top of page
  • Foto do escritorRami

Cancelados: a estrita política contra escândalos



Vira e mexe, nós, fãs do entretenimento coreano, nos deparamos com polêmicas dos nossos grandes astros, nos tabloides. Algo que costuma acontecer no alge de suas carreiras, já que a fama é um importante fator de escolha de um novo alvo das investigações, pelo fato do artista se tornar o centro das atenções e ao mesmo tempo que atrai sucesso e reconhecimento, também atrai a inveja e a insatisfação de anti-fãs e concorrentes. Nesse ramo onde a imagem é seu meio de trabalho e por isso, deve ser a todo tempo preservada, muitos rumores são criados sem fundamento algum, mas isso não excluí a presença daqueles que se mostram verdadeiros, nos dois casos, antes mesmo de se obter um veredicto, o tribunal formado pela sociedade sul coreana, toma a frente e é capaz de executar sua própria "justiça", se importando ou não com a veracidade dos fatos, o famoso que se vê associado a tais rumores é jogado facilmente ao ócio da mídia coreana. Diferente de países do ocidente, a cultura do cancelamento sul coreana se mostra mais rígida quando se trata de polêmicas que envolvam a imagem de artistas reconhecidos, mesmo que essas ações tenham acontecido antes da fama. Aqui vão alguns aspectos da cultura coreana que podem explicar esse fenômeno:


Shows de variedade

A rede de televisão coreana é gigantesca. Sendo em canais abertos ou fechados, quem quer ser lembrado quase sempre procura esse espaço na tv dos coreanos, que são fascinados em programas como reality shows e shows de variedade diversos. Esses tipos de programa, oferecem vislumbres da vida de celebridades e suas personalidades "reais". Essas espiadas sinceras da vida privada de celebridades, podem despertar uma curiosidade excessiva entre os telespectadores. Alguns podem até ficar mais preocupados se essas celebridades exibem “boas” maneiras em suas vidas cotidianas do que com seu talento, já que eles comercializam uma determinada imagem para aumentar seu valor. Então, quando envolvidos em polêmicas de mau comportamento, as estrelas são recebidas com maiores críticas quando a imagem é apresentada como uma farsa e o público, de certa forma, se sente traído.

Hate online

O povo coreano tem uma tendência de formar grupos e se reunir online. Quando um problema surge, ele se transforma, pois as pessoas se reúnem rapidamente para expressar suas opiniões sobre o assunto. À medida que a opinião negativa do público se torna cada vez maior sobre a celebridade, as redes de TV e as empresas respondem a esse movimento cortando os laços com o envolvido para se distanciar precocemente de opiniões negativas e muitas vezes sem nem se importar com a veracidade dos fatos. Já o público, se sente vingado ao notar e utilizar da sua influência para expulsar do seu trabalho, celebridades "contaminadas" por escândalos.


Fandom

Hoje em dia, o sucesso dos astros depende muito do apoio dos fandoms, mais do que a aprovação do público em geral. Existem fãs que dão as costas se uma celebridade viola seus padrões morais. Mas mesmo assim, o fandom é tão diversificado que uma grande parte dos fãs por exemplo, fãs não-coreanos que tendem a se importar menos com escândalos morais, permanecem despreocupados e continuam apoiando.

+ Caso Garam

O grupo Le Sserafim, mal debutou e já está provando os males da fama, uma de suas integrantes, Kim Garam, foi pega envolvida em escandalos de bullying e mau comportamento. Entretanto, mesmo sem o esclarecimento de sua culpabilidade nos fatos, algo diferente do que estamos acostumados a experienciar no kpop está acontecendo. A crítica sugere que os coreanos ainda exigem que as estrelas mantenham um padrão moral estrito, mas a decisão de sua agência de manter Kim no grupo e continuar com a estreia mostra que o sentimento público tem menos impacto do que antes.



Neste momento, não há limites para os escândalos. Devemos ficar atentos ao que é apropriado e ao impacto que buscamos obter ao expressar nossas opiniões sobre o assunto. Alguns dizem que essas estrelas pegas em situações controversas, não devem voltar a mídia e que as expectativas morais não devem se tornar mais frouxas. Mas, não podemos exigir que os outros evitem certos artistas. Cabe a cada ouvinte decidir o que é muito imoral aos seus olhos, ou se eles devem esperar moralidade dos artistas.


Fontes: 1|2







334 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page