top of page
Foto do escritorJéssica Caroline

ALIENOID: FICÇÃO CIENTÍFICA COM KIM TAERI E KIM WOOBIN



Alienoid é um filme sci-fi lançado mundialmente em julho de 2022, com 140 minutos a história que mistura ficção científica com ação, acompanha um grupo improvável que acaba se unindo para derrotar alienígenas que querem dominar o mundo.


A produção é dirigida por Choi Donghun, e estrelado por nomes como Kim Taeri (de 25/21) no papel de uma guerreira misteriosa chamada Lee Ahn; Kim Woobin (de Our Blues), como o Guardião, um alienígena que vive entre humanos; Ryu Junyeol (de Reply 1988) no papel do guerreiro taoísta Mureuk; e So Jisub (de My Secret Terrius) como o policial Moon Doseok, peça fundamental para a história.



Desde seu lançamento foi declarado que o filme seria dividido em duas partes, e essa era apenas o primeiro volume da aventura, por isso, já é de se esperar que o final seja completamente em aberto depois de tanta luta, sufoco e esforço coletivo reunido. E não, isso não é um spoiler.


A história se passa entre passado, presente e futuro, mas como a ideia de tempo não é bem definida propositalmente para o desenvolvimento da história, muitas situações se desenvolveram ao mesmo tempo e em tempos diferentes. Confuso, não?


Mas Alienoid é assim mesmo, nada faz muito sentido, a começar pelos personagens que de alguma forma estão interligados, mas essa ligação não fica muito clara, apesar de que no final todo mundo se ajuda pelo bem comum (torcemos para que esses fatos sejam mais bem explicados e o quebra-cabeça possa ser montado corretamente na segunda parte do filme).



Kim Woobin é um alienígena cuja função é guardar os desertores de seu povo. Quando essas criaturas alienígenas começaram a sofrer perigosas mutações, criando uma leva de criminosos poderosos, seu povo teve a brilhante ideia (ou não) de aprisioná-los em corpos humanos, de forma a ficarem adormecidos na mente humana, sem qualquer conhecimento dos habitantes da Terra. O objetivo é que quando o hospedeiro morre, o alienígena também morreria. Mas alguns tendem a despertar no corpo de seu hospedeiro, cabendo ao personagem do Kim Woobin aprisioná-los em definitivo, o que não é uma tarefa fácil.


Kim Woobin, particularmente, está maravilhoso nesse papel, mostrando todo seu talento em dose dupla como o alienígena sério, chamado Guardião, e o sistema de inteligência simpático que toma forma humana, chamado Thunder. A dupla trabalha junto há anos sempre com êxito, até que após uma missão, eles encontram um bebê, e Thunder o leva para casa. Esse bebê se torna a jovem Ahn, uma garota cheia de coragem que vai esquentar muito a cabeça dos seus pais com sua teimosia, mas que será fundamental para dar continuidade ao trabalho de seu pai adotivo, que ela tanto ama.



Ahn, inclusive, é uma das protagonistas que interligará os personagens do passado e do futuro, mas calma, que no fim você vai entender esse ponto. Ela é uma figura misteriosa que surge (ou ressurge, seria o termo mais correto?) no meio da história, com um propósito bem definido e que parece saber mais do que as demais figuras que cruzam seu caminho. Como dito anteriormente, passado, presente e futuro não são lineares nessa história, que além de tudo não é contada na ordem cronológica natural, por isso, apesar de algumas desconfianças, parte de suas confirmações só serão respondidas depois dos 140 minutos de filme.



Demais personagens que compõem a história são aqueles do ano de 1391, onde parte da história é desenvolvida durante o fim da Dinastia Goryeo. O primeiro deles é Mureuk (interpretado por Ryu Junyeol), o guerreiro taoísta (filosofia de vida e religião que prega a vida em harmonia com a natureza, levando ao domínio dos elementos da natureza) que é responsável por boa parte das cenas cômicas da história, muitas vezes até bestas, mas que servem para quebrar as cenas de luta e ação constantes que geralmente se desenvolvem quando ele está presente. Ele é um personagem que resgata objetos perdidos para ganhar a vida, e é assim que ele entra para a história e cruza o caminho de Ahn. Destaque para o leque que ele carrega com orgulho, um objeto mítico de onde o guerreiro retira diversos objetos que lhe podem ser úteis, como uma espada, uma sombrinha e até dois gatos, na verdade dois humanos que se transfiguram de gatos.



Há ainda a dupla de magos do monte Samgak, Heukseol e Chungwoon (vividos respectivamente por Yum Jungah de SKY Castle; e Jo Woojin de Mr. Sunshine), que são meio vendedores de bugigangas, meio trambiqueiros, e no fim das contas utilizam de suas artimanhas para ajudar a guerreira misteriosa e Mureuk várias vezes.


Todos os acontecimentos da história acabam sendo fundamentais para fazer o caminho dessa lista de personagens acima se cruzarem, pois todos estão atrás da Lâmina Divina, um objeto misterioso que a maioria dos personagens não sabe ao certo sua origem, mas tem a certeza de que tem valor importante, seja para o bem ou para o mal.



No final das contas, a história de mais de 2 horas de relógio é uma sequência de coincidências, em alguns momentos até exageradas, mas se você não tem problemas com isso, o filme é ótimo. Afinal, seu objetivo não é a lógica das situações milimetricamente explicadas, mas a enxurrada de cenas de ação que talvez possam te deixar tonto.


Em resumo, Alienoid é isso mesmo que você acabou de ler, uma confusão que acaba levando a união improvável de um quarteto com figuras do passado e do futuro. E que guarda fortes emoções para seus minutos finais dando espaço já para o suspense da segunda parte da produção e nos fazendo questionar se essa aliança construída de forma tênue irá prosperar ou não (e isso, só o próximo capítulo nos dirá).


Ficou curioso para assistir? Veja o trailer abaixo e depois corra para o Infinite Fansub, onde o filme pode ser encontrado com legenda em português.



785 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page