top of page
  • Foto do escritorTrycia Pereira

AESPA - TRAZENDO NOVOS CONCEITOS



Conheça esse grupo feminino que está inovando os conceitos do kpop.


AESPA (ou æspa) é um grupo de quatro integrantes, gerenciado pela SM Entertainment. Debutaram no dia 17 de novembro de 2020 com o single digital “Black Mamba”.



** O æ significa ‘Avatar X Experience’, e “aspect” que significa frente e verso. O nome ao todo significa que você é capaz de viver experiências em um novo mundo através de um avatar de si mesmo.


No pré debut do grupo a integrante Ningning fez uma breve aparição no “Rookies Princess'':Quem é o melhor? (segmento do programa “My SMT” de 2016), e fez parte da trilha sonora do programa infantil “Shining Star” de 2017.


Já Karina apareceu no mv de “Want” do cantor Taemin (do grupo Shinee), ela também se apresentou com ele nos show da semana seguinte ao lançamento do mv.



No dia 26 de outubro a SM anunciou que debutaria um novo grupo feminino. O vídeo de estreia do grupo alcançou mais de 21 milhões de visualizações em seu primeiro dia de lançamento, quebrando o recorde de mv mais visto nas primeiras 24 horas por um grupo de kpop em seu debut (antes o recorde era do grupo ITZY com o mv de “Dalla Dalla”).


No dia 17 de janeiro de 2021 o grupo conquistou sua primeira premiação com a música “Black Mamba” em um programa musical, o Inkigayo da SBS.


Segundo, Lee Kihoon (pesquisador de finanças do Hana Financial Group) o grupo Aespa, trouxe o rótulo a SM de empresa mais inovadora da atual era dos “metauniversos”.


Ainda em 2021 a revista People nomeou o grupo Aespa, como um dois dos grupos de kpop “Artistas emergentes deixando sua marca no cenário musical em 2021”.


Em 17 de maio o grupo lançou a música “Next Level” remake da música de mesmo nome do trilha sonora do filme “Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw”.



Em 5 de outubro o grupo fez o lançamento do seu primeiro mini-álbum com seis músicas, incluindo a faixa-título “Savage”. A música “Savage” alcançou o topo das paradas musicais coreanas e estreou em #20 na Billboard 200 dos Estados Unidos.



No dia 8 de janeiro de 2022 o grupo ganhou o prêmio de Artista do Ano no Golden Disc Awards.


O grupo se apresentou no Coachella Valley Music and Arts Festival de 2022, sendo o terceiro grupo feminino de kpop a se apresentar no festival.


O mais recente comeback do grupo foi há 3 dias atrás com o mv de "GIRLS" que já acumula mais de 53 milhões de visualizações.



Informações importantes:


1 - integrantes (não possuem posição fixa, exceto a líder): Karina (líder, dançarina, rapper, visual e vocalista), Giselle (rapper e vocalista), Winter (vocalista e dançarina) e Ningning (vocalista e maknae).


2 - Fandom: MY (Significa melhores amigos/irmãos)


3 - Redes sociais:


89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page