top of page
  • Foto do escritorJéssica Caroline

"À distância, a primavera é verde" um k-drama sobre a complexidade da juventude

Atualizado: 1 de ago. de 2023


Este pode parecer apenas mais um drama sobre juventude, mas é muito mais do que isso. A história é construída com personagens complexos, forjados a partir de passados complicados, cheios de bagagem emocional, cujas vidas se cruzam para transformar e serem transformados.


Cada um dos seus personagens tem a sua própria história, seus traumas e feridas e por mais que se esforcem para esconder, deixam transparecer para aqueles que estão próximos. E são esses momentos que criam fortes laços de amizade entre os personagens.


"À distância, a primavera é verde" segue um grupo de jovens na casa dos vinte anos, todos estudantes da mesma universidade. Cada um desses jovens tem suas próprias histórias que vamos conhecendo pouco a pouco, ao mesmo tempo, eles precisam lidar cada um com a sua realidade, que nem sempre é tão simples e fácil quanto parece.


Yeo Joon é o primeiro desses jovens. O personagem é belamente interpretado por Park Jihoon (o amor da vida dessa pessoa que vos escreve, membro do extinto Wanna One e que recentemente ganhou um prêmio por Weak Hero Class 1). Yeo Joon é um jovem extremamente popular. Rico, bonito e com uma aparência brilhante, onde ele chega, a luz irradia (seu cabelo loiro apenas reforça esse fato). Mas quando está sozinho, Yeo Joon é bem diferente: ele vive sozinho, completamente excluído da família. Sua infância e adolescência estão cheias de traumas e seu coração tem feridas ainda abertas e causadas pelos seus pais.

Por conta dessa dura realidade, Yeo Joon tem uma necessidade extrema de ser aceito, amado e receber atenção, por isso, ele permite que as pessoas se aproximem dele, mesmo sabendo que é apenas por interesse (eu sempre ficava com pena dele, quando ele se oferecia para pagar as contas dos colegas, em troca de companhia).


O segundo personagem que merece destaque é Kim Sobin (Kang Minah, que recentemente esteve em Gaus Electronics). Sobin é esforçada, sincera e justa. Ela é uma pessoa tranquila e está no 3º ano do curso da faculdade. No início da história, Sobin e outro estudante da mesma universidade, o Hong Chanki (Choi Jungwoo, que atualmente está em Numbers) são melhores amigos e ela guarda uma paixão secreta por ele.

Mas Sobin logo se torna alvo do interesse de Yeo Joon e os dois começam a desenvolver sentimentos um pelo outro. Eles são um casal bem fofo. Apesar dos problemas pessoais que cada um enfrenta, o casal logo desenvolve um relacionamento tranquilo e até engraçado.


O terceiro personagem dessa história, mas não menos importante é Nam Soohyun (interpretado maravilhosamente bem por Bae Inhyuk que esteve em Under The Queen's Umbrella e Cheer Up). Soohyun vem de uma família extremamente humilde. Seu pai morreu quando ele ainda era criança, mas como irmão mais velho, desde cedo ele se sentiu no dever de assumir a responsabilidade da família e cuidar do irmão caçula e da mãe.

Soohyun trabalha em todo tipo de trabalho de meio período que se pode imaginar. Ele não tem descanso, a ponto de passar mal em um dos trabalhos e parar no hospital. Inicialmente a relação dele com o Yeo Joon é bem complicada, e ele parece odiar o colega de classe mais jovem, mas aos poucos isso vai mudando.


Yeo Joon tem a vida perfeita aos olhos de Soohyun, o que faz com que este tenha sentimentos conflitantes em relação ao primeiro. E como se não fosse suficiente, Yeo Joon vive correndo atrás de Soohyun, como um cachorrinho, implorando por migalhas de atenção.

Apesar de saber que poderia continuar vivendo da forma como vivia e empurrando seus problemas para a posteridade, Yeo Joon faz questão de procurar pessoas para formar laços verdadeiros de amizades. E é sua perseverança que une esse trio improvável, que além dele é composto pela Sobin e pelo Soohyun. Cada um deles tem coisas que quer esconder do mundo, mas por circunstâncias que não podem controlar, acabam mostrando suas fraquezas e seus momentos de fragilidade um para o outro e é assim que eles percebem que podem confiar no outro como um amigo verdadeiro.


Outros personagens que merecem destaque são Wang Youngran (Kwon Eunbin), a melhor amiga de Soohyun e que estuda educação física na mesma faculdade. Youngran aparenta ser durona, mas tem um coração doce e seu maior sonho é ter dinheiro para comprar uma casa para ela e Soohyun (uma fofa).

Youngran é colega de quarto de Sobin e de Gong Minjoo (Woo Davi). Minjoo é a princesinha do grupo, com suas roupas fofas e seu cabelo cor-de-rosa. Inicialmente ela parece uma patricinha metida e insensível, mas é uma personagem fofa, que esconde seus verdadeiros sentimentos e lida com os outros com frieza para disfarçar as emoções.

Por conta disso, Minjoo nunca consegue se conectar com alguém até se apaixonar a primeira vista por Soohyun, nosso estudante trabalhador. Mas óbvio que para alcançar o coração de Soohyun, Minjoo tem muitos obstáculos para alcançar, começando pelo próprio Soohyun: sem um tostão furado e cheio de trabalhos de meio período, Soohyun acredita que não tem nada a oferecer em um relacionamento, ainda mais se esse relacionamento for com Minjoo, uma garota rica.


Soohyun, porém, arrasa mais corações do que pode imagina, afinal, além de Minjoo, Youngran, sua melhor amiga, também é apaixonada por ele. Mas se engana quem pensa que as colegas de quarto (Minjoo e Youngran) vão criar algum tipo de rivalidade. Muito pelo contrário, elas se apoiam e quando confessam uma para outra que gostam do mesmo garoto, uma encoraja a outra para se confessar e quando são rejeitadas, elas se apoiam (nota 10 no quesito sororidade).


O último personagem que merece destaque é Yeo Joonwan (Na Inwoo, que esteve recentemente em Jinxed at First). Joonwan é o irmão mais velho de Yeo Joon e é professor na faculdade do irmão. Joonwan e Yeo Joon se odeiam, se comunicam apenas o necessário e quando são obrigados. Como o resto da família, Joonwan despreza o irmão caçula e o culpa por existir.

Mas não devemos julgar esse personagem tão severamente logo de cara. Apesar de passar boa parte da história com uma expressão taciturna como um ceifador pronto para levar a alma de alguém, Joonwan é um personagem triste e tão traumatizado quanto Yeo Joon, e sua atitude não passa de uma forma de manter o irmão longe da família, e especialmente do pai, um homem mal e agressivo.


"At a Distance, Spring is Green" é sobre a vida, muitas vezes dura e pouco sensível de jovens, às vezes retratados como personagens despreocupados, outras vezes como problemáticos. Mas aqui são o foco principal mostrando como as circunstâncias em que vivem ajudam a formar seu caráter e seus pensamentos para o futuro, e ao mesmo tempo estão cheios de esperança em busca de momentos de alegrias e relacionamentos sinceros.


595 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page