Quem acompanhou o "mundo do Kpop" nas últimas semanas, está "só vivendo" pelos próximos episódios da "novela" entre o NewJeans & Min Hee Jin vs HYBE, não é mesmo?
Porém, aqueles que só "cairam de paraquedas" na treta e não estão entendendo nada da polêmica. NÃO SE PREOCUPEM! Vamos explicar tudo pra vocês.
HYBE
Atualmente a HYBE é uma das maiores empresas de entretenimento da Coreia do Sul, tendo o BTS um dos seus artistas gerenciados.
ADOR & Min Hee Jin
É uma gravadora sul-coreana, fundada em 2021 sob o selo da HYBE.
Em 12 de novembro de 2021, a HYBE anunciou a Min Hee Jin como CEO da ADOR. Também foi anunciado que ADOR estava se preparando para estrear um grupo feminino em 2022.
Antes de se juntar a HYBE, Min Hee Jin foi diretora criativa da SM Entertainment trabalhando com grupos como: EXO, SHINee e Girls' Generation. Porém, desde seu tempo na SM, Min Hee Jin gerava algumas controvérsias, sobre sua peculiar preferência em conceitos visuais que sexualizavam os idols, mesmo eles sendo mais jovens (motivo esse que voltou a ficar em alta com o grupo NewJeans).
NEWJEANS
O grupo debutou em 22 de julho de 2022 com o single "Attention".
Mesmo com menos de 3 anos de estreia, o grupo NewJeans já é conhecido internacionalmente por suas músicas, coreografias e estética inovadora de seus conceitos e visuais.
HYBE x Min Hee Jin
Em Abril de 2024, a HYBE informou que abriu uma auditoria/investigação contra a sua subsidiária, ADOR.
A auditoria consistia em investigar as tentativas da ADOR de se torna independente e também informou que a CEO, Min Hee Jin, estava planejando assumir controle total da ADOR.
**Segundo a mídia sul-coreana, a HYBE detêm 80% das ações da ADOR, enquanto a Min Hee Jin tem 18%.
Min Hee Jin declarou que não é verdade sobre ter planejado romper com a Hybe, porém mais tarde a ADOR declarou que o real motivo do conflito seria por conta de outra empresa subsidiária da HYBE, a Belift Lab que teria plagiado o grupo NewJeans, com o seu novo grupo ILLIT.
**Após a estreia do grupo ILLIT, alguns internautas afirmaram que o grupo era bastante semelhante com o NewJeans e alguns aspectos (conceito, visual, maquiagem, etc...).
Na declaração da ADOR, também foi afirmado que "a cópia não havia sido feita somente pela Belift, mas também pela HYBE", visto que o dono da HYBE, Bang Sihyuk, produziu o álbum do ILLIT. Afirmando também que "a HYBE foi cegada pelos lucros e está copiando conteúdos culturais de sucesso sem hesitação".
O CEO da HYBE, declarou publicamente que as informações de plágio eram falsas e pediu apoio ao grupo ILLIT.
NOVAS ACUSAÇÕES
A HYBE expôs que a Min Hee Jin teria tentado sujar a reputação de outros grupos e idols das outras empresas subsidiárias da HYBE, vazando informações confidenciais dos artistas. Mais tarde, essa acusação foi confirmada pela auditoria.
O resultado da auditoria resultou no afastamento da Min Hee Jin do cargo de CEO da ADOR e a HYBE ainda pediu que a mesma renunciasse ao cargo.
DESTITUIÇÃO DE MIN HEE JIN DO CARGO DE CEO DA ADOR
Em 27 de agosto, a ADOR anunciou a destituição de Min Hee Jin do cargo de CEO da ADOR. Porém, ela continuaria atuando na empresa como diretora interna e também permaneceria supervisionando o grupo NewJeans.
Min Hee Jin, não ficou calada sobre a sua destituição e afirmou que: "Nada havia sido discutido com ela e que seria uma notificação unilateral da empresa".
Após a declaração da ex-CEO, a HYBE declarou que: "Min Hee Jin estava ciente da data e que participou da reunião por telefone e que a decisão tinha seguiu mediante acordo com acionistas e conselho".
LIVE NEWJEANS
No dia 12 de setembro, o grupo NewJeans abriu uma live no Youtube com o título "O que o NewJeans quer falar" e quebrou o silêncio sobre essa polêmica toda, declarando apoio a Min Hee Jin.
A integrando MinJi, declarou na live que: "Queremos uma ADOR em que a produção musical e a gestão sejam feitas por Min Hee Jin como CEO outra vez".
Continuou dizendo: "Fazemos esse pedido como uma forma de seguir pacificamente dentro da HYBE". Na live as integrantes pediram que a Min Hee Jin retorne como CEO até o dia 25 de setembro e que esperam que o presidente, Bang Sihyuk e a HYBE tomem uma decisão sábia.
O CEO da HYBE respondeu a live, informando que: "Seguiremos os regulamentos internos e que as decisões serão tomadas com calma".
Mais tarde, a live foi deletada do Youtube.
Vamos todos aguardar as cenas do próximo capítulo.
------------------------
Que treta, né?
De qual lado vocês estão?
Conteúdo exclusivo! Não retirar sem os devidos créditos.
コメント