Bargain é um mini-drama sul-coreano lançado em 2022. A produção é uma adaptação do curta-metragem Bargain, de 2015, dirigido por Lee Chunghyun. E protagonizado por Jin Seonkyu (de Caçadores de Demônios e Revenant); Jeon Jongseo (que se destacou em filmes como A Ligação e Bailarina, e recentemente esteve em Wedding Impossible) e Chang Ryul (de My Name e Uma Dose Diária de Sol).
A produção de 6 episódios de 35 minutos é um frenesi imprevisível que se passa a todo momento dentro de um prédio. Tudo começa quando Hyungsoo, um homem de pouco mais de 40 anos, entra em um quarto de hotel. Ele tem um encontro com Jooyoung, uma jovem que diz ser estudante de ensino médio.
Hyungsoo, apesar de algumas suspeitas, está animado com Jooyoung, ela é jovem e bonita. Mas o que Hyungsoo não imagina é que a jovem é uma isca para um esquema de tráfico de órgãos. Em questão de minutos então, ele se vê amarrado em uma cama e tendo os órgãos leiloado para desconhecidos.
Para a sorte ou azar de Hyungsoo, no meio do leilão há um terremoto e o prédio é parcialmente destruído. A partir de então, cada um dos personagens revelam sua verdadeira natureza para sobreviver ao desastre e conseguir escapar do prédio destruído, em especial Hyungsoo, Joo Young e Geukryul.
Hyungsoo é um policial e é interessante ver como naturalmente ele mostra sua decadência, mesquinharia e inutilidade, e tenta usar apenas do seu título para ter algum tipo de vantagem ou controle sobre os demais. Além disso, o ator Seonkyu assume muito bem os momentos cômicos de forma sutil em meio a situação anárquica como esse detative absurdo e pouco respeitoso.
A atriz Jongseo também assume muito bem o papel de Jooyoung, uma personagem bem característica da atriz, que apesar disso não se tornou cansativa. Jooyoung não tem qualquer consideração por ninguém, tudo que ela faz é para sobreviver, não importa se precisa vender a alma ou os órgãos de outra pessoa. Jeon Jongseo é uma atriz que tem se destacado bastante, estreando no filme "Em Chamas" de 2018, depois ascendendo em "A Ligação" , de 2020. Recentemente ela esteve em "Wedding Impossible" , uma comédia romântica, mas em Bargain ela mostra o que tem de melhor com seu jeito meio cínico que parece característico da pessoa Jeon Jongseo, tamanha a naturalidade com que interpreta sua personagem aqui e nas produções anteriores.
E por fim, mas não menos importante, temos o personagem Keukryul interpretado por Chang Ryul, um ator que tem ganhando bastante destaque especialmente depois de sua atuação em "My Name" e por conta de sua versatilidade. Aqui seu personagem está no limite do desespero e também parece pouco preocupado com sua condição física, a única coisa que ele precisa é sobreviver e garantir o órgão que arrecadou no leilão para seu pai. Chamado de "o bom filho" ele se mostra completamente irracional e mesmo diante do cenário desastroso, sua única preocupação é garantir o rim para seu pai.
A história é para aqueles que gostam de produções que usam desastres naturais e impossíveis de controlar para mostrar o pior do ser humano. Ninguém é totalmente vilão e totalmente mocinho, cada um só está por sua conta e risco tentando sobreviver. O que nos faz em alguns momentos adorar e em outros odiar o mesmo personagem em questão de minutos.
Afinal de repente estamos vendo qualquer deles empurrando o adversário de um buraco e cinco minutos depois nós podemos vê-los tentando salvar uma vida que está machucada.
Outro detalhe muito usado nesse tipo de produção é o uso da gravação de cenas em que tudo parece acontecer em uma única sequência e gravado por uma única câmera. Isso dá um tom mais realista e natural a trama, ao mesmo tempo que torna a história imprevisível já que nunca sabemos o que está acontecendo até atingir nossos personagens que são o foco da história . Tudo isso, em meio a cenários destruídos, escombros, pequenos cômodos e corredores estreitos aumentando a ansiedade e a sensação de claustrofobia que é necessário produzir para os personagens presos no cenário.
Conteúdo exclusivo
Não retirar sem os devidos créditos.
Comments