top of page
  • Foto do escritorRami

"Ditto" e seu significado na Coreia do Sul

Atualizado: 2 de fev. de 2023


Como uma criança de '96', agora na mídia coreana a recente música de sucesso do grupo New Jeans e o remake do filme de mesmo nome agora em 2022 me fizeram pensar muito por essa palavra estranha. Para mim, Ditto sempre foi o pokémon roxo em forma de ameba e que é capaz de se transforar em todos outros. Esta ai a ligação com a origem da palavra "ditto" que é antigo. Vem do latim dictus (tendo sido dito), que evoluiu para detto no italiano padrão, que se resumiu a ser usada como uma palavra para evitar a repetição, se tornou o nosso 'idem'. Tendo apreciado as obras que utiliza desta interessante palavra, a matéria de hoje vai tentar relacionas na palavra tema Ditto com esse uso na cultura coreana.


Existem milhões de teorias para os MVs de Ditto, até que eu encontrei uma que mais me remeteu a palavra. Ditto é uma música sobre o que sentimos quando amamos alguém e não temos certeza se essa pessoa retribui nossos sentimentos. Nas letras, New Jeans expõe seus sentimentos, usando palavras claras e explícitas, mas se esforça para entender se a outra parte retribui o que sente. “Idem” é uma expressão que se refere a algo já dito: bastaria que eles ouvissem isso, para entender que são amados tanto quanto são. A questão é eu disse a você o que sinto, o que preciso. Agora diga de volta. Faça-me sentir segura sobre o fato de que você também me querer. Diga algo que realmente signifique isso e dissipe todas as dúvidas. Mesmo uma palavra simples como “idem” funcionaria.



Você quer alguém?

Como se eu quisesse alguém?

Você sorriu para mim, mas

Você pensa em mim agora, sim?

O tempo todo, sim, o tempo todo

Letra da música Ditto - New Jeans


E agora vamos falar do motivo principal que me fez pensar em falar isso. Ditto, filme sul-coreano de 2022 escrito e dirigido por Seo Eun-young, estrelado por Yeo Jin-goo, Cho Yi-hyun, Kim Hye-yoon e Na In-woo. Remake do filme homônimo de 2000 e retrata a história de amor e amizade que se passa quando um homem e uma mulher que vivem em épocas diferentes e se comunicam. Kim Yong é uma universitária que vive no ano de 1999, e Mo-nee que vive no ano de 2022 é uma estudante do segundo ano da mesma universidade. Os dois colocam as mãos em um velho rádio amador. Durante o eclipse lunar total em 1999 e 2022, o par é magicamente capaz de se comunicar através do rádio através do tempo e começar a falar sobre o amor e a amizade um do outro.


Kim Yong Im é gentil apaixonado, daqueles personagens que lhe fazem sorrir pela boa energiaque trasmitem, porém, o mesmo não é do tipo de acreditar que está se comunicando com alguém de 2021 mas ele tem todos os tipos de perguntas e pedidos de dicas para conquistar a sua amada assim que os dois vão virando amigos. . Claro, conforme ele aprende mais sobre, Mo-nee se desconfia que há uma reviravolta esperando para acontecer. Quando isso acontece, é completamente previsível, e ainda assim o filme consegue, devido em grande parte ao maravilhoso retrato dos corações partidos.


Quando questionados sobre o que aprenderam sobre o amor através deste filme, Yeo Jin Goo respondeu: “Enquanto observava a maneira como Yong ama, algo em meu coração estava se contorcendo. É o mesmo para mim, mas hoje em dia acho que as pessoas dão mais peso à realidade do que ao amor. Se você pensar sobre isso, seus vinte anos são a melhor idade para passar por fogo e água para se apaixonar, então eu penso se é certo viver enquanto se concentra apenas em construir uma carreira. De acordo, Cho Yi Hyun compartilhou: “O que senti durante as filmagens foi que o amor que desejo é poder arriscar a vida pela pessoa que você ama”. Ela acrescentou com uma risada que, embora anseie um dia amar como nos filmes, seu eu atual também coloca o trabalho e os amigos à frente do amor.


Recomendo é claro o filme e a música e cheguei a minha resposta de com essa palavra está sendo usada na cultura coreana. Para se amar precisa existir essa palavra entre os amantes.


"Eu te amo"

"Ditto"


Fontes: 1|2



1.146 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page