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Fanatismo no K-Pop: O combustível da indústria


O fanatismo é um fenômeno muito importante na cultura moderna, no marketing, na realidade pessoal e na sociedade atual. A cultura do Kpop hoje tem uma enorme influência sobre os indivíduos, e os relacionamentos que ocorrem entre esses indivíduos criam uma crença e uma compreensão na forma de relacionamentos, lealdade, devoção, amor. E assim por diante. Um fandom cria sua própria identidade mostrando suas diferenças e singularidades, para os que ainda não são fãs, bem como para se distinguir de diversos fandoms que existem da indústria. Uma das características da influência do fandom de K-pop e no aumento da relação entre os fandoms do Korean Wave está no uso das mídias que são a maior arma para união dos fãs além das fronteiras.


Não existe dúvida que os fãs de Kpop são conhecidos por sua lealdade, Eles apoiam seus Idols comprando álbuns, fazendo streming  em seus conteúdos, acompanhando shows, fanmeetings, fanservice e muito mais. Hoje, kpoppers são considerados por muitos, sinônimos de fanatismo onde os fãs nunca são separados de bens ou mercadorias relacionadas a seus artistas, como álbuns, lightsticks, photocards e outros produtos, ou comparecem a todos os fansign, showcase e concerto de seus ídolos. É devido a essa série de comportamentos considerados comuns na cultura dos fandoms, que essas ações quando vistas por fora da bolha são considerados excessivas. Os fãs são capazes de participarem ativamente, em se expressar, responder a outros comentários e fornecer vídeos e conteúdos exclusivos de seus idols. Por outro lado, os efeitos negativos do fandom que em alguns casos revelam-se como fanatismo não só no K-pop mas na indústria midiática, estão se tornando preocupações óbvias. À medida que a popularidade dos seus artistas aumenta, a fama hoje está ligada a casos de não só uma simples apreciação da arte de um certo alguém, mas também controle e obsessão com uma necessidade desnecessária de criticar e julgar cada passo dado pelo artista.


Um fandom pode ser tanto um grande consumidor quanto um cooperador das indústrias culturais. Normalmente, as indústrias culturais populares tendem a ver os fãs como um grupo-alvo para obter lucros. Nos últimos tempos, a participação ativa de fandoms sugere que as indústrias considerassem o fandom como um cooperador e gestor para além do papel de consumidor. No caso dos fãs globais de K-pop, eles estão expandindo suas participações, desde a promoção de seus ídolos até a gestão de um show que a indústria do K-pop raramente oferece devido ao baixo lucro líquido. Os fandoms não apenas promovem seus temas específicos, mas também os consomem ativamente, recriando o tema original com altos níveis de apego.


Os fãs de K-Pop podem ser sinônimos de fanatismo por sempre estarem associados a bens ou mercadorias relacionadas a seus ídolos. A mercadoria é uma das coisas populares entre os fãs de K-Pop. A arrecadação de mercadorias é uma forma de atividade realizada pelos fãs, como a arrecadação de produtos relacionados a ídolos, oficiais e não oficiais. Em geral, o prazer é entendido de forma ampla como incluindo todos os sentimentos ou experiências agradáveis. Os fãs de K-Pop afirmam ter prazer em comprar itens relacionados aos seus ídolos. Estes, expressam seus desejos, valores e identidade consumindo o assunto, e às vezes seguem tudo o que as estrelas escolhidas fazem. Os fãs se dedicam à produção de conteúdos novos e recreativos, como fanfics, fancams e à prestação de serviços de legendagem ou tradução de textos estrangeiros. Além disso, tornaram-se colaboradores a tempo parcial de produtores oficiais que procuram incitar e reter audiências de fãs dedicadas, resultando na curiosa coexistência de consumir e também produzir itens comerciáveis que incentivam a popularidade do grupo, uma fórmula ideal pra essa indústria capitalista.


Hoje em dia você poderia colocar o rosto de um artista K-pop em praticamente qualquer produto, e ele ainda se esgotaria em tempo recorde. Mas o que sustenta o culto destes artistas e a sua capacidade quase incomparável de vender tudo a que emprestam o seu nome? A tal da lealdade dos fãs que virou a moeda da economia K-pop, sustentando o sucesso da indústria. O consumo desses produtos comerciais chega ser em grande parte impulsionado pelos desejos emocionais dos fãs, superando a necessidade e quaisquer benefícios que tal produto com a marca do seu grupo favorito possa oferecer. No entanto, criar essa lealdade dos fãs não aconteceu da noite para o dia. Sabemos que a indústria do K-pop teve um considerável apoio financeiro do governo sul-coreano, cuja visão dela como uma exportação cultural , só em 2021, o Ministério da Economia e Finanças da Coreia do Sul reservou 584,8 milhões de dólares (696,1 mil milhões de won) para promover a cultura K-pop.



JooE (Momoland) em uma propaganda viralizada para uma marca de refrigerante


Entretanto, atualmente esse lado comercial já conegue ser notado e criticado. Estratégias de marketing agressivas e abordagens voltadas ao lucro por parte de algumas agências de entretenimento podem explorar o apego emocional dos fãs, levando a gastos excessivos em mercadorias, álbuns e ingressos para shows. Críticos pedem aos profissionais de marketing que conheçam a idade e a suscetibilidade de seu público-alvo para evitar técnicas que possam promover o consumismo descontrolado.

Os adolescentes são considerados os maiores consumidores de K-Pop. Isto é facilitado pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e da tecnologia presentes intensamente nessa geração. O espaço digital oferecido é uma oportunidade para que fãs de todo o mundo para acessar vários entretenimentos relacionados a Coreia do Sul. O Espaço digital com alta acessibilidade e rapidez a interatividade tem a oportunidade de criar o fenômeno do medo de "ficar de fora" (FoMO), o desejo de continuar a conectar-se com o que outras pessoas estão fazendo para que isso cause medo excessivo ou preocupação de perder algo, para os fãs de K-Pop que sentem a necessidade de estar online 24h por dia.


É comum que fãs de todo o mundo dediquem seu tempo e recursos às suas celebridades favoritas, mas a expressão do amor dos fandoms relacionado ao Kpop se destaca pela forma como é mais organizada e sistemática. O que ocorre é que as estrelas coreanas são propositalmente projetadas para terem uma relação mais próximas com fãs, o que se baseia nas percepções culturais dos coreanos às relações interpessoais. Isso faz com que os coreanos tendam a se sentir próximos dos outros subjetivamente, o que significa que é necessário algum tipo de reciprocidade para que os fãs se sintam próximos das estrelas.


Hoje esse fanatismo tem um impacto significativo no dia a dia dos fãs principalmente na indução da formação das relações parassociais. Essas relações são formadas entre espectadores e celebridades, onde a interação parece ser unilateral. No geral, a indústria do K-pop influencia a vida diária dos fãs através de seus valores, interações nas redes sociais e a formação de relacionamentos parassociais, desse modo, somos meros bonecos nas mãos da indústria que nos sujeitamos.


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Fontes: 1|2|3|4|5










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