top of page
Foto do escritorRami

A nova onda de COVID-19 e seus efeitos no K-Pop



A variante ômicron veio com tudo. Como ja foi mencionado em outra matéria, muitos idols estavam adquiriando a doença, porém, os casos chegaram a outro patamar com varios idols positivando nessa semana. É ambíguo julgar aquele que resolvem se arriscar e botar a cara na rua, afinal são quase dois anos de quarentena, as pessoas precisam trabalhar, e como todo ser humano devem socializar também. Isso claramente não tira a importância da vacinação com todas as doses e os isolamentos dos infectados.


A viagem para a Coreia do Sul é permitida para aqueles com uma autorização de entrada válida ou visto. É necessário cumprir os requisitos para garantir que a entrada seja permitida, requisitos esse que são quarentena por 10 dias na chegada em uma instalação de quarentena administrada pelo governo, às custas do viajante. Cidadãos nacionais e residentes de longa duração podem completar o período de quarentena em sua residência particular, a para sua liberação deve-se ter um teste COVID-19 negativo, feito nas 48 horas anteriores e deve ser fornecido no momento da partida. Este documento deve ser impresso e escrito em coreano ou inglês. Os testes aceitos incluem NAATs, PCR, LAMP, TMA, SDA e NEAR, e um teste de PCR que será administrado na chegada a uma instalação temporária. Ou seja, a Coreia está sendo bem estrita com o fato de estrangeiros chegando no seu país.


Porém, talvez a preocupação maior talvez naõ sejam os estrangeiros e sim o povo natural de lá já que nas últimas semana todos se surpreendera com o número de idols positivando para a doença. Medidas foram tomadas pelo governo para diminuir a taxa de infecção como reuniões públicas serem limitadas a no máximo a 4 pessoas, desde que estejam completamente vacinadas, estabelecimentos como restaurantes, bares e cafés terão que fechar as portas as 21h e cinemas e casas de show as 22h.


Falando sobre as regras explícitas impostas pelo governo, uma dupla de membros de kpop foram pegos infringindo essas regras. Em 27 de janeiro, a polícia recebeu um relatório de um estabelecimento de bebidas operando à 1h da manhã em 18 de janeiro, onde Hwiyoung e Chani (SF9) estavam presentes, a agência divulgou uma carta com pedidos de desculpas. Não é a primeira vez que idols são pegos infringindo as barreiras impostas pelo governo para a contenção do corona vírus, o mais famosos dos casos foi relacionada o 97 line composta por Bambam e Yugyeom (GOT7), Jaehyun (NCT), The8, Mingyu e DK (SEVENTEEN) e Cha Eun Woo (ASTRO), incidente ocorrido em 2020 onde foram vistos frequentando Itaweon durante uma época onde a Coréia do Sul estava passando pela primeira grande onda de Covid-19 com o aumento de medidas restritivas.



Atualmente uma série de idols estão positivando contra a COVID-19, mas isso não necessariamente significa que eles estejam infringindo as leis de distanciamento. Lembrando que a variante Ômicron é altamente contagiosa e idols em seu meio de trabalho tem contato com diversas pessoas como os staffs, o teste rápido não tem 100% de eficiência e erros infelizmente acontecem. O maior número de infectados pode não ser um reflexo de irresponsabilidade e sim da alta transmissibilidade dessa cepa. Porém idols que são figuras públicas devem respeitar e assim incentivar seus fãs a respeitarem as regras de distanciamento para que todos possamamos estar reunidos novamente em grandes shows.



Fonte: 1

108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page