O mundo do K-pop é um verdadeiro caleidoscópio de cores, sons e conceitos, onde os grupos musicais estão constantemente evoluindo e reinventando a si mesmos. Sejam eles motivados, pelas suas empresas, ou porque desejam passar uma mensagem mais contundente para seu público, ou até mesmo com o objetivo de demonstrar um conceito mais maduro. E essa é uma das características mais fascinantes desse gênero, a sua habilidade dos em se reinventar a todo o momento.
Desde os primeiros anos de surgimento do K-pop até os dias atuais, inúmeras estrelas emergiram e deixaram sua marca, passando por metamorfoses musicais e visuais surpreendentes. Os grupos de K-pop não apenas se destacam por suas coreografias precisas e vocais cativantes, mas também por sua capacidade de romper barreiras e experimentar diferentes estilos musicais, transformando-se em verdadeiros camaleões conceituais.
Ao longo dos anos, vimos grupos icônicos do K-pop, como por exemplo Girls' Generation, BTS, SHINee dentre muitos outros que navegarem por diferentes conceitos, deixando para trás suas imagens iniciais e abraçando novas identidades musicais.
De inícios fofos e juvenis a abordagens mais maduras e arrojadas, essas estrelas multifacetadas têm a habilidade de se reinventar, redefinindo o que significa ser um grupo de K-pop. Seja através da exploração de gêneros musicais diversos, da incorporação de estilos visuais únicos ou da experimentação com narrativas conceituais inovadoras, os grupos de K-pop continuam a desafiar as expectativas e a criar um legado duradouro na indústria musical. Nesta jornada de transformação e autodescoberta, eles encantam seus fãs com cada novo capítulo de suas histórias, mantendo-os assim ansiosos e na expectativa sobre qual será o próximo conceito que virá.
O Kpop já vive a sua quinta geração e ao longo de toda essa linha do tempo, muitos grupos resolveram mudar seus conceitos e estilos, com diversos objetivos e propostas, contudo a principal delas, sem duvida é impactar e passar uma mensagem positiva para seus fãs.
Nesta matéria, você conhecerá uma pequena lista com cinco grupos, que mudaram completamente os seus conceitos. Alguns de maneira tão drástica, que praticamente se tornam irreconhecíveis, quando se comparam o seu período de debut com os dias atuais. Segue o fio e vem se surpreender com essas mudanças tão impactantes nos estilos musicais desses grupos.
BTS
O grupo começou sua carreira, com um estilo voltado mais para o hip-hop, desde as roupas e as linhas vocais mais voltadas para o rap. O grupo tinha um visual mais marcante, conhecidos como garotos a prova de balas, essa era a marca inicial deles, contudo ao longo dos anos foi possível notar as mudanças acontecendo de maneira muito marcante. A começar pela logo e pela significação do nome que mudou. Antes a logo do grupo era um colete a prova de balas, justamente com o objetivo de comunicar a mensagem que os meninos desejam passar, contudo após a mudança, a logo do grupo agora simboliza duas janelas verticais abertas, o nome do grupo também passou por mudanças. BTS não se significa Bulletproof Boys (Garotos A Prova De Balas), mas sim Beyond The Scene ou ainda Bangtan Boys, o objetivo da criação do primeiro nome Beyond The Scene, foi trazer o grupo para um contexto internacional, não o restringindo apenas ao cenário sul coreano. O estilo musical do grupo também acompanha essas mudanças. É possível ver uma variedade muito grande de estilos, como por exemplo, Blood Sweat and Tears, Fake Love, ON, Black Swan, são alguns dos exemplos que reforçam a mudança no estilo musical. A maquiagem e roupas também acompanharam nesse processo de mudança.
MONSTA X
O grupo que foi formado através do programa de sobrevivência NO.Mercy, sofreu diversas mudanças ao desses oito anos de existência. O estilo do grupo também era voltado mais para o hip-hop a própria musica de debut deles Trespass evidencia isso, as roupas e a coreografia traziam essa imagem para grupo, mas com o passar do tempo, o grupo também resolveu investir em sua carreira internacional e passou a ter agenciamento gringo nesse processo, refletindo assim nas mudanças do grupo. A começar pelo estilo musical, hoje o grupo possui em seu repertorio musical uma variedade gigantesca de estilos. A começar com o pop como a exemplo da música Fantasia, onde nesse Mv é possível vislumbrar as mudanças de conceito, que envolvem estilo musical, nas roupas, na coreografia e até mesmo nas linhas do grupo. Outro exemplo que mostra essa mudança é o Mv Love Killa que explora além do pop, elementos do rock e do R&B. O grupou está mais ativos nas produções e composições das faixas com Joohoney na linha de frente desse trabalho criativo, um bom exemplo é a B-side Heaven do álbum One Of Kind que possui elementos da bossa nova brasileira, em entrevista o integrante do Monsta X afirmou a sua admiração pela música brasileira e por isso incorporou elementos dela nessa composição. Além do mais o grupo possui dois álbuns em inglês: All About Luv (2020) e The Dreaming (2021) que deu titulo ao um filme documentário do grupo que foi exibido nas telonas. Isso demonstra o desejo de expansão em diferentes linhas artísticas do grupo, seja na música ou no cinema.
TXT
O quinteto da Hybe, vem mostrando uma enorme variedade em seus estilos de Mvs e produções de álbuns ao longo de sua breve carreira musical. Formado em 2019, tendo assim apenas uma media de quatro anos no cenário da musica sul coreana, os meninos mudaram drasticamente de estilo, passando de um estilo mais juvenil e fofo com sua música de estreia Cat & Dog, para um conceito pop rock de Boyband estadunidense com Lo$er e se reinventando novamente com Sugar Rush Ride, com um estilo mais sensual, desde as expressões, até mesmo as roupas explorando esse conceito do sexy. A musica também sofre alterações oscilando de velocidades, em alguns momentos rápida e em outros mais lenta, dando assim essa cadencia que o estilo do Mv iria propor. O grupo também investiu em sua carreira musical com músicas e shows fora da Coreia, o que refletiu em suas produções. Duas produções musicais que também evidenciam essa mudança são os mvs das B-sides Magic e Devil By The Window que traz um vídeo performance, diferente de tudo que eles já produziram. Da mesma forma o estilo visual também seguiu com essas mudanças.
SEVENTEEN
O grupo que foi formado pela Pledis Entertainment, também traz consigo marcas de mudanças significativas. Basta observar a linha cronológica de seus Mvs, para perceber as mudanças que vem acontecendo ao longo dos seus oito anos de estrada, quando debutaram em 2015 com a musica Adore U o grupo trazia em sua proposta um estilo juvenil e alegre. Incorporando coreografias marcantes e sincronizadas, característica que se tornou marca registrada deles, as suas coreografias. Já em Mansae e Very Very o estilo escolar é incorporado ao grupo. Com o passar dos anos o grupo mudou de estilo, sendo possível vislumbrar o abandono do estilo juvenil, para algo maduro e sexy. Os meninos deixam de usar roupas combinando e passam adotar cada um seu estilo particular. A música também sofre alteração passando de um estilo do pop tradicional, para produções mais variadas, com pop eletrônico de Left and Right, até a mistura de R&B, eletrônico, dance e um pitada de country na musica HOT. A faixa Fear também faz parte dessa lista que evidencia a mudança do grupo com a presença de instrumentais e alterações nas linhas, a faixa explora todas as novas vertentes do grupo. Os lançamentos mais recentes do grupo F*ck My Life e 손오공 demonstram mudanças não só nos estilos rítmicos, mas também nas produções dos Mvs, que passaram a ser ainda mais complexos e cheios de referências, o ultimo citado traz referencias a cultura coreana. Fazendo com que o grupo tomasse proporções dentro e fora da Coreia Do Sul. Um verdadeiro renascimento musical para o grupo.
Girls Generation: Um dos grupos mais aclamados na história do Kpop, desde de sua estreia no de 2007 segue lançando tendencia e se renova a cada momento que estar em atividade. Elas que debutaram com um conceito fofo e juvenil com o Mv Into The New World, seguiram nesse conceito com varias outras musicas como Gee, Oh e Baby. Um dos marcadores da transição desse estilo mais jovem e fofo para algo mais empoderado, foi com os Mvs de The Boys, I Got A Boy e Run Devil Run em que o grupo mostrou uma diversidade dentro do próprio conceito de girls power, explorando assim mvs com propostas completamente diferentes. Outra era marcante de mudanças de conceitos do grupo, foi com o lançamento do mini álbum Lion Heart em 2015, que trouxe os mvs: Lion Heart, You Think e Party, que novamente exploravam conceitos agora dentro do sexy e do girl power. Sendo o primeiro um estilo mais romântico, o segundo mais empoderado e terceiro mais alegra com aquele estilo alegre de verão ao qual os coreanos adoram celebrar. E por fim o terceiro marcador de mudanças do grupo, foi com o lançamento do álbum Holiday Night, em que as meninas exploram um estilo voltado para o disco e retro com o mv All Night. Com certeza o grupo é um daqueles que construiu conceitos ao longo desses 16 anos, se tornando inclusive referencia para esses novos artistas que surgem na indústria musical.
Conteúdo exclusivo
Não retirar sem os devidos créditos!
Muito obrigada ☺️
Uma matéria de excelente qualidade, mostrando todos os pontos com detalhes incríveis!! 👏🏻👏🏻👏🏻❤️❤️❤️
Mais uma matéria excelente com um conteúdo com bastante informações sobre cada grupo da matéria ,cada vez que leio essas matérias aprendo cada vez mais sobre o Kpop mais uma Parabéns para a editora pelas excelentes matérias