top of page
  • Foto do escritorRami

A influência do público e mídia nos relacionamentos dos famosos



Nas últimas semana, as relações amorosas entre celebridades da mídia coreana foi o causador de um grande alvoroço. Sempre soubemos das dificuldades de uma celebridade, enfatizando a parte da nacionalidade coreana, em assumir um namoro por esse estranho controle que os fãs tem, não só sobre as pessoas envolvidas, mas sim também, sobre suas carreiras. Assumir um namoro, para um mero ser humano já possui s, quem nunca teve um frio na barriga em apresentar o parceiro aos pais? Porém, nos casos dessas celebridades a pessoa tem sua vida exposta, julgada, comentada quando talvez nem o próprio indivíduo envolvido sequer tem seus sentimentos estabelecidos pela outra pessoa. Rumores, fotos, e muitas vezes delírios se um suposto relacionamento são capazes de estragar carreiras, e esse poder está nas mãos de quem se menos espera, seus próprios fãs.


A problemática do relacionamento dos idols e outras celebridades

Nesse tópico eu poderia usar milhares de exemplos de idols que assumiram namoros, sofreram especulações que interferiram em suas carreiras. Mas, o exemplo de hoje será o mais recente, o namoro de Karina (aespa) e o ator Lee Jae Wook. Como na maioria das vezes a informação que os dois estariam se relacionando veio do maior portal de fofocas da Coreia conhecido por revelar casais, baseados em fotos de supostos encontros. De acordo com reportagem exclusiva da Dispatch, Karina e Lee Jae Wook estavam em um relacionamento. Os dois puderam passar um tempo juntos no desfile da Prada no dia 14 de janeiro, onde teria começado o relacionamento.



O poder da mídia

Desde da revelação pela mídia, ouve o início do caos generalizado. Karina e Lee Jae Wook tiveram seus relacionamentos confirmados pelas suas empresas, o que me faz pensar se os maiores envolvidos tem algum tipo de influência na escolha da decisão de os declararem como namorados, pois poderiam ser duas pessoas bonitas e talentosas que estivessem se conhecendo melhor gradualmente. A Coreia do Sul, possui uma cultura onde os fãs idolatram as suas estrelas promovidas como celebridades acessíveis e solteiras e as gravadoras têm motivos suficientes para se preocuparem com "polêmicas" como essa, se importando com a possível perda de contratos, fãs e sua oportunidade de comercializar seu idol como imaculado.


O fanatismo dos fãs

Como o esperado de qualquer anúncio de namoro de idols, os fãs se demonstraram descontentes com situação, fazendo a jovem artista levar uma onda de hate que a fez escrever uma carta de pedido de desculpas por simplesmente viver. Essa carta furou a bolha do K-pop e muitas mídias pelo mundo mostraram indignação e estranheza, já que muitos lugares ao redor do mundo, o anúncio de que uma jovem estrela pop e um ator se tornaram um casal seria pouco mais do que uma rápida manchete de tabloide.


O ator Lee Jae-wook, chegou alertar que tomaria medidas legais contra rumores infundados que circulavam online sobre seu relacionamento, mas o que já se era esperado aconteceu. O casal, que já havia enfrentado polêmica devido à repercussão do pedido de desculpas , se separou cinco semanas após reconhecer publicamente seu relacionamento. Rumores revelam que separação foi supostamente devido ao estresse mental causado por comentários negativos.


O machismo coreano sobre os relacionamentos

Outro relacionamento que tomou conta das manchetes e teve grande influência do publico observante foi a polêmica entre o suposto triângulo amoroso entre os atores Han So Hee X Ryu Junyeol X Lee Hyeri. Em um breve resumo Ryu Junyeol e Lee Hyeri namoraram por 8 anos durante as gravações do famoso drama "Reply 1988", o termino do casal foi anunciado em no fim do ano passado. Até então, tudo bem, casais terminam, porém, as celebridades se utilizaram de suas redes, dando abertura para mídia e comentários sobre toda essa situação.


Tudo se iniciou com os rumores apontaram que Ryu Jun Yeol teria engatado um novo relacionamento Han So Hee, após que ambos foram flagrados juntos em um hotel no Havaí. As empresas de ambos negaram os rumores e falaram que eles não passavam de bons amigos. Entretanto, uma postagem de Lee Hyeri com uma foto no Havaí continha a mensagem "Que interessante"em sua conta no instagram foi logo relacionada pelo público com a revelação do relacionamento de Han e Ryu revelado pela mídia (mais uma vez) no dia 16 de março, isso levantou especulações de que So Hee havia interrompido o longo e amado pelo público, relacionamento anterior entre Ryu e Lee. Logo após esse acontecimento, Han So Hee sentiu que a indireta era pra ela, e logo postou um stories de um cachorro que seguia com uma mensagem dizendo “Explique a situação agora”. Nesse tempo Han So Hee escreveu muitas cartas e depoimentos facilmente vistos pelo público onde ela deixava claro o seu poder de estar conhecendo alguém casualmente e não ser responsável pelo passado amoroso do seu parceiro, mostrando que celebridades também tem vidas amorosas, sendo boas ou ruins.


“Eu não gosto de pessoas que têm um parceiro, nem lhes dou espaço, interesse, ou estabeleço uma relação sob a aparência de amizade, e não me intrometo nos relacionamentos alheios. Eu gosto de programas de encontros casuais, mas eles não fazem parte da minha vida. Também é divertido para mim.”

A situação piorou quanto os detetives da internet, criaram uma linha de tempo da situação e pegaram uma aparição da Han So Hee em uma exibição de arte de Ryu Jun Yeol 2 dias depois do término dele com a Hyeri, a taxando como a traidora e pivô da separação do casal. O machismo na sociedade coreana entra nessa história quando as duas mulheres envolvidas na situação foram as mais julgadas e rechaçadas pelo público, principalmente Han So Hee que chegou a perder inúmeras parcerias e contratos devido a imagem "inapropriada" que a jovem atriz estava passando. Enquanto isso, o homem da relação, Ryu Jun Yeol não fez absolutamente nenhuma declaração referente ao assunto e as mulheres que fizeram parte da vida dele, continuando a fazer aparições em eventos sem ter ser atingido pelo hate que foi direcionada quase somente as mulheres. Após todo cansaço com a repercussão, So Hee postou em suas redes logo em seguida apagou sua opinião sobre os últimos acontecimentos. “Sinto-me desapontada por alguém diretamente envolvido neste assunto permanecer em silêncio”, acrescentou.

“Estou cansada de todas as especulações, segui minha felicidade na vida e cheguei até aqui. Depois de conhecer todo tipo de pessoa, percebi que era uma perda de tempo ser enganado pelo exterior de alguém. Tenho trinta anos e não sou mais jovem. Conheci essa pessoa quando procurava um rumo na vida. "

O fim dessa história foi o que se já era esperado. Após duas semanas de turbulência, Han So Hee e Ryu Jun Yeol finalmente decidiram terminar o relacionamento e, de acordo com um comunicado das agências do ex- casal, eles querem se concentrar em suas aspirações de atuação.


O fato é que nos dramas coreanos pintam um mundo perfeito de flores de cerejeira, beijos tímidos, bandeiras verdes ambulantes e um encontro ramyeon com um lindo oppa. Esse é o sonho idílico que o movimento Hallyu nos vende, um mundo para o qual somos facilmente sugados. Mas para as celebridades envolvidas no ramo não é muito bem o que acontece. No momento em que sua imagem cuidadosamente elaborada entra em conflito com a realidade confusa do namoro, o terror começa, com a junção da ação da mídia que vende uma informação sem autorização e por dinheiro, com o público que compra essa bagunça. O namoro se torna um escândalo, as desculpas aos fãs são um movimento obrigatório de relações públicas e as carreiras podem ser prejudicadas pela negatividade implacável dos “caminhões do ódio” que os seguem.


Conteúdo exclusivo

Não retirar sem os devidos créditos!


Fontes:1|2|3|4|5|6











103 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page