top of page
  • Foto do escritorK-Pop News

Cheer Up: O modo único de torcer da Coreia do Sul


Tocada pelo espírito de torcida do k-drama Cheer Up!, que conta a história de um grupo de animadores de torcidas de uma faculdade, resolvi pesquisar mais sobre o assunto e me surpreendi quando percebi que o drama não errou no tamanho da dimensão desse estilo de torcida coreano. Quem não está acompanhando a série deve estar pensando que é apenas mais um conteúdo sobre líderes de torcida que competem entre si em roupas justas, no estilo americano, entretanto, o estilo coreano de animar uma plateia é certamente diferente.



Uma forma distinta de torcer se desenvolveu nas universidades da Coreia do Sul. Esta forma de liderar a torcida, envolve movimentos de braço sincronizados e fantasias extravagantes e difere da líder de torcida americano no quesito acrobacias e principalmente por não ser agressivo e não visar intimidar o time adversário e sim fazer com que o público sinta o espírito escolar. Os esquadrões de torcida na Coreia são mais semelhantes à equipes de dança, que são o espetáculo central em vez de uma fonte de entretenimento paralelo em eventos esportivos. O sucesso é tanto nos campus das universidades que festivais com estrelas do cenário musical coreano, incluindo astros do K-pop, tem como sua apresentação final e mais esperada os cantos que levam o nome de sua faculdade embalados com uma coreografia poderosa de seus times de torcida.



As maiores potência nesse estilo de torcida são as rivais Korea University e Yonsei (que tem nome semelhante a Yonhee, a universidade fictícia do k-drama) que possuem uma clássica rivalidade. Nos jogos Ko-Yon, onde essas duas universidades competem entre si em 5 esportes: beisebol, basquete, futebol, rugby e hóquei no gelo, a torcida é levada tão a sério que os próprios alunos têm uma orientação especial semanas antes do evento para aprender os cantos e movimentos de torcida. As universidades têm cerca de 20 ou mais músicas que variam de tradicional, nacionalista, patriótica ou simplesmente zombando da universidade rival.



A tradição dos times de torcida se iniciaram nesses eventos esportivos. Enquanto que início de sua história a universidade azul, Yonhee, tinha seus estudando utlizando um estilo musical americanizado para sua animação, a vermelha Korean University, fez diferente e seguiu pelo modo mais tradicional de torcer utilizando sons de instrumentos coreanos e letras que embasavam a história e valores pregados pela instituição enquanto o capitão da torcida com uma tradicional e extravagante vestimenta chamada durumagi liderava a equipe e o público com os gritos de torcida. Esse costume move multidões de jovens embebidos pelo espírito de companheirismo até os dias de hoje.


Fonte: 1|2|3


475 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page