top of page
  • Foto do escritorMichelle Rezende

Fandons de Kpop: uma comunidade além da música


Dentro do universo do Kpop os fandoms são conhecidos, por sua intensidade, dedicação e paixão aos seus ídolos. Nesse paradigma os fandoms são organizados, como comunidades sociais, em que pessoas reunidas, normalmente de maneira online, se reúnem e em comunidades e expressam seu amor aos artistas. Os fandoms, possuem indentidades, ou seja, cada um possui um nome, uma cor e até mesmo uma data oficial de sua criação, onde alguns grupos de Kpop, como por exemplo Monsta X que possui o fandom Monbebe e SF9 que possui o fandom Fantasy comemoram a data de aniversários desses respectivos fandoms. Mas o que vem a ser propriamente um fandom qual é o seu conceito? A sua influência e relevância tanto para a vida dos artistas, quanto no que se refere a esfera social?


Devido ao que se chama de olhos desatentos, a vida corrida e o cotidiano cheio de tarefas e afazeres para cumprir, não é percebido, a grande importância social e cultural que o fandom possui dentro e fora do Kpop. Isso se dar porque muitas vezes, não é percebido as camadas que estão por debaixo desses segmentos. Como por exemplo: Você sabia que se um ou vários fandoms se unirem, podem influenciar em decisões políticas, ou ainda mais se os fandoms se mobilizarem pode ajudar a vida de muitas pessoas em causas sociais. No Brasil por exemplo fandoms como os Armys (BTS) fizeram uma campanha de incentivo no Twitter para mobilizar jovens maiores de 16 anos a tirarem o título de eleitor. O fandom do EXO (Exo-l), se mobilizou para arrecadar fundos para levar respiradores a Manaus no período em que a capital amazonense passava por uma crise na saúde. Esses são somente alguns exemplos do poder que esses grupamentos sociais possuem.


Um dos elementos centrais da organização do fandom de K-pop é o estabelecimento de "fan clubs" ou "fanbases" dedicados a um grupo ou artista específico. Esses clubes são liderados por administradores que coordenam as atividades do fandom e mantêm os fãs informados sobre os acontecimentos relacionados ao artista. Eles também podem ter plataformas online, como fóruns, sites, grupos de redes sociais ou aplicativos de mensagens dedicados, onde os fãs podem se reunir, compartilhar informações e discutir sobre o artista. Dentro dos fandoms, é comum que os fãs se organizem em equipes ou comitês para realizar diferentes tarefas. Essas tarefas podem incluir a organização de eventos especiais, como encontros de fãs, festas de aniversário de ídolos e projetos de apoio. Esses grupos de fãs também podem se envolver na promoção do artista, como a compra e streaming de músicas, a votação em premiações e a divulgação de conteúdo relacionado.


A comunicação entre os fãs de K-pop ocorre principalmente através das plataformas online. Além dos fóruns e grupos de redes sociais mencionados anteriormente, os fãs também utilizam hashtags específicas nas redes sociais para se conectar e acompanhar as conversas sobre seus artistas favoritos. Eles compartilham notícias, fotos, vídeos, fanarts e outros conteúdos relacionados, demonstrando seu apoio e amor pelo grupo ou artista. Se tornando assim um elemento primaz para o engajamento do artista. Um fator que merece também ser observado é justamente o de interação social, seja de maneira online ou presencial esses fãs se conectam em nome de um denominador comum, seu artista favorito e assim desenvolve relações sociais e emocionais contundentes. Confira alguns exemplos de fandoms que fazem a diferença no mundo:


EXO-L (fandom do EXO):

Em 2017, os fãs do EXO organizaram uma campanha chamada "EXO Love Donation" para comemorar o aniversário de cinco anos do grupo. Eles arrecadaram fundos e doaram 50 milhões de won (moeda sul-coreana) para o World Vision, uma organização humanitária que ajuda crianças carentes ao redor do mundo.


ARMY (fandom do BTS):

Os fãs do BTS, conhecidos como ARMY, têm realizado várias ações de caridade em nome do grupo. Em 2018, eles lançaram uma campanha chamada "ARMY With Letter", na qual os fãs doaram livros e materiais escolares para escolas rurais na Coreia do Sul. Além disso, o ARMY tem feito doações para instituições de caridade em diferentes países, como campanhas de arrecadação de fundos para a UNICEF em apoio à educação de crianças carentes.


ONCE (fandom do TWICE):

Os fãs do TWICE também têm se envolvido em atividades de caridade. Em 2020, eles organizaram uma campanha chamada "ONCE for Once" para comemorar o aniversário de cinco anos do grupo. Os fãs arrecadaram fundos e doaram para várias organizações, incluindo a Save the Children, em apoio às crianças afetadas pela pandemia da COVID-19.


ReVeluv (fandom do Red Velvet):

Em 2019, os fãs do Red Velvet lançaram uma campanha chamada "Project: RV Analogue" para arrecadar fundos para a construção de uma biblioteca infantil na cidade de Sokcho, na Coreia do Sul. Eles conseguiram arrecadar dinheiro suficiente para criar um espaço de leitura agradável para as crianças locais.


Demonstrando dessa forma que os fandoms de K-pop vão muito além de simplesmente apoiar seus artistas favoritos. Eles são comunidades vibrantes, unidas por uma paixão em comum, que encontram maneiras de impactar positivamente a sociedade. Através de ações de caridade, mobilização política e engajamento social, esses fãs demonstram sua dedicação e amor não apenas pelos ídolos, mas também pela comunidade em geral. Os exemplos citados são apenas uma pequena amostra do poder transformador desses fandoms. Eles são um reflexo do potencial humano de se unir, colaborar e fazer a diferença. Portanto, devemos reconhecer e valorizar a relevância e influência dessas comunidades na esfera social, cultural e até mesmo política. Os fandoms de K-pop são uma força a ser reconhecida e celebrada, pois eles mostram que, quando nos unimos por uma causa comum, somos capazes de realizar grandes coisas.


FONTE: 1/2



533 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4件のコメント


Aerton Gabriel
Aerton Gabriel
2023年6月05日

Que matéria maravilhosa!! Amei saber que os fandons podem ser tão importantes no mundo atual! 👏🏻👏🏻👏🏻❤️❤️❤️

いいね!
Michelle Rezende
Michelle Rezende
2023年6月05日
返信先

verdade, devemos observar os fandoms para alem de meros fas de um artistas e mais como uam comunidade que pode fazer a diferença! Muito obrigada manzito

いいね!

Cristina Maria Cardoso Rezende
Cristina Maria Cardoso Rezende
2023年6月04日

Matéria excelente com informações que mostram que os fandoms de kpop além de gostarem dos seus ídols também fazem trabalhos sociais maravilhosos mais uma vez Parabéns para a editora que mais uma vez faz uma reportagem de qualidade que me faz aprender mais sobre o Kpop.

いいね!
Michelle Rezende
Michelle Rezende
2023年6月05日
返信先

Sim, os fandoms vão muito mais além de serem apenas fãs, o poder de influencia deles é muito poderoso e devemos valorizar isso. Gratidão pelo carinho

いいね!
bottom of page