top of page
Foto do escritorRami

Feriado Gwangbokjeol - O Dia Nacional da Libertação Coreana



No próximo domingo, dia 15 de agosto, se comemora um dia muito importante para a história da Coreia como nação, é o dia da comemoração da desocupação da península coreana pelo Japão que ocorreu de 1910 à 1945, durando em seu total 35 anos. Gwangbokjeol (광복절) em sua tradução literal significa "Feriado da Restauração da Luz", pois o período de domínio colonial japonês foi considerado obscuro.

Em 1945, durante o fim da ll Guerra Mundial, com a derrota dos Aliados, o Japão declarou rendição e a península coreana foi libertada. Durante o período da ocupação japonesa a cultura coreana foi extremamente oprimida, de manhwas até o próprio idioma sendo proibidos a Coreia teve sua identidade apagada. O Japão impunha seu poder militar severo e qualquer sinal de resistência coreana era reprimido com força. Os homens eram forçados a batalhar pelo país colonizador na linha de frente ou condenados a trabalho forçado em fábricas, enquanto mulheres coreanas viravam "mulheres de conforto" para soldados japoneses.




Com o fim da ll Guerra Mundial declarada em 1945, em 1948 os soviéticos apoiaram Kim Il Sung como novo líder da Coreia do Norte e Sygnman Rhee foi formalmente instalado como o primeiro presidente da Coreia do Sul, sendo o feriado Gwangbokjeol um dos poucos feriados comemorado pelas duas "Coreias".


O feriado público é comemorado por todo o país com muitas festas e desfiles, a decoração principal é a bandeira nacional da Coreia do Sul, a chamada Taegeukgi, que toma conta das ruas com o objetivo de homenagear os heróis que lutaram pela liberdade. O país "para" para que seus cidadãos celebrem a libertação e a volta à luz de modo que a maioria das escolas, empresas, escritórios governamentais e bancos fecham durante o dia, embora muitos hotéis, restaurantes e locais de interesse permaneçam abertos para as festas.



No Independence Hall of Korea, museu situado em Cheonan e inaugurado em 15 de agosto de 1987, ocorre a cerimônia oficial do Memorial Day com a presença do Presidente da República da Coreia do Sul. Nesta cerimónia se canta a "Canção de Gwangbokjeol", composta para esta data e que em sua letra fala do sacrifício do povo e celebra a chegada deste dia.


Fonte:

» Gwangbokjeol: National Liberation Day Celebration in Korea and Overseas. Disponível: korea.net/TalkTalkKorea/Korean/community/community/CMN0000010891


Gwangbokjeol. Disponível: asiasociety.org/korea/


Não retirar sem os créditos.

115 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page