top of page
  • Foto do escritorTrycia Pereira

BIG OCEAN: Primeiro grupo de K-Pop com com deficiência auditiva


BIG OCE!AN é um novo grupo masculino gerenciado pela Parastar Entertainment composto por três membros, Lee Chanyeon, Park Hyunjin e Kim Jiseok. Eles debutaram no dia 20 de abril de 2024 com o single digital "Glow".



HISTÓRIA

Big Ocean é o primeiro grupo masculino de K-Pop formado por integrantes que possuem deficiência auditiva e usam a Língua de Sinais Coreana (KSL), Língua de Sinais Americana (ASL) e a Língua de Sinais Internacional (ISL) em suas músicas.


O nome do grupo refere-se à estabilidade de um grande oceano cheio de esperança. Para os membros, montar um grupo de K-pop não era seu sonho inicial, já que Kim era um esquiador alpino, Park um YouTuber e Lee um fonoaudiólogo no Hospital Anam da Universidade da Coreia em Seul.


A atitude do mundo em relação às pessoas com deficiência os uniu. Eles formaram um grupo idol para acabar com mal-entendidos e preconceitos em relação aos deficientes auditivos. A partir de janeiro do ano passado, eles começaram a se preparar para estrear, mas enfrentaram um caminho difícil apesar da determinação.


Todos os três membros usam aparelhos auditivos, com cada um dos três tendo um nível diferente de audição, o que fez com que combinar batidas, ritmos, notas e movimentos de dança fosse seu maior problema.


Como cada membro reconhecia batidas em velocidades diferentes, foi muito difícil para nós sincronizarmos no início”, disse Park. "O relógio de pulso vibratório que recebemos da nossa agência nos permitiu detectar facilmente as batidas."


Cantar também era importante, mas o grupo inicialmente não conseguiu reconhecer tons altos e baixos devido à incapacidade de avaliar como suas vozes soariam para os outros. A explicação vívida de sua experiência atestou o quão desafiador foi seu treinamento.


Através da prática, memorizamos quais sons emitir de acordo com o movimento dos nossos músculos abdominais. Agora podemos distinguir facilmente cada escala musical”, disse o grupo sobre a chave do canto.




A estreia foi propositalmente programada para o dia 20 de abril, pois nesse dia é comemorado o Dia da Pessoa com Deficiência na Coreia do Sul.


Em entrevista para a KOREA. net, os membros revelaram:


"Sonhamos com um mundo sem barreiras, onde pessoas com e sem deficiência, jovens e idosos, e coreanos e não-coreanos possam viver juntos em harmonia. Também queremos que todos se expressem livremente e se aceitem como são."

CURIOSIDADES:

Os integrantes treinaram juntos por um ano e meio antes da sua estreia oficial e usam um programa de voz de aprendizagem profunda com auxílio da inteligência artificial na gravação de suas músicas.


O grupo pratica suas coreografias em um espaço com cancelamento de ruídos para reconhecer melhor a batida das músicas, contam também com a ajuda de um relógio de pulso que vibra a cada batida e um metrônomo visual para mantê-los sincronizados com a música.


REDES SOCIAIS:

X/Twitter: @Big_O_cean


Conteúdo exclusivo.

Não retirar sem os devidos créditos!

569 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page