para outra cidade, com a esposa Myungjoo, e os filhos, Sunwoo, Hyunjoo e Woojong.


Logo na primeira noite na nova casa, a família tem dificuldade para dormir, devido a um vizinho, que parece preferir trabalhar durante a madrugada. Ao questionar o estranho pelo incômodo, ainda mais quando um gato é encontrado enforcado em frente a uma das janelas, Ganggoo entra num ambiente satanista, com cruzes invertidas por todos os cantos, animais mortos usados em sacrifício, incluindo um bode crucificado, além de sangue, um odor horrendo de morte, e sinais de constantes rituais no local. Ao fazer a denúncia, a polícia não encontra qualquer vestígio do que foi relatado, mas é o suficiente para que os problemas realmente comecem.


Um por um, cada personagem começa a ser influenciado pelo demônio, agindo de maneira agressiva, violenta, insana, mas posteriormente sem recordação do que aconteceu. É nesse ambiente que o tio ex-padre é chamado para ajudar, testando mais uma vez sua fé.


O LAMENTO

Onde assistir: Prime vídeo, YouTube e Google Play



Goksung, um vilarejo rural isolado em uma região montanhosa da Coreia do Sul, irrompe uma série de assassinatos assustadores. No primeiro dos chamados, o sargento Jeon e o restante da força policial local deparam com uma casa de lavradores lavada em sangue. O marido matou a mulher e a filha a facadas e ele próprio é encontrado em um estado difícil de explicar: completamente coberto de sangue e lama, olhar vidrado, corpo coberto com pústulas, e incapaz de falar qualquer coisa.


O exame de sangue sugere que ele consumiu cogumelos selvagens e alucinou. Mas Jeon e seu parceiro, apesar da pouca competência como policiais e da total falta de experiência com homicídios, acham a tese duvidosa.


O episódio dos lavradores, porém, é só o primeiro de vários igualmente medonhos. Começam então a surgir boatos de que um estranho velho japonês (Jun Kunimura) que se mudou para a floresta próxima é um demônio, e está por trás desse horror. Vigiando uma cena de crime, Jeon é avisado por uma jovem misteriosa de que, se o japonês permanecer ali, não vai sobrar ninguém vivo no vilarejo. Mas, de novo, a explicação parece a ele bizarra.


Mesmo assim, o policial Jeon começa a investigar o velho e junto com um jovem diácono protestante fazem uma descoberta perturbadora na cabana do japonês. Para completar, a filha pré-adolescente do sargento acorda com uma febre comendo tudo que encontra pela frente e reações que fazem seus parentes acreditarem que ela está possuída. Ainda sem entender o que está acontecendo, o policial contrata um xamã, mas as coisas parecem piorar depois da primeira tentativa de ritual. e Jeon já não sabe mais quem é o demônio e em quem pode confiar.


O CLOSET

Onde assistir: YouTube e Google play, prime Video



O filme começa com a gravação em uma fita de vídeo de uma sessão de limpeza espiritual feita por um xamã, só que o ritual dá errado. Em seguida, vemos um pai indo com a filha para uma nova casa, num lugar afastado. Ambos estão se recuperando da morte da esposa e mão da menina e tem um claro problema de relacionamento entre eles.


Para piorar a situação, coisas inexplicáveis começam a acontecer na casa e a criança começa a agir de forma estranha depois de desaparecer em um armário que há dentro da casa. É então que o seu pai percebe que o móvel esconde segredos macabros.


A história, que parece muito óbvia, vai recebendo complicações que parecem pequenas, mas fazem toda diferença no seu desenrolar. Vários elementos típicos de filmes de assombração e de crianças envolvidas com assombração são usados de forma inteligente e os sustos são bem colocados. Com um toque final dado pela relação entre pai e filha, seus momentos de silêncio, ajudam a explicar suas personalidades e a construção de seus laços familiares.


NÃO CLIQUE

Onde assistir: Apple TV e Viki



Jeongmi é uma estudante de ensino médio que mora com sua irmã mais velha, Sehee, depois que seus pais se mudaram para o exterior. Jeongmi é viciada em internet e gosta de fazer compartilhamento de vídeos, até que ela ouve falar de um "vídeo proibido" e decide assisti-lo.


Para encontrar o vídeo, Jeongmi conta com a ajuda do ex-namorado de sua irmã, que trabalha para a unidade especial de crimes cibernéticos. O que Jeongmi não sabe, é que coisas estranhas começam a acontecer com quem o assiste.


Não clique é um filme de 2012 que lembra bem "O Chamado". Quem lembra da história? Quem assistia a um vídeo misterioso recebia uma ligação dizendo que morreria em 7 dias. Em "Não Clique" não é diferente e agora as duas irmãos vão ter que destruir a maldição, ou morrerão.


Diante de tantas produções do gênero, a história é bastante previsível. Mas se você for daqueles que se assusta fácil, vai tomar alguns sustos sim. O bom do filme é que não utiliza de exageros para criar o suspense, além disso, ao longo da história, é impossível não torcer para que as personagens consigam sair ilesas da história.


MIMIC: NÃO CONFIE NAS VOZES

Onde assistir: Telecine, Prime Video, Apple TV, YouTube, Google Play, Globoplay.



A história começa com uma família tentando continuar depois do desparecimento de um de seus filhos. A tentativa, porém, começa a dar errado quando Heeyeon, a mãe desse família, encontram uma garotinha perdida na floresta. Daí em diante começam a descobrir que há diversos casos de desaparecimento nessa floresta, que já tem fama de ser assombrada pelas vozes de seus espíritos.


Dizem as lendas que no Monte Jang, local próximo de onde a criança foi encontrada, a misteriosa montanha abriga uma criatura perigosa que imita as vozes das pessoas, para capturá-las.


O filme é bem eficiente em criar um clima tenso, enquanto intercala com momentos de humanização dos personagens, fazendo com que nós tenhamos certo grau de empatia. E se você gosta de filmes com sustos, esse não é o caso. Mas apesar das imagens, MIMIC se sustenta nos efeitos sonoros. Principalmente no jogo de vozes que ficam buzinando nos ouvidos de todos em cena, que é justamente a premissa óbvia do roteiro.


BEDEVILLED

Onde assistir: Plex TV e Fansubs.



Haewon é a trintona da cidade, após viver várias complicações em sua vida, decide passar um tempo em uma ilha onde costumava passar férias quando criança. Lá, ela reencontra Boknam, uma antiga amiga de infância. Mas Haewon rapidamente percebe que Boknam vive um pesadelo na ilha.


A ilha, por si só, é um personagem que faz parte da história, com seus personagens que vivem em sua própria realidade, distante do mundo exterior. fica claro que ela se torna quase inacessível, dessa forma, ninguém entra ou sai facilmente.


Após várias tentativas de fuga, Boknam vê na chegada de sua amiga uma oportunidade perfeita para escapar desse pesadelo, mas será que ela vai conseguir? Boknam é tratada como uma verdadeira escrava na ilha, de formas diferentes, elas sofre na mão de todos naquele lugar, mas a presença de sua filha, a tem mantido presa àquele lugar.


Após um incidente com a criança, é que as coisas começam a mudar realmente na ilha. Aqui o horror é apresentado através de situações bem realistas como discursões de gênero, machismo, violência, exploração, dentre outros. E para completar vem a vingança de Boknam contra aqueles que a atormentaram por anos. O final dessa história, não é necessariamente feliz, mas bem condizente com toda a sua trama. O objetivo aqui, é mudar Haewon.


MEDO

Onde assistir: Disney Plus



O filme começa com Sumi, narrando para seu psiquiatra os acontecimentos de um fatídico dia que mudou o curso de sua vida. Em seguida, acompanhamos a sua chegada com a irmã, Suyoen em casa, um ambiente que transmite estranheza, angustia e com atmosfera soturna.


A relação das garotas com o pai é claramente conturbada. O pai é sempre frio e distante, mas aparentemente seu comportamento estranho é justificado, pois há um segredo nessa relação, mas só saberemos se chegarmos até o fim. A relação da madrasta com as duas meninas também não é das melhores, com aquele típico jogo existente entre madrastas e enteadas.


Até que os segredos na trama começam a ser revelados, como por exemplo, a causa da morde da mãe das meninas que como a enfermeira rapidamente ocupa o posto de madrasta.


A história faz uso da presença física de uma entidade sobrenatural para criar um terror mais psicológico do que físico, o que nos leva a várias perguntas enquanto seus pontos são descobertos pouco a pouco: Porque Suyoen é sempre passiva e nunca fala? Porque é sempre Sumi quem a defende? Os demais personagens são frutos da mente de Sumi? Seria sua madrasta também uma versão sua, fruto de sua imaginação? Perguntas que só serão respondidas ao final da história.


Conteúdo exclusivo.

Não retirar sem os devidos créditos.

88 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page