top of page
  • Foto do escritorRami

A Androginia representada no K-Pop



Androginia pode ser representada por pessoas que possuem simultaneamente características do gênero masculino e feminino. Sua aparência apresenta ambiguidade apresentando traços femininos e masculinos ligados ao estilo. Aspectos como a moda, a maquiagem e até a comportamento são influenciados, sendo sendo então esse estilo um modo de se expressar e ao contrário do que muitos podem pensar, não tem ligação com genética ou orientação sexual.

No kpop, muitas pessoas enxergam o uso do estilo como apenas uma jogada de marketing em uma indústria excessivamente competitiva. Com o passar do tempo, algumas empresas de entretenimento encontram a necessidade de criar novas imagens para os idols e que chamem atenção. Uma boa maneira de quebrar a imagem convencional é brincar com a fronteira de gênero pelo conceito andrógino. A aparência andrógina quebra a barreira de masculino e feminino ao fundir traços masculinos e femininos em um. É, portanto, considerado um estilo não convencional, pois as pessoas esperam determinar o sexo de uma pessoa pelo que se veste. Eles também podem expandir sua base de fãs e atrair fãs do mesmo sexo usando o conceito sensualizado.


A androginia desses ídolos abre espaço para muitas conversas sobre gênero e suposições sobre a sexualidade o que ocorre muito no mundo do kpop, afinal, quem nunca ouviu de um não consumidor de kpop que idols homens tem aparência feminina? Na maioria das vezes, a sexualidade também é presumida se um ídolo tiver uma determinada aparência. Um dos ídolos que mais discutiu sobre o assunto foi Amber Liu, membro do grupo feminino f(x) que se destacava pelo figurino, enquanto todas as outras membros geralmente usam saia, salto e vestido em apresentações, Amber usava bermudas e tênis, a mesma destacou em uma entrevista:

"Eu entendo que as pessoas vão questionar. Como qualquer coisa nova, se for esquisita ou legal, vai chamar a atenção das pessoas. Mas aos poucos essa coisa nova, se pegar, se torna uma tendência em si. Estou vendo muito mais tomboys na Coreia nas ruas e eu ouço menos, 'Por que você não se veste como uma menina?' Agora, muitas pessoas estão aceitando os estilos e características diferentes das mulheres."

Outro idol que representa o uso do estilo é o Ren, membro do Nu'est , conhecido por sua aparência andrógina, desde usar maquiagem até vestir-se de drag para anúncios e shows ao vivo. Ren é um dos ídols que chocaram ao mostrar sua beleza com cabelos longos durante sua carreira, e seus cabelos sedutores chegaram até a China, onde, estrelou anúncios de um shopping online, e nas fotos usava saias e vestidos, ele chegou a postar uma das fotos no Twitter com a legenda:

“Eu sou um menino ou uma menina? Eu sou um homem. A moda deixa uma pessoa e sua impressão."

Taemin (SHINee), em particular, se destacou por sua estética andrógina. Desde o início de sua carreira, seu cabelo comprido já chamava atenção. Reconhecido pelo modo como que mescla a sensualidade masculina e feminina em suas performances, sendo um dos seus sucessos "MOVE" a prova mais clara dessa perfeita mistura. Em uma entrevista Taemin falou sobre a coreografia do hit:

Não sou muito masculino ou excessivamente musculoso e eu queria tirar vantagem disso. Achei que poderia mostrar as linhas suaves, como os movimentos de dança de uma bailarina, adicionando sutileza à minha coreografia. Eu queria quebrar a ideia do que os artistas masculinos deveriam mostrar, o que os grupos femininos deveriam mostrar. Eu realmente queria quebrar esses rótulos, mostrando que a dança é uma forma de arte”


Recentemente Hanse, membro do VICTON que já era conhecido pelo estilo diferente, fez seu debut solo com “Take Over”, no MV a confiança de Do Hanse em si mesmo e em seu talento são os destaques junto com o incrível visual servido pelo idol com longos cabelos loiros, o vídeo ainda conta com a ilustre presença de quatro artistas drag mais famosos da Coreia do Sul, Nana Youngrong Kim, Vita Mikju, Bambi e Serena.



Apesar de inicialmente o uso do estilo andrógino no kpop talvez não seja tão nobre, não podemos ignorar o impacto do uso do estilo na comunidade. Levantando questões importantes que mereciam mais atenção, como a fluidez de gênero, pessoas não binárias e a desconstrução da ideia de gênero e sexualidade são intrinsecamente ligados. Além disso, esse modo de viver propaga a importância da construção e a valorização de um estilo próprio, e não de vestir, dançar e se maquiar do modo que foi decidido pela sociedade, desse modo, os idols abertamente adeptos ao estilo acabam servindo de inspiração para o surgimento desse tipo de sentimentos em seus fãs.



Fontes: 1 | 2 | 3

3.581 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page